-->

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

DirectX bagunçando o monitor secundário

Eu uso múltiplos monitores desde que o Windows 98SE trouxe esse suporte, mas só recentemente um problema que aparentemente sempre existiu passou a me incomodar: sempre ao entrar em um jogo DirectX em tela cheia o conteúdo do monitor secundário fica bagunçado. Tudo é deslocado para a direita e a resolução é modificada. Em quase 100% dos casos o monitor fica inútil durante o jogo.

Isso não me incomodava antes, porque quando eu estava jogando queria apenas jogar mesmo e podia desligar o monitor secundário. Mas agora eu quero poder jogar apenas enquanto espero um download ou outro processo demorado terminar ou mesmo quero poder jogar tranqüilamente por horas sabendo que se um e-mail interessante chegar eu vou ver rapidamente. Se eu usasse MSN, até haveria ainda outra razão, mas eu não uso nenhum software de IM.

Hoje eu decidi parar para pesquisar se havia uma solução, e em menos de cinco minutos encontrei um modo de contornar o problema. Curiosamente, a bagunça só ocorre em monitores configurados para estarem à direita do monitor principal. Então basta que antes de eu começar a jogar eu posicione o meu monitor secundário à esquerda (virtualmente) para que seu conteúdo não seja afetado pela entrada no jogo DirectX.

Este é o normal (ao menos para mim):


É assim que deve estar antes de iniciar o jogo:


É simples, rápido e sem efeitos adversos a não ser o fato de que até reverter você terà que movimentar o mouse para a esquerda para entrar em um monitor que está fisicamente à direita ;)

A outra solução é mudar a resolução do meu monitor principal para que seja igual à do jogo, antes de iniciá-lo. Mas para mim esse seria um remédio pior que a doença :)

3 comentários:

  1. Anônimo1/2/08 21:19

    Muito boa essa dica. Eu não jogo muito, mas sempre fiquei incomodado com a inutilização do monitor secundário. Engraçado como aparentemente pouca gente conhece o recurso de múltiplos monitores. As pessoas sempre ficam espantadas quando vem aqui em casa. Outro dia ouvi a seguinte pérola (meus dois monitores são identicos), "nunca vi UM monitor como esse, que estranho". A garota quase caiu da cadeira quando eu disse que na verdade eram dois monitores.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/2/08 13:29

    Muito bom, ultimamente andei lendo um artigo deste site:

    http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=229011

    É muito bom, é dividido em 3 partes, "Por que? , Como e Instalação"

    Eu não conhecia muito bom esse recurso achei bem legal, tive até vontade de fazer. Em um futuro quem sabe :)

    ResponderExcluir
  3. Na boa, depois que li esse post, e vi que poderia jogar e em outro monitor ter meu desktop livre, msn, etc... sensacional, babei.

    Estou aqui procurando um monitor LCD de 15 pol. Para por do meu lado, exatamente para isso, sensacional, nunca imaginei em ter dois, mas sempre ficava irado viver no ALT-TAB para jogar e ver msn :D

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.