-->

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Porta serial Mediatek: Fácil, mas é não para todos.

Motivados pelo meu texto sobre a porta serial Mediatek, muitos conseguem com sucesso ressuscitar seu DivX player morto. Mas uma pequena parcela das pessoas tenta fazer o serviço sem ter a experiência mínima necessária para fazer a soldagem (apenas três fios) e o resultado é o dano permanente à porta serial do aparelho.

Não, não estou falando da conexão apenas. O circuito interno na CPU MT1389 deixa de responder.

Eu poderia até supor que uma pequena parcela das CPUs Mediatek viesse com defeito na porta serial, se eu não tivesse recebido dois aparelhos com esse problema mostrando sinais visíveis de que a pessoa não sabia bem o que estava fazendo, como pedaços da placa arrancados com estilete (é sério), restos de solda soltos em cima da placa e trilhas descoladas por excesso de calor.

E infelizmente não é só o usuário que faz besteiras. Já recebi e-mails de gente me pedindo orientação porque o "técnico" estava fazendo uma pergunta sobre o circuito que seria estranha até mesmo para quem só mexe com eletrônica por passatempo. Para quem se apresenta como "técnico" é uma pergunta vergonhosa.

Por exemplo: "Passei a situação para o tecnico em eletrônica aqui do frigorífico onde trabalho e ele ficou apenas com uma dúvida no seu esquema, seria na parte q. está cirulada em verlho por mim em enexo, a dúvida é este parte circulada é um CI ou Transistor???"

O componente circulado era um 78L05, que até mesmo pelo desenho um técnico de verdade deduz o que é (na imagem abaixo, não está circulado).



Eu deixei claro na minha resposta que o usuário estava se metendo em encrenca:

É um regulador de tensão integrado. Quem não consegue perceber isso pelo esquema não é exatamente "técnico" em eletrônica. Está mais para "curioso" ou "hobbysta". E qualquer estudante de eletrônica pode colocar "78L05" no google e descobrir do que se trata.

Mas ele não deu a devida importância e o resultado eu já esperava: o "técnico" inutilizou a placa:

Antes deste e-mail, a placa ainda estava boa, porem o eletricista aqui da empresa com "noção" em eletrônica, deixou cair um respingo de solda entre os conectores da eepron e aparentmen caso perdido, por um possivle curto,

Note como de repente o técnico em eletrônica virou "eletricista".

Sem uma porta serial funcional ainda existe um jeito de recuperar-se de um incidente com o firmware: reprogramar diretamente o chip de memória flash. Mas isso não é para qualquer um porque além de requerer a competência para remoção de um chip de 48 terminais e sua posterior ressoldagem sem danificar nada, o equipamento de gravação custa R$465.

E para desestimular ainda mais, não existe nenhuma garantia de que uma CPU que teve a porta serial danificada por imperícia não esteja totalmente danificada.

3 comentários:

  1. Eu mesmo sei o quanto é difícil realizar a solda em uma porta serial. No meu DVP-816, tive que refazer a solda pelo menos umas três vezes até achar que a mesma estava satisfatória.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. com o equipamento correto ,se torna bem mais facil,um ferro de 20wts com uma ponta isolada e bem fininha.

    ResponderExcluir
  3. Ryan,

    Se quiser puxar a alimentação direto do aparelho de DVD (eliminando o regulador) pode ser usado um ICL3232. Montei meu cabo com ele.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.