-->

domingo, 30 de março de 2008

Leitor de cartões SD/MMC/RS-MMC USB 2.0



Eu comprei este leitor no Mundo das Mídias da Av. Recife, atraído pelo preço de R$15 e pelo fato de ser USB 2.0. Eu já tinha três leitores de cartões, mas todos são USB 1.x e por isso limitados a 1MB/s de transferência. Encher o cartão de 2GB do meu Treo ou descarregar o cartão de 1GB da minha câmera Canon é um saco com eles.

Apesar de ter vindo numa embalagem, não há nenhuma menção a fabricante ou modelo, como é típico dos produtos chineses. Você pode encontrar vários iguais, pelo menos por fora, à venda no Mercado Livre.



O leitor tem duas tampinhas de plástico que para mim são completamente inconvenientes e dispensáveis. A primeira coisa que faço com qualquer coisa USB que tem tampinhas é guardar as tampas para só procurá-las no dia que for repassar o produto para outra pessoa.




Outro inconveniente é a largura. Para inserir em muitos lugares, incluindo muitos notebooks que conheço, vai ser necessário usar uma extensão USB.

Eu abri o leitor à procura da referência do chip mas não há nenhum visível. O produto usa a mesma técnica de miniaturização/economia usada há muitos anos nas calculadoras de bolso e o chip não passa de uma bolha de epoxi sem identificação alguma.

O leitor é mesmo USB 2.0 e sua velocidade me deixou satisfeito. No cartão SD xing-ling de 2GB que uso no meu Treo (o da foto acima), consegui uma leitura média de 10MB/s com pico de 12MB/s na leitura de arquivos grandes. A gravação de um arquivo de 823MB no mesmo cartão levou 73s (11.3MB/s).

A velocidade está ótima, até mesmo porque o próprio cartão SD não é mais rápido que isso (pelo menos, não os meus). É claro que eu preferia gastar um pouco mais por um leitor compatível com mais formatos (principalmente, compactflash), mas apenas tendo a certeza de que são velozes. Muito produto vendido como "USB 2.0" por aí ou é apenas "compatível" (todos são) ou tem uma velocidade medíocre, pois qualquer coisa mais veloz que 1,5MB/s já pode ser rotulada de "USB 2.0" sem que seja mentira.

4 comentários:

  1. Anônimo1/4/08 13:54

    Tenho um bem parecido com este seu, e uso em cartões mais velozes, ainda não tive a curiosidade de medir a velocidade com um SD Sandisk extreme III de 2G ( 20Mbytes de escrita segundo o fabricante ), principalmente porque tem poucos dias que recebi ele junto com a minha nova reflex Digital. Mas em breve ( é tão fácil testar, mas quem disse que eu parei para isso ) testarei.

    Em relação aos cartões, para mim 99% das minhas necessidades são os cartões SD, e para outros tipos tenho um driver de disquete de 3 1/2" no micro com leitor de cartões, que resolve este problema.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um leitor igualzinho, também xing-ling que funciona bem, menos com cartões SD-HC, quando se torna excessivamente lento (quase parado)-> 0,3Mb/s
    Não encontrei ainda nenhuma referencia a problemas de leitura de cartoes SDHC, mas creio que uma atualização de firmware do leitor resolveria.
    Alguém pode ajudar?

    ricardoaosouza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Cara eu tinha um leitor igual a este que eu usava com meus cartões kingston de 1 e 2gb, e funcionava perfeitamente no meu pc, mas era só ligar ele em qualquer outro pc com processador AMD que ele travava o pc, isto foi assim até ele estragar (uma pequena queda) ai eu substituir ele por outro melhor.

    ResponderExcluir
  4. Wilcker,

    O meu não tem esse problema.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.