-->

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Por que não uso o Orkut?



De vez em quando alguém me convida para participar de alguma comunidade no Orkut. Sinto dizer, mas por mais interessante que seja o assunto, eu não participo de comunidades no Orkut por um motivo simples:

Como fórum, o Orkut é terrivelmente "primitivo". É pouco melhor que um "MSN com registro permanente da conversação".

Me corrijam se eu estiver enganado, mas desde que foi criado até hoje, o mecanismo de comunidades do Orkut não permite:
  • Quote de mensagens - Você não consegue responder uma mensagem de alguém destacando do que está falando. Para mim isso já faz falta numa discussão que só tem um dia. Numa discussão que se desenrola por um mês, nem se fala. É corriqueiro você estar acompanhando (é gerúndio, mas não é gerundismo) uma discussão e alguém dar uma resposta que exige que você volte relendo mensagens para entender do que o indivíduo está falando;
  • Links para mensagens - Não há como fazer referência a uma mensagem específica. No máximo a uma página inteira de um tópico;
  • Busca de mensagens - Simplesmente não há. Muito estranho em um serviço oferecido pelo gigante das buscas. Editado: conforme apontado por Kenshin, o Orkut inseriu busca nos fóruns;
  • Formatação wysiwyg - Você tem que fazer tudo em html "na munheca". Desde o simples negrito;
  • Completar um raciocínio - Cada mensagem só pode ter 2048 caracteres! Para você ter uma idéia, meu post anterior, sem contar os espaços, tem 3450 caracteres (não, seu doido, eu não contei. Eu colei no Word e ele contou por mim).
Ou seja: O mecanismo de comunidades do Orkut é cuidadosamente desenhado para conter apenas conversações efêmeras, que reforçam os relacionamentos dos usuários. O objetivo não é construir uma base de conhecimento. Isso parece ser confirmado pelo fato de que o conteúdo do Orkut não é indexado pelo próprio Google, que deve considerar que tudo o que é escrito ali é conversa de botequim.

Nota: Eu sei que existem comunidades no Orkut bem sérias, freqüentadas por gente também séria. O que estou dizendo é que elas existem à revelia dos planos da Google. E poderiam prestar um serviço muito melhor a si mesmas e à Internet se tivessem sido construídas em um fórum "decente".

Eu não estou na Internet para reforçar relacionamentos. Isso eu prefiro fazer pessoalmente, conversando em um boteco. Meu interesse na internet é aprender e ensinar, deixando o registro para a posteridade. E o Orkut é totalmente inadequado para esse fim.

A propósito, as poucas comunidades que aparecem no meu perfil são apenas uma "declaração de afinidade". Não participo de nenhuma delas.

Aviso: Comentários de miguxos ou outras entidades acéfalas ou pouco civilizadas serão prontamente ignorados.

Texto relacionado: Por que o Twitter faz tanto sucesso (e eu não uso)?

17 comentários:

  1. Anônimo2/1/08 16:05

    Tem que entender a finalidade do Orkut, que não é Forum, não é Lista de Distribuição, e também não é essencialmente para discussões. Claro que ele permite bate-papo, mas a idéia inicial era para montar universos encadeados de amigos e conversas simples e pequenas. O que ocorreu é que Orkut ganhou presença, principalmente no Oriente Medio e Brasil (muito) como veículo de bate-papo, e em alguns casos grupos sérios tomaram conta, o que leva ocasionalmente a assuntos que demandam mais de 2048 caracteres, eu mesmo já caí nessa muitas vezes, tendo que quebrar o assunto em mais de um post. Eu também não gosto muito do Orkut, mas ocasionalmente os grupos formados acabam produzindo algo satisfatório, encontros, aniversários, barzinhos, etc. Tem quem leva muito a sério conversas online na Internet, tem quem até arranja brigas e fuxicos...

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o orkut tem muitas deficiências. Mas não deixa de ser interessante por manter uma "vínculo permanente" com as pessoas que você conhece, te dando a oportunidade de sempre dar um Olá, mesmo que não a veja há anos e que ela esteja lá no Japão.
    Mas numa coisa ele progrediu alguns meses atrás: incluiu o recurso de busca de mensagens nos tópicos das comunidades.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/1/08 19:07

    Hehehehe!!! Misteriosamente eu nunca entendi (nem tentei entender) o porque de eu nunca ter gostado do Orkut (Embora fosse tão popular!!!).

    Acho que você conseguiu decifrar pelo menos uma parte do "mistério". Parabéns!!!

