-->

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Coloca endereço IP fixo e não consegue navegar?

Essa é simples mas deixa muita gente arrancando os cabelos. A primeira vez que tive esse problema eu estava tentando fazer o emule pegar HighId por trás de um roteador ADSL e o único jeito na época foi colocar o PC com o emule na DMZ do modem. O problema é que o PC na DMZ precisa ter um IP fixo e ao definir um IP fixo para o PC o emule até pegava HighID, mas nenhum site abria mais no browser. Para navegar era preciso usar outro PC na rede que tivesse o IP atribuído por DHCP.

Nota: se seu servidor DHCP tiver a opção de atribuir um endereço IP fixo a um determinado MAC você pode ter um IP fixo mesmo usando DHCP e não vai passar por esse problema. Mas nos casos onde isso não é possível, como quando você usa um gateway ICS ou o modem Huawei MT800 azul, vai "sentir o drama".

O problema, como descobri algum tempo depois, está na atribuição do servidor DNS.

Primeiro, precisamos ter em mente algumas definições simplificadas:
  • Gateway - É o dispositivo na sua rede que se encarrega de "dar destino" a todas as comunicações de rede destinadas a endereços IP que não são da sua sub-rede. Se por exemplo o seu endereço IP é 10.0.0.1 e você quer se comunicar com 200.249.238.2, o sistema operacional sabe que isso não está na sua rede por isso envia a comunicação para o gateway para que ele "se vire" com ela. Um gateway só sabe lidar com endereços IP e nomes de domínio como "google.com.br" não significam nada para ele;
  • Servidor DNS - É o dispositivo na sua rede (ou fora dela) que se encarrega de converter (o termo correto é "resolver") nomes de domínio em endereços IP;
Quando o seu PC está configurado para pegar o IP por DHCP, é o servidor DHCP que (geralmente) se encarrega de dizer à sua máquina quem é o servidor DNS. Se você não usa DHCP não adianta atribuir manualmente o gateway, porque sua máquina vai continuar sem saber quem são os servidores DNS.

Em geral, basta então colocar como servidor DNS o mesmo IP do seu gateway para resolver o problema. Isso funciona com modems roteadores, gateways ICS (Windows), etc.



O seu gateway vai consultar o(s) servidor(es) DNS indicado(s) pelo seu provedor de acesso.

Depois que você aprende isso, fica óbvio. Assim que você diz ao Windows que vai usar um IP fixo a opção de obter o servidor DNS automaticamente fica desabilitada. Como o Windows permite que você dê o OK sem preencher um endereço, você acha que não é realmente necessário. Em alguns casos não é mesmo, mas na maioria é.

E já que estamos mesmo mexendo com isso. Não custa nada acrescentar um servidor DNS alternativo, para manter você navegando caso o servidor DNS do seu provedor falhe, o que acontece com frequência:



O servidor alternativo indicado acima é gratuito, da OpenDNS.

7 comentários:

  1. eu fiz isso desabilitando o servidor DHCP, para as maquinhas , mas deixando ativado para o roteador (até pq só funciona assim uso o Virtua)
    ai foi colocar os ips fixos nas maquinas com o dns do virtua.
    Sua dica é otima! Tem gente com com anos de comp. e faculdade de informatica q nao sabe fazer isso...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/4/08 18:40

    Tem certas coisas que para mim são tão obvias que nem mais penso nisso, mas pode ser útil para muita gente.

    Com o Speedstream 5200 para ter IP fixo também só colocando o DNS apontando para o Gateway, que no caso do 5200 é o 192.168.254.254 , porque senão não tem jeito de conseguir navegar na Internet. Devem existir outros modens ADSL com a mesma sacanagem ( ou será que é do windows isso ??? ).

    ResponderExcluir
  3. Intruder,

    Eu não creio que isso seja culpa do Windows. Segundo o artigo na en.Wikipedia é mesmo atribuição do servidor DHCP indicar quem são os servidores DNS ao cliente.

    Se você opta por não usar o servidor DHCP do modem, eu entendo que seja natural que você precise deixar explícito que ainda quer usar seus servidores DNS.

    ResponderExcluir
  4. Dependendo do tipo de servidor DHCP utilizado, você pode inclusive informar várias coisas como por exemplo servidores WINS e sufixos de domínio específicos para pesquisa DNS.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Que uma opinião minha? Mande o DNS dos provedores para o inferno e passe a usar os servidores do OpenDNS como primário... garanto que não vai se arrepender, eu ao menos aqui já mandei o DNS da telefonica pastar faz tempo...

    ResponderExcluir
  6. Isaac,

    Colocar DNS automático no modem não funciona em todos os casos. Se funcionasse eu não teria escrito este post.

    ResponderExcluir
  7. [Tem a ver indiretamente com o post, mas vamos lá.]

    Percebi uma coisa chata com meu roteador (um Belkin F5D8236-4 v3000, chamado "N Wireless Router").

    Quando eu configuro um computador p/ usar como DNS o endereço do próprio gateway (o roteador, conforme você explicou), torna-se comum (embora não aconteça 100% das vezes) que as páginas não carreguem apropriadamente. Não sei explicar direito, mas é como se a formatação das páginas não carregasse corretamente, ficando o texto puro, "feio".
    E não é incomum, mesmo quando a página carrega direito, muitas das imagens não aparecerem, tendo que dar um CTRL+F5 ou clicar com o direito em cada uma e escolher "Carregar imagem".

    Aqui, como a página fica: http://www.mediafire.com/imgbnc.php/d5f5bd14e146671f897f9f108137d79acd85d75fd909cb682871ffbfe79506856g.jpg

    Aqui, como deve aparecer: http://www.mediafire.com/imgbnc.php/27817584857472cfa387e8c05f11788b19c6417f1904874fc9fbbef1e4179c6e6g.jpg

    Quando eu configurei o computador p/ usar outro DNS, que não o roteador, o problema se foi.
    Note que o roteador está configurado p/ usar os endereços DNS específicos de minha escolha (os mesmos usados diretamente no computador), não endereços automáticos atribuídos pelo ISP.

    Configurar isso nas máquinas que usam IP fixo, beleza. O problema fica por conta das que usam DHCP (laptops, celulares, gente que vem aqui), já que esse roteador não permite (ou se permite tô muito burro e não consigo achar a opção) selecionar quais servidores DNS ele atribui aos clientes DHCP, ficando sempre seu próprio endereço.

    Por curiosidade, isso seria alguma falha de caching do roteador, ou é equipamento ruim, mesmo (apesar de que as 2 opções não se excluem, né? :-D)?


    Penso em montar um roteador Linux (que, creio eu, vai me permitir atribuir via DHCP os servidores DNS que eu bem quiser, diretamente, ou pelo menos não vai sofrer com esse problema quando ele mesmo for o DNS primário dos clientes)...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.