-->

sábado, 26 de abril de 2008

Avast 4.8 sob suspeita



Eu ainda não tenho amostras suficientes para ter certeza, mas os indícios são fortes. Dois de meus clientes ficaram com os PCs completamente inúteis no final da semana passada e o único elemento em comum entre os problemas era o Avast 4.8.

Os dois clientes vinham usando o Avast 4.7 sem problemas até então. Um deles deixou claro que os problemas dele começaram logo após atualizar o antivirus. O outro não sabia dizer o que o atingiu, mas ao diagnosticar o problema dele todas as mensagens e sintomas levavam ao Avast.

E ambos estão há uma semana sem problemas, desde que desinstalei o Avast.
  • Sintoma no cliente 1 - PC extremamente lerdo ao inicializar o Windows.
  • Sintoma no cliente 2 - PC inicializa rapidamente, mas pára exibindo apenas o desktop (barra de tarefas não aparece) e Gerenciador de Tarefas não é exibido. Eventualmente acusa um erro de RPC relacionado ao Avast.
Notem que eu mesmo fiz a atualização no meu PC para o Avast 4.8 (e instalei para outros clientes) sem qualquer problema que eu tenha notado. Mas na dúvida, vou instalar e recomendar apenas o Avast 4.7 por enquanto. É a primeira vez que um cliente meu tem problemas com esse antivirus, desde que passei a usá-lo, há anos.

12/05/08: Este post continua aqui.

12 comentários:

  1. Estou usando também o Avast 4.8 aqui nos meus dois computadores de casa e até agora não notei nenhum sintoma desse tipo em ambos.

    Eu lido com usuários onde trabalho e eles são "bixo ruim". Se puderem, colocam logo a culpa no AV ou na atualização de Patches, falam que não abriram nada de mais perigoso mas depois se entregam: "ahh...cliquei apenas em um e-mail que recebi noutro dia..."

    Ontem mesmo, atendi uma estação em que o "cara-de-páu" estava com 6 (seis) trojans diferentes na máquina e até entradas no arquivo HOSTS havia, apontando as URLs dos principais bancos para um IP específico. Nem perdi tempo passando o AV, e removi tudo de estranho "na munheca"

    Primeira regra - "nunca confie em usuário"

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Eu também não confio cegamente em usuários, mas nesses dois casos não encontrei nada que eu pudesse identificar como malware nas máquinas e os indícios contra o Avast eram consideráveis. Talvez se trate de um malware novo e inteligente que eu não consigo detectar manualmente (faz muito tempo que não encontro algo assim).

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    Eu também tive exatamente o MESMO problema no meu laptop. Detalhe: no meu desktop, fiz o upgrade para a versão 4.8 do Avast sem problemas!

    Ambos os PCs estão com o Windows SP Pro, e sempre usei o Avast (desde a versão 4.5, sempre fazendo os upgrades automáticos) neles sem problemas.

    No fórum do Avast começaram a surgir mensagens de outras pessoas reportando o problema, que parece ser com a vacinas liberadas a partir do começo de Abril. Muitos deles (eu inclusive) contornaram o problema removendo o Avast (pelo Modo de Segurança do Windows) e instalado novamente a versão 4.7.

    Mas acredito que a Avast corrija, um dia, o problema nas novas vacinas.

    ResponderExcluir
  4. O avast! é uma bela m... mesmo! Tava com meu PC todo infectado por trojans, e ele não indicava nada! Instalei o Avira Personal e encontrei um porradada e vírus, trojans e sei lá mais o quê... Todos os PCs que chegam a minha assistência agora só saem com o Avira instalado. Todo mundo tá feliz, feliz... mudem e testem para ver se o que eu digo não é mesmo verdade. Instalem o Avira e scaneiem o HD...

    ResponderExcluir
  5. Ricardo,

    Se o Avira é imune a esse tipo de coisa, então é o primeiro.

    Que seja do meu conhecimento, nenhum antivírus está livre de ser desligado por um trojan esperto. E nenhum antivirus pode pegar todos os trojans. Um dia a casa sempre cai.

    ResponderExcluir
  6. Pois é... eu sempre digo isso "tudo no mundo tem defeito, só que uns tem mais que outros..."

    ResponderExcluir
  7. Eu também tive um problema com o avast 4.8. Ele deixou o computador lento como o primeiro caso.

    ResponderExcluir
  8. estava usando o avast 4.8 e há um mês atrás após atualizar, ele pediu outra chave de registro... até ai tudo bem... recolocava a chave e sempre que iniciava o windows ele vinha e pedia novamente a chave... até que baixei o avg e decidi retirar o avast. Desinstalei e quando reinicio o windows começou a aparecer umas mensagens de erro no registro. mensagens estranhas como: não foi encontrada a referência para a entrada no registro "and" - Como assim??? depois disso começou uns erros com localização de coisas como C:/desktop o_0????? sinceramente não sei o que pode ser... já passei o registry mechanic... o Tuneup... só ainda n passei o spybot que praticamente todo santo dia eu utilizo... gostaria de uma luz aqui com isso.

    ResponderExcluir
  9. o avg acabou de encontrar um trojam com o nome do avast... até que ponto por eu ter utilizado um serial qualquer a própria atualização do avast causou isso???

    ResponderExcluir
  10. Também me deparei em dois casos de dois pcs, que tinham o avg free 8 o PT, e foram instalados avast 4.8, dai reinciados apresentavam sinais de lerdeza, detalhe que no adc/remover/programas nos dois casos não podia se desinstalar o avast, tive q tirar ele da inicialização, depois reparar dois pcs ai voltaram normal, sumiu lentidão, ai instalei avg fre 8 portugues estão ate hoje bem, detalhe em outro pc q fiz isso por curiosidade deu esse problema isso esta com uns dois meses creio eu.

    ResponderExcluir
  11. voltei a usar o avast... só q agora n atualizo mais o programa... só o banco de dados... e por mais q ele venha a pedir em certos tempos nova chave de registro n aconteceu mais nada... acho q a nova atualização está meio q vindo de forma mais ofensiva em relação ao registro... por fim... n tive mais nenhum problema...

    ResponderExcluir
  12. e verdade ta a acontecer o mesmo comigo

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.