-->

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Fórum fechado para novos usuários

A crescente popularidade dos assuntos discutidos no meu fórum teve um efeito colateral desagradável: quase que diariamente eu tinha que lidar com algum sanguessuga que confundia meu fórum com o Orkut ou com sua própria casa. Isso estava tomando muito do meu tempo, por isso no último dia 14 eu decidi desabilitar o registro no fórum por tempo indeterminado. Os 887 usuários já inscritos vão continuar enquanto respeitarem as Regras. O meu fórum visa ter um nível mais alto que a média e qualquer um que faça questão de continuar na média ou abaixo dela não tem lugar lá.

Mas não quero deixar os potenciais seeders de fora, por isso o registro ainda é possível, para qualquer um que leia as Regras da Casa e me passe uma mensagem dizendo que está 100% de acordo com elas.

Quem não estiver de acordo deve procurar outro fórum. A internet brasileira deve ter centenas deles, sem contar o *cof* Orkut *cof*.

Eu não gosto nem um pouquinho da idéia de fazer as pessoas "pedirem" para se registrar no meu fórum, até mesmo porque eu não gosto de ter que pedir também. Quando a versão 2.0 do SMF (o software que controla o fórum) sair, com sua planejada capacidade de moderação prévia, poderei deixar o fórum aberto, porque todo usuário novo será moderado automaticamente até dar claros indícios de que deseja estar acima da média. Até lá, não tenho nenhuma previsão para reabertura do sistema automático de registro.

E notem que só o registro foi desabilitado. Todos continuam podendo ler o conteúdo do fórum e fazer downloads sem registro, como é regra em todo o meu trabalho na internet.

5 comentários:

  1. Ryan,

    É infelizmente o pessoal abusa um pouquinho. Não entendi o que você chamou de auto-moderação do SMF 2.x (Pode ser que eu o conheça mas com outro nome em outra versão de fórum).

    De qualquer forma, uma outra idéia seria um Moderador para seu Fórum. Embora não sei quem seria ou poderia fazer isso para você.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, eu já tinha percebido o problema, infelizmente é consequência do sucesso do fórum e da preguiça das pessoas de ler e buscar soluções.

    ResponderExcluir
  3. Você já faz muito pelas pessoas usando a Internet. Acho que você está totalmente certo em querer ser bem seletivo, pois ficar se aborrecendo com a imbecilidade alheia sem ganhar nada por isso, é florida !!! ( sendo remunerado até que se pode aturar um pouco mais, mas isto não o seu caso com o seu fórum ).

    ResponderExcluir
  4. Ygor,

    Abusa um pouquinho? Já estou cansado de lidar com gente que consegue ser ao mesmo tempo ignorante, preguiçosa, insolente, mal-educada, mal-agradecida, "maria-vai-com-as-outras" e ainda orgulhar-se disso.

    No SMF 1.x eu já posso colocar automaticamente todos os novatos em um grupo qualquer, mas não existe a possibilidade de moderação prévia, nem mesmo através de mods. Tudo o que pode ser feito é restringir os grupos a determinadas áreas do fórum e não quero fazer esse tipo de segregação, porque não ajuda em nada na organização do conteúdo. No SMF 2.x supostamente há moderação prévia, por isso eu poderei colocar todos automaticamente em um grupo moderado que poderá postar em qualquer lugar, mas cujas mensagens só aparecerão depois de aprovadas pela moderação. Depois que o usuário demonstrar que sabe ter respeito pela casa dos outros eu o elevarei para um grupo não-moderado. Quem pisar na bola posteriormente poderá cair para o grupo moderado ou ser banido.

    Isso minimizará minha necessidade de lidar com mensagens inapropriadas depois que muita gente já as leu (ou até as respondeu). Leechers evidentes serão excluídos antes mesmo que alguém perceba que eles chegaram a se registrar.

    Isso tudo, claro, depende do SMF 2.x realmente permitir isso quando sair a primeira versão pública.

    Já a questão de nomear moderadores é muito complicada. Já participei de um grupo de alto nível técnico onde eu fui escolhido como um dos moderadores (eu me sentia honrado) mas havia um outro moderador que criava mais "pontos de tensão" que muitos usuários comuns. Não quero nomear um moderador para lá na frente ter que tomar a difícil decisão de destituí-lo. Além disso, é uma decisão bilateral: eu posso até pensar "esse é o cara certo", mas o indivíduo não ter o menor interesse em ser moderador no meu fórum. E o indivíduo precisa estar "sintonizado" com meus objetivos. Eu já notei usuários do fórum que pelo nível e pelo comportamento de seeder poderiam ser moderadores, mas que são condescendentes demais com leechers. Ajudar por um lado e colaborar com quem não quer ajudar pelo outro pode acabar tendo um resultado neutro ou negativo no quadro geral.

    Apesar disso, quero deixar claro que jamais vou melindrar um seeder porque ele deseja ajudar até quem não merece ajuda. Só não posso tê-lo como moderador.

    Para quem não notou ainda, sou 100% a favor da meritocracia e tenho horror à idéia de um dia ficar preso a uma idiocracia. Quero que Darwin se encarregue de tirar todos os sanguessugas do pool genético e tudo o que posso fazer para contribuir com essa utopia é me recusar a ajudar leechers e incentivar seeders.

    ResponderExcluir
  5. Intruder_A6,

    Sim, se eu fosse pago eu saberia ser tolerante, assim como sei ser cordial e tolerante com meus clientes. Quem está me pagando está numa esfera de relacionamento completamente diferente.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.