-->

sábado, 22 de março de 2008

Pilantragem: LCDs para DVD automotivo de "1440x234"

Eu estava de passagem hoje pelo Hiper (Wal Mart) de Recife quando vi um monitor LCD CCE widescreen de 1280x800 por R$368. Achei interessante porque era bem leve, consumia apenas 24W e tinha uma base que podia ser facilmente adaptada para uso no carro.

Problemas:
  • Requer alimentação de pelo menos 110V - mas consumindo apenas 24W, um inversorzinho vagabundo ajuda;
  • Exige sinal VGA - Só se você estiver usando um PC no carro ou adaptar um DVD player comum com saída VGA, como o Proview DVP-858;
  • A moldura desse modelo específico era larga demais.

De volta para casa, fui conferir as opções existentes para carro no Mercado Livre. As opções de 7-8 polegadas saem até mais barato, por entre R$260 e 280, mas fiquei surpreso ao ver uma grande variedade de monitores especificando a estranha resolução de 1440x234!

Vejamos... um DVD (NTSC) tem resolução de 720x480. Como uma tela (vagabunda) destinada a DVDs pode ter ao mesmo tempo o dobro da resolução horizontal e a metade da resolução vertical de um DVD?

Uma rápida busca no Google trouxe a resposta: Essas telas tem na verdade 480x234 pixels. O que está acontecendo é que vários fabricantes (não são os vendedores) estão contando "os pontos" que compõem cada pixel (verde, vermelho e azul) para inflar os números. É uma soma que não faz absolutamente nenhum sentido a não ser quando você quer saber quantos transistores tem a tela (o que não tem nenhuma utilidade prática para o consumidor).

Então fique esperto: Além dessas telas terem metade da resolução de um DVD, esse tipo de atitude não inspira confiança no fabricante.

6 comentários:

  1. Realmente era só o que faltava, confiar nos vendedores desinformados já é dificil, agora nem nos fabricantes? Valeu Ryan!

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma falta de vergonha com consumidor! Onde esse país vai chegar? Valeu Ryan por nos informar. Estarei prestando atenção e informando meus clientes.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/7/13 14:49

    Valeu a dica! O site da Booster está lotado desta pilantragem!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.