-->

sábado, 17 de maio de 2008

Gigabyte GA-8VM800M - Informações diversas

Testes com a placa montada no Brasil, para socket 478.

  • A versão do BIOS informada pela placa é "F5 DB", mas a versão mais recente disponível no site da Gigabyte internacional é a F2. Só existe versão F5 disponível para o modelo 8VM800M-RZ;
  • O chip do BIOS é um PLCC32 AMIC A29040BL soldado na placa;
  • Inicialmente, não parece existir opção para definir o tamanho da memória de vídeo compartilhada, que é sempre 64MB. Mas por acaso eu esbarrei nesta página do ForumPCs onde um usuário revela que basta teclar CTRL + SHIFT + F1 dentro do menu do Setup para aparecerem diversas outras opções, entre elas o tamanho da "shared memory". E funciona mesmo;
  • Dá boot por pendrive como se fosse um HDD (aparece como drive C:);
  • A placa é muito fresca com cabos IDE. Nem todo cabo serve, mesmo os básicos de 40 vias. Gavetas, então, não funcionam mesmo. Mas pode ser um defeito desta placa que testei.
Tentei usar o AWDFlash para fazer o backup e disponilbilizar a versão F5 DB aqui. Eu só usei a opção de backup do AWDFlash, que resultou em um arquivo de apenas 128KB (deveria ser de 512KB). E por algum motivo, a operação corrompeu o BIOS da GA-8VM800M.

Agora a placa só faz um ruído semelhante ao de falta de placa de vídeo (quando a placa de diagnóstico TECHAid está exibindo "OD"), seguido por dois tons graves (quando a TECHAid está exibindo "FF"). E não dá nem imagem. :(

Vai dar trabalho mas eu vou poder recuperar. E infelizmente só poderei instalar a versão F2 do BIOS.

Alguém sabe onde encontrar a versão F5 DB em arquivo?

Alguém de Recife tem uma placa dessas com defeito para me emprestar para que eu possa extrair o BIOS?

[14/07/08] Não é mais necessário. O leitor Jean disponibilizou O BIOS F5DB nos comentários, resolvendo meu problema. Esta estória continua aqui.

[25/03/09] Como o link de Jean não funciona mais, o BIOS agora está aqui.


13 comentários:

  1. Olá Jefferson, eu já tive uma 8VM533-RZ, onde o RZ na terminologia "gigabyteana" significa que ela "economizou" em algum lugar. No meu caso, a giga pôs um chipset antigo pra ela, o P4M266, ou algo assim.

    O fato da sua "800M" ter informada a versão F5 DB da "RZ", talvez indique o óbvio, alguém atualizou o bios de uma com o bios da outra, ou, alguma atualização "personalizada" como a Positivo, por exemplo, costuma fazer.

    No comparativo do site Taiwanês da Gigabyte, que não costuma se enganar até onde eu tenha visto, diz que elas tem diferenças no controlador de rede e no codec de áudio, sendo os da "800M" ambos da realtek (8201 e ALC653) e os da "800M-RZ", da Via e Realtek (6103L Phy e CMedia 9761), respectivamente. Além do mais, a diferença de idade entre elas é importante e o bios F2, é o mais novo, daí eu não entendo porque você haveria de querer fazer este transplante de bios. Por sinal, com essas diferenças, pode?

    Ah, ia me esquecendo, se é que você já não sabe, o site da Gigabyte que costuma estar bem atualizado não é o brasileiro, é o de Taiwan, www . gigabyte . com . tw

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Talvez eu não tenha entendido sua pergunta. Eu quero o BIOS F5 DB porque é o BIOS que veio na minha placa. E estou *supondo* que "F5" seja sempre mais recente que "F2" para a Gigabyte. E esta placa estava com o BIOS de fábrica.

    Se o BIOS F2 funcionar, para mim vai estar ótimo.

    E eu nem sabia que existia um site brasileiro da gigabyte. Eu sempre vou ao site da matriz, desde que pelo menos seja em inglês (chinês e japonês não dá).

    ResponderExcluir
  3. A 8VM800-RZ tem um bios com número de versão maior (tá na F6 por sinal) simplesmente porque é mais velha que a GA-8VM800M, e desta forma foi mais atualizada. A versão F5 do bios da RZ foi lançada em 07/2004, e a última (F6) em 08/2005. Já o primeiro bios da GA-8VM800M foi lançado em 10/2005, e atualizado em no final de 01/2006 (F2). O que eu fiquei curioso pra saber é: tendo estas placas diferenças entre seus controladores de áudio e lan, poderia dar certo um transplante de bios de uma pra outra? Você já fez isso?