    Obrigado!!!

    fbsouza1000@globo.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/1/08 22:22

    E preciso entender que o Orkut é comunidade de relacionamento, ou seja ele serve basicamente pra você encontrar aquele seu amigo da 8ª série que você não vê a mais de 15 anos, ou te lembrar da data de aniversário daquele seu amigo que você nunca lembra se ele faz aniversário em Janeiro ou Fevereiro.

    O problema é que muita gente esta tomando o orkut como fórum de discussão, e ele não foi feito pra isso.

    Lógico que o Orkut tem algumas coisas MUITO irritantes, como essa meleca de permitir flash nos recados... horrível.

    Mas com as devidas precauções e complementos no firefox, da pra levar e utiliza-lo para a verdadeira finalidade que ele foi criado... Encontrar os velhos amigos que você perdeu o contato.

    ResponderExcluir
  5. gente,

    É bom que vocês saibam que eu concordo com tudo que diseram. Meu problema não é com o Orkut. É com as pessoas que acham que o universo cabe dentro dele.

    ResponderExcluir
  6. Kenshin,

    Obrigado pelo toque. Eu não tinha visto o recurso de busca no fórum. Procurei ontem, mas não olhei direito.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/1/08 15:57

    O orkut é um grande saco.
    Muita gente desequilibrada que não possui limites se reúne lá.

    Enquanto não houver regras, limites e punições, não haverá credibilidade.

    ResponderExcluir
  8. Tem muita coisa que me incomada no Orkut.

    A começar pelo fato de ser uma coisa meio sem dono (só recentemente começaram a dar manutenção para valer). É um beta eterno, às vezes com bugs prá lá de irritantes.

    Em parte por causa disso (ser meio sem dono) virou uma "terra sem lei" (vide as dificuldades da justiça brasileira em barrar conteúdos claramente ilegais). A parte de privacidade é próxima de zero.

    Sobre construir uma base de conhecimentos, me parece que a melhor solução é um wiki. O forum é um local mais de discussão. A dupla wiki+forum funciona bem para grupos que tem coisas mais sérias e duradouras a discutir.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/1/08 15:35

    "montar universos encadeados de amigos e conversas simples e pequenas."

    Já havia isso em BBS faz mais de 20 anos.
    :)

    A única novidade que o Orkut trouxe foi a sensação de impunidade para um monte de bandidos que se valem da estrutura cínica do Google.

    O que eu não entendo é porque alguém passaria um bom tempo escrevendo para os amigos se há telefone...

    Por que deve ficar escrevendo, escrevendo, escrevendo...

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/1/08 18:38

    Esqueceu de dizer que não da pra editar mensagens

    Um simples errinho de português pode resultar em chacota dos usuários

    ResponderExcluir
  11. Anônimo,

    ISSO MESMO!!

    Tinha certeza de que estava faltando algo na minha lista.

    ResponderExcluir
  12. Cientista Político,

    Eu usei BBSs e não havia nada que sequer chegasse perto do Orkut no quesito "universos encadeados de amigos" :)

    Essa coisa de manter uma lista das pessoas que você conhece, saber que amigos você tem em comum com outras, etc, foi uma novidade trazida pelo Orkut.

    ResponderExcluir
  13. Daniel Quadros,

    Um wiki+forum de boa qualidade é a dobradinha ideal, porém para mim tem que haver rígido controle sobre quem pode escrever no wiki.

    Meu fórum tem 800+ usuários registrados, mas destes apenas uma dúzia mostrou estar "apta a se candidatar à permissão" de editar o que outros escreveram.

    ResponderExcluir
  14. Também não sou maluca pelo orkut, mas quando preciso achar algum programa, ja procurei no google e não acho vou para orkut.

    Veja voce, vim para aqui, através do orkut...rs

    bye

    ResponderExcluir
  15. So para constar: eu tambem nunca gostei do Orkut, pra começo de conversa por causa do software chinfrim mesmo. Toda a estrutura do Orkut me parece uma coisa capenga, que nao saiu do rascunho.

    Não gosto e pronto, por isso nao frequento.

    ResponderExcluir
  16. Quote até que dá pra fazer. Mas em HTML, como você disse, na munheca usando <blockquote> e definindo o estilo nessa tag mesmo. Dá uma preguiça... Ai, ai.

    ResponderExcluir
  17. Cleydir,

    E ainda assim o resultado é capenga. Para fazer um quote bem feito é necessário um link para o post de onde o trecho veio. E não há como obter um link para um post específico no Orkut.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.