-->

terça-feira, 15 de abril de 2008

Cabo Video-Componente (HDTV) para Geforce

Como já deve ser do conhecimento da maioria que pensa ou pensou em montar um Media PC (HTPC), muitas placas de vídeo recentes baseadas em chipset Geforce tem suporte a Video Componente e os sinais necessários (Y, Pb e Pr) estão presentes no conector DIN de video, mas só placas desnecessariamente caras costumam vir com o danado do cabo necessário. Meses atrás eu procurei muito no Google por alguém que soubesse o pinout do conector Geforce, sem sucesso.

Aparentemente um cara descobriu e está vendendo cabos artesanais por R$48.

Sabendo que alguém conseguiu fazer em casa, pesquisei de novo no Google e encontrei esta página, com o pinout. Notem que se refere a um conector de 9 pinos, mas os pinos 1 e 2 são entradas. Logo o mesmo esquema deve servir também para conectores de 7 pinos.

Ainda resta um problema: Conseguir o plug mini-din de 7 ou 9 pinos, que nunca vi à venda. Provavelmente o vendedor do ML descobriu algum cabo comercial pronto que tem esse plug e está "matando" para fazer o cabo Geforce.

Das próximas vezes que eu passar em magazines (Hiper, Extra, etc), vou dar uma olhada na seção de cabos e acessórios. Quem sabe eu dou sorte... :)

Editado: Encontrei um cabo com plug de 7 pinos mais simples e mais barato no ML. Mas o propósito dele é outro e talvez os sete sinais não estejam disponíveis na fiação.

12 comentários:

  1. Cara de uma olhada em www.dealextreme.com

    ResponderExcluir
  2. Eu olhei.

    Procurei por "7pin", "9pin", "hdtv" e "component". Não achei nada relacionado.

    Da próxima vez, por favor, deixe o link completo para o item.

    ResponderExcluir
  3. Minha placa de vídeo (GeForce 6600 GT) veio com esse cabo na caixa, infelizmente minha TV só aceita 480i, não 480p, mas ainda é melhor que ligar via cabo composto...

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, comprei recentemente um Laptop Dell, e este cabo veio por apenas R$5,00. Não sei se é disponibilizado para venda à parte, mas acho que vale tentar...Abs!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se é de interesse, mas este site possui TODOS os plugs conhecidos e também o esquema dos mais utilizados para uma determinada aplicação.

    http://pinouts.ru/connector/

    O diagrama para Geforce está aqui:

    http://pinouts.ru/Video/nvidia_vidout_pinout.shtml

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Daniel,

    O link que você forneceu é o mesmo que está no texto.

    ResponderExcluir
  7. Putz...nem tinha me ligado. Já tinha isso a um tempo, desde que pesquisei sobre conectores RGB para MSX...
    Site muito bom por sinal.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Preço do cabo está 39,99 agora. Aquela venda tinha finalizado no dia 07/04.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72498364-_JM

    Muito bom o post. A um tempo atrás tava procurando um cabo desses, não achava em lugar nenhum tive que mandar fazer um, deu um trabalho, mas valeu a pena.

    Bem agora já to usando saída dvi pro HDTV mesmo, mas na época seria uma boa.

    ResponderExcluir
  9. Sempre que preciso fazer um cabo eu procuro aqui:

    http://www.hardwarebook.info/

    []´s
    JJ

    ResponderExcluir
  10. Ola Jeferson.
    Tenho cabo otiginal da 7600GT. Se precisar da pinagem posso tentar ver pra ti. Tem um eletronica aqui em Caxias do Sul-RS que se nao estou enganado tem este conector. Vou verificar.
    Essa semana tentei fazer este cabo http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=214 para minha TV que so tem RCA e nao deu certo.
    O capacitor que comprei foi um que diz 471 nele...Pedi ao vendedor 470pf. Nao sei se é a mesma coisa. Sem o capacitor a maquina boota e joga imagem na TV. Porem da alguns segundos e some o sinal. Com o capacitor o sinal é jogado para a tela MAS fica 'correndo' a imagem e beeem desfocada....mal da pra ver o LOGO da placa mae... Mas da pra ver que o sinal ta sendo passado. Tem alguma ideia do que possa ser ?

    Obrigado e parabens pelo Site.
    Irei verificar se tem o conector pra voce la...Abraço. Marcelo (marcelo.pereiraarrobaditrento.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Belo Horizonte já consegui em lojas de aparelhos eletrônicos um cabo desses por 10 reais.

    ResponderExcluir
  12. Jeffersom

    não sei se você já conseguiu fazer este cabo, mas acabei de descobrir um tesouro aqui em casa: um cabo com o conector DIN, guardado há anos. Como eu tenho uma Gforce 8600GT, vou brincar um pouco e ver se consigo também usar a entrada vídeo-componente de uma TV de tubo de 29" como monitor de HTPC.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.