-->

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Isso é que é "Marketing Viral"

Muitos de vocês devem conhecer o Bandwidth Monitor. Eu conheço há anos e até falei dele alguns posts atrás. Mas alguém conhece este software aqui?

Eu jurava que o tal NetMeter (nada a ver com o NetMeter freeware) era um "ripoff", como o que aconteceu com o Unknown Devices há anos. Mandei um e-mail para o suporte de Bandwidth Monitor apontando para o outro site e olha o que me responderam:

Hello Jefferson,

Yes, it's ours. It's just for marketing. I'm so sorry for the
confusion.

Sincerely,
Jim Phillips
BWMONITOR.COM

Surpreso e ainda com uma pulga atrás da orelha, consultei o Who.Is para os dois sites. E não é que pertencem de fato à mesma empresa?

Que estratégia de marketing maluca é essa? Antes de receber a resposta eu baixei o tal NetMeter, mas só tive coragem de instalar em uma máquina virtual porque um software que personifica outro tão descaradamente para mim tem um crachá: "sou malware".

E é proposital?!

9 comentários:

  1. Anônimo3/1/08 08:23

    Oi Jefferson, Feliz ano novo, consulte tambem o DU Metter da http://www.hageltech.com/dumeter/
    é o mesmo programa, só que com o nome diferente.

    ResponderExcluir
  2. Valter,

    Não entendi.

    O DuMeter tem o mesmo propósito mas é um software completamente distinto.

    ResponderExcluir
  3. Rafa,

    O Bandwidth Monitor só monitora.

    Eu passei alguns dias testando o Net Limiter no meu gateway ICS, mas para o que eu queria ele não serviu. Eu precisava que ele pudesse limitar a velocidade de conexão por endereço IP para poder controlar a bandwidth usada por minhas irmãs. Testei outros softwares também, mas isso é assunto para outro post.

    E o Net Limiter não mostra gráficos (não que eu me recorde).

    ResponderExcluir
  4. Jefferson,

    O NetLimiter não é feito pra rodar em servidor de internet. A finalidade dele é rodar no PC cliente mesmo, controlando as velocidades de up e download da conexão total e/ou de cada programa que está utilizando a internet e até mesmo de cada endereço IP de dentro do programa. Para o que eu preciso o programa é bastante completo.

    Ele é útil para quando, por exemplo, estou fazendo um download de um arquivo enorme e não sobra banda pra mais nada, nem para olhar fotos alheias no orkut. Aí limito a velocidade desse download gigantesco e consigo navegar depois disso.

    Mas eu acabo utilizando ele pra fazer a internet dos outros computadores da rede funcionar também. Aquele computador que passa o dia fazendo downloads pesados tem o NetLimiter instalado para não deixar ele pegar toda a banda.

    Isso porque quem serve a internet é um roteador ADSL, sem recurso de controle de banda, e não um PC como servidor. Se fosse um PC que servisse a internet, acho que eu usaria o Bandwidth Controller que, até onde li, serve pra isso mesmo: rodar em servidor para controlar a banda dos computadores clientes.

    O problema é que ele não é gratuito e eu não conheço (acho que não existe) uma alternativa gratuita.

    Quanto ao NetLimiter exibir ou não exbir gráficos: Eu não conheço as novas versões, mas a 1.30 exibe gráficos sim. Você pode ver aqui um screen que tirei pra mostrar o gráfico.

    ResponderExcluir
  5. Ah, mas esqueci de falar: Já fiz o teste de ligar o ICS em um computador com o NetLimiter 1.30 instalado, e ele (o NetLimiter) não mostra o tráfego dos computadores que se conectam à internet através dele, assim como (misteriosamente [pra mim]) ele não mostra o tráfego dos downloads das atualizações automáticas do Windows XP.

    ResponderExcluir
  6. Rafa,

    Eu testei o NetLimiter Pro 2 e não me lembro desses gráficos.

    Eu passei alguns dias testando o Bandwidth Controller mas desisti. Além de ser muito confuso para entender, quando finalmente consegui fazer funcionar não teve jeito de dizer a ele que eu queria limitar só o tráfego para a internet. Ao ativar o filtro, ele limitava o tráfego inteiro daquele IP local para o servidor.

    Fazer backups a 50Kbps em uma rede de 100MBps é dose...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/1/08 12:44

    Quando comecei a ler o outro post eu ia falar do DU Meter, que usei por muito tempo até descobrir o NetMeter (o normal, não o sósia). Para as minhas necessidades, faz tudo que o DU faz e é de graça. Mas no final vi