-->

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Como criar seu próprio CD de boot do XP SP3

Ter o SP3 como um instalador separado é bom quando você quer atualizar um sistema que já está pronto e funcionando. Mas e se você quiser fazer uma nova instalação ou consertar uma instalação bichada do XP que nem dá boot? Instalar o SP2 e depois instalar o SP3 por cima é viável mas contraproducente.

A solução para isso é simples. Você pode integrar o SP3 ao seu CD do XP, criando um novo CD que para todos os efeitos práticos é um CD do Windows XP SP3. Não é que o SP3 vá ser instalado automaticamente após a instalação normal. Nada disso. A integração substitui todos os arquivos e configurações padrão por suas versões atualizadas já na criação do CD.

E isso é feito de forma quase que completamente automática pelo freeware nLite.

Como o nLite serve para muito mais que apenas fazer essa integração (slipstream) você pode acabar se perdendo em opções desnecessárias. Se for o caso, siga este tutorial, que mostra apenas o necessário para fazer a integração.

Eu já fiz o meu CD e já instalei em um PC cobaia aqui sem qualquer problema. Eu usei um CD do SP2, mas a integração deve funcionar com qualquer versão de 32 bits do XP.

A instalação completa levou 21 minutos em um notebook ACER Aspire 4520 (Turion 64 com 1GB de RAM).

Nota 1: É recomendável que você faça o slipstream do XP em uma máquina rodando XP e não em uma máquina Vista. Não deveria ter nada a ver o SO onde se faz a integração com o conteúdo dela, mas estão havendo problemas.

Nota 2: Se você estiver usando uma versão pirata do Windows com serial "blacklisted", vai ter problemas.

3 comentários:

  1. http://www.theregister.co.uk/2008/05/09/windows_xp_sp3_reboots_crashes/

    Já tive alguns amigos tendo problemas com plataforma AMD.

    Vc. já viu isso?


    Pra comecar, tive que reinstalar as impressoras de rede. Sem isso o OpenOffice travava toda hora, o Acrobat nao abria opções de impressão, etc.

    No primeiro reboot depois da instalação o windows congela. Aconteceu duas vezes, sistematicamente, em duas instalações.

    The problem is that HP, apparently along other OEMs, deploy the same image to Intel-based computers that they do to AMD-based computers. Because the image for both Intel and AMD is the same all have the intelppm.sys driver installed and running. That driver provides power management on Intel-based computers. On an AMD-based computer, amdk8.sys provides the same functionality. Microsoft points out in a Knowledge Base article that installing both drivers on the same computer is an unsupported configuration, putting the blame on the OEM that deploys the image. The article in question was written when the same problem occurred after installing Service Pack 2 for Windows XP.

    ResponderExcluir
  2. cientista_político,

    Eu usei o SP3 pela primeira vez anteontem. Não tive nem tempo para ter problemas.

    E só vou usar em testes ou quando solicitado por clientes.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse tutorial executei todos os passos e nao obtive problema nenhum...

    Otimo..recomendo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.