-->

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Novo software: ScreenComp

  • A diferença entre uma TV de 29" 4:3 e uma TV de 32" wide é grande?
  • O que é "grande" nesse caso?
  • A imagem de um filme ou programa em 4:3 vai ficar maior ou menor na TV Wide?

Para poder ter uma idéia sem ter que ir ao Shopping e ficar feito bobo olhando para TVs e fantasiando, eu elaborei um software simples, que ajuda.

Download da versão 0.5

Por exemplo, a imagem abaixo mostra uma comparação entre uma tela de 42" 16:9 (linha contínua vermelha) e uma tela de 29" 4:3 (linha pontilhada azul) exibindo um filme wide 16:9. A diferença neste caso é grande.



A imagem abaixo mostra a mesmas telas de 42" e 29", mas desta vez exibindo uma imagem 4:3 na TV wide. Se você prestar atenção poderá ver a linha pontilhada azul dentro da imagem. Note que a diferença não é tão grande entre essas TVs para quem assiste basicamente em 4:3.



E a seguir, como fica um filme 2.35:1 (Gladiador, por exemplo), em cada tela:





Outras Funcionalidades:

  • Mostra a área em milímetros quadrados que tem cada tela;
  • Permite ver como ficaria uma imagem em 4:3, 16:9 ou 2.35:1 em cada tela;
  • Escolha livre do tamanho das telas. Você pode definir valores fracionários ou que nem existem comercialmente.

Notas:

  • Para tentar ser tão "realista" quanto possível na comparação de tamanhos, ScreenComp faz uma relação de 1:1 entre cada milímetro dos displays e os pixels na resolução do seu computador. Assim, se você estiver usando uma resolução de 1024x768, o máximo display que ScreenComp vai poder exibir inteiramente na sua tela é um hipotético 16:9 de 46" (1002 x 564). Se sua resolução for 800x600 você não conseguirá usar este software adequadamente;
  • Meu programa considera que "wide" é 16:9. Como muitas TVs são 16:10 eu vou acrescentar essa configuração em uma próxima versão. Se existe outra relação de aspecto que você deseja que o software mostre, deixe um comentário;
  • Não é possível escolher a imagem usada ainda. Em outra versão eu liberarei essa funcionalidade;
  • Meu software nem sequer tenta compensar a perda de área visível que ocorre em monitores/TVs CRT. Se você quiser fazer uma comparação real entre uma tela CRT e uma tela LCD/plasma, precisa medir a diagonal real visível da tela CRT e usar essa medida em vez da medida nominal;
  • Algumas contas que eu exibo podem parecer redundantes (aparecem na janela de log), mas isso é para me certificar de que o programa está fazendo as contas direito;
  • Eu pretendo, mas ainda não implementei nada que me permita exibir uma imagem de desktop do Windows para facilitar a comparação de telas de notebook. Isso é mais complicado do que parece, porque requer levar em conta a resolução de cada tela. Essa informação é desnecessária para comparar exibição de filmes.

Note também que, como a maioria dos meus softwares, este foi feito para atender a uma necessidade particular minha e estou publicando porque pode ser útil a outras pessoas. Não tem Help, pode estar cheio de bugs, só testei no Windows XP (mas deve rodar desde o 95), etc.

Mas, como sempre, estou aberto a sugestões. Se você tiver uma idéia de como melhorar o software para atender a uma necessidade particular, deixe um comentário. Quando eu tiver tempo e se não for demasiado complicado, farei a implementação.

Editado: Depois que o ScreenComp já estava pronto (em dezembro, mas só agora tive saco para escrever este post) esbarrei neste site que oferece algo similar. Pessoalmente, prefiro a forma como eu decidi fazer a comparação, com os displays sobrepostos.

9 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar de TV 16x10. Monitor sim, o meu mesmo é um deles. Mas TV? Não mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu diria que esse caso é uma exceção. Afinal de contas, é um MONITOR que possui um tuner embutido. Uma evolução sobre o monitores multimídia, que possuem essas mesmas entradas A/V (exceto HDMI), mas não vem com tuner. O Tuner é uma "caixinha" à parte ligada em uma porta específica para a mesma, nesse monitores.

    ResponderExcluir
  4. Kenshin,

    Concordo que é uma exceção, mas o produto é vendido como TV e a conexão com o PC é "bônus". Quase todas as pessoas que comprarem esse produto vão usar como TV.

    E se você quiser usar como monitor também, não tem que ser 16:10. Existem TVs 16:9 com conexão para PC também.

    Eu não tenho certeza, mas acredito que se a TV vier com o CD com o arquivo .INF adequado (o que errôneamente as pessoas chamam de "driver" do monitor), a relação de aspecto incomum não será problema para o Windows.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo Ryan, parabéns. Vou testar quando chegar em casa.

    Procurei isso por muito tempo, até encontrar o site www.displaywars.com, que atendeu minha necessidade. Mas agora vendo seu software vi um recurso que o site não tem, que é exibir a uma imagem de exemplo pra ver como ficaria. No caso, o site apenas exibe sobrepostos os contornos da tela. Ele mostra o tamanho dela como display 4:3 ou 16:9, mas só as medidas.

    Dá uma olhada lá.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. A tecla Backspace não está funcionando aqui no espaço para colocar as medidas das telas.

    ResponderExcluir
  7. Eu esqueci de incluir essa tecla na rotina de filtragem.

    Corrigi para a próxima versão. Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Seria interessante colocar no programa um seletor com alguns modelos comerciais pré ajustados para facilitar a escolha.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não entendo porque me surpreendo com você Ryan!
    Fantástico software, e o que sempre achei interessante em seus Soft's é que eles são desenvolvidos por um usuário-avançado do sistema! Ou seja não é uma empresa qualquer fazendo um soft é um usuário (e que sabe o que se precisa no software) que o faz.
    Mais uma fez obrigado!
    ,Abraços!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.