    ResponderExcluir
  4. Anõnimo,

    Eu continuo não entendendo sua pergunta. Eu não vou fazer "transplante de uma para outra" (até vou, mas "uma" e "outra" são do mesmo modelo). Eu quero uma GA-8VM800M para copiar seu BIOS F5 DB para a minha GA-8VM800M (que tinha BIOS F5 DB).

    Por que isso daria errado?

    ResponderExcluir
  5. Jefferson,

    Veja se isso pode te ajudar ..

    Download - achei nessa pagina

    Na verdade os arquivos estao no ftp da gigabyte - nomeados como America-Giga-byte !!!

    http://www.gigabyte-drivers.com/gigabyte-drivers/r_1_4.shtml

    tem versoes mais novas .. como a F6 e a F9.

    Interessante, agora reparei que existem 2 sites ... um nomeado como Giga-Byte e outro GigaByte, e as paginas embora (iguais) são diferentes, voce nao vai encontrar algumas placas modelos drivers e bios nas duas ...

    Mas parecem ser da mesma empresa.

    Depois avisa se funcionou

    Ygor
    www.extrememods.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ygor,

    Esse site tem cor, textura e cheiro de GOLPE. Eu vou examinar os arquivos que podem ser baixados de lá, mas eu não recomendaria a ninguém executá-los fora de um ambiente controlado.

    Além disso, acho que você não notou que as versões mais novas (que também existem no site "real") são para a -775. Minha placa é a -478.

    ResponderExcluir
  7. Ola amigos.
    estou aqui pois depois de muito tempo e quebrar minha cabeça eu consegui a solução para o meu pro seu problema e para o meu prblema tambem, bom eu mandei um e-mail para a gigabyte reclamando sobre q minha placa a GA-8VM800M (imagem: http://www.na-ta.com/computer/gigabyte/photo_8vm800m_big.jpg ) que eu possuia vinha com a versão f5DB entaum entrei em contato com a gigabyte explicando sobre meu problema pois eu atualizei para a ultima versao do site q eh a f2 e naum fiz o backup da minha.
    Bom a gigabyte foi muito atenciosa e me explicou q a ver f5db eh a versao q vem de fabricas tercerizadas ou seja versoes oem bom resumindo eles me mandaram a ver f5bd por e-mail e eu estou postando no meu HD Virtual espero ter ajudado abraço a todos

    LINK: http://www.4shared.com/file/50624443/c08d9759/8vm8mdb.html

    ResponderExcluir
  8. Jean,

    Obrigado por compartilhar isso. Eu vou testar assim que meu novo gravador de EPROM chegar. Isso pode levar de 15 a 30 dias, porque vem do exterior.

    ResponderExcluir
  9. jeferson,

    tudo ok entaum
    pois a minha gigabyte 8vm800m eu acabei atualizando para um versao errada com o final rz e acabei matando-a e os "tecnicos" daqui de porto alegre conderam minha placa
    mas emfim boa sorte pra vc ai
    e espero ter ajudado abraço

    ResponderExcluir
  10. Ae brother, tenho a bios q vc cita. Se ainda te interessar, entre em contato. dariojunior@hotmail.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/7/08 17:20

    Jean Michel eu baixei esta versão da bios (db f5), e gostaria de saber se tenho que mudar o nome ou deixo assim mesmo com a extensão .f5?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Demorou, mas hoje eu pude confirmar que o BIOS disponibilizado por Jean é mesmo a versão F5 DB e parece OK. Eu usei um gravador de EEPROM para gravar o chip da minha placa, que já está dando boot de novo.

    ResponderExcluir
  13. Caros amigo to numa sinuca danada comprei uma placa usada GA 8V800M que ta me quebrando a cabeça talvez alguém de vocês tenha passado pelo o meu problema e possa me agudar, o meu processador e um Celeron D 325 SL8HK Socket 478
    O que esta acontecendo e o seguinte coloquei um pente de memória de 512 sendo que quando ligo a maquina ela parte abre a primeira tela preta colocando La que achou memória DVD e HD mais ai ela continua apitando e não segue pra frente , eu não consigo entrar no setup já fiz de tudo que conheço só falta chocar ela fora mais já vi muita gente reclamando dessa placa ok ficarei muito agradecido com a ajuda de vocês obrigado todos fico no aguarde

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.