-->

quinta-feira, 27 de março de 2008

O teclado flexível de silicone da Multilaser


Um cliente me presenteou com o dele, porque achou péssimo.

Existem dois modelos: 901 e 902 (04/04/11 - a Multilaser removeu toda a informação do site e os links estão quebrados). O primeiro é completo, com teclado numérico. E foi o que ganhei. O teclado é compatível com a especificação USB-HID, por isso nem precisa de drivers quando usado no Windows XP, assim como qualquer teclado USB comum.

O perfil finíssimo dá um toque bem elegante e você nunca vai ter problemas com sujeira (incluindo fios de cabelo) se acumulando entre as teclas, mas quem estiver pensando em comprar um teclado desses para substituir o teclado que usa para digitar no dia a dia vai se arrepender, porque simplesmente não dá para fazer qualquer "digitação" nessa coisa.

O problema é mecânico. As bolhas de silicone que afastam as teclas dos contatos não tem a firmeza necessária para fazer com que a tecla desça uniformemente, assim dependendo de onde bater o seu dedo, pode haver ou não o acionamento da tecla. O problema é pior nas teclas grandes (shift, caps, enter e, principalmente, space), mas pode acontecer com qualquer uma das teclas.

O produto não é um desperdício de dinheiro, desde que seja comprado com a aplicação certa em mente. Eu já tive que montar dois sistemas industriais em ambientes pra lá de sujos onde um teclado desses colado na porta do painel ajudaria bastante na interface com o operador. Operadores de máquinas geralmente só precisam escolher opções e/ou digitar valores, assim usam o teclado uma vez a cada x minutos para apertar meia dúzia de teclas. Nessa aplicação, a resistência do teclado a sujeira e líquidos é bem mais importante que sua precisão.

No meu caso, como hoje trabalho com manutenção, o teclado tem seus atrativos:
  • É USB mas vem com adaptador PS2. É sempre bom ter as duas opções de interface à mão;
  • Ocupa pouco espaço na bolsa extra de peças que tenho no carro.
Mas mesmo na minha aplicação ainda há um inconveniente: muitas vezes precisamos usar o teclado quando estamos de pé, e um teclado flexível precisa de algum apoio.

Fiquei pensando se não não daria para usá-lo em um carputer. Sem o apoio teríamos que usá-lo "nas coxas" (literalmente), o que só complicaria sua precisão. É usável, entretanto, e de preferência deveria ser o modelo 902, por ser menor e (presumivelmente) ocupar ainda menos espaço quando enrolado. O modelo 901 fica enorme por causa do espaço destinado ao circuito (pegue um teclado normal e acrescente seis centímetros). Aliás, esse é outro problema para quem já tem pouco espaço sobre a mesa.

Também seria interessante (mas não muito) para ser usado em conjunto com qualquer smartphone ou PDA que suportasse um teclado compatível com a especificação USB-HID. Eu não conheço nenhum, mas não é improvável que existam.

7 comentários:

  1. Jefferson, sensacional, acho que esse seu review do teclado deve ser o único em toda internet mundial.

    Sério. Esses produtos nacionais você nunca acha em review online nenhum.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá,meunomeé Anderson Silva e estou testando oteclado flexível damarca Multilaser...

    ele qqundo novodificultaum pouco o contatocom ass teclas sendo que as vezes digitamos ele não corresponde como deveria, perde pelo fato de nãopoder ser colocado em cima da pern ou alguns locais que não sejam como uma mesa...

    agora mesmo estou bateno uitonas teclaspara que ainda assim a digitação não seja perfeita...

    ainda espro quemeu invstimentodepoisde um certo periodo ele funcione como deve, pelo fto ds teclasestarem mais desgastadas...

    assim termino eu de fazer esse teste/desabafo...

    fuiiiii 111!11111!! assimmsmo que saiu1

    p.s.: ah! o shift dele é uma bosta!

    Valeu jefferson... otimo artigo

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/6/09 20:32

    Valeu, ótimas dicas! Me convenceu a NÃO comprar esse negócio :).

    ResponderExcluir
  4. Valeu pelo review!
    Estava tentada a comprar esse teclado, mas antes vim conferir na net os prós e contras do modelo. Me ajudou a não entrar nessa fria.
    É uma pena que seja tão ruim para digitar, o fato dele ser fácil de limpar e não acumular sujeira quase me fez comprá-lo na hora :(

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas informarções e parabéns pelo review bem escrito.
    Tamara

    ResponderExcluir
  6. e verdade poi tenho um estes e o shift não funciona de vez em quanto tem que bater forte nas teclas par funcionar.

    ResponderExcluir
  7. Bem, se esses teclados são ruins, e os comuns fazem barulho, qual é o teclado bom?
    Já experimentei modelos diversos, teclados que custam entre 15 e 25 reais, e nenhum é silencioso. Apesar de macios, basta teclar rapidamente que em outro cômodo da casa dá pra ouvir a digitação.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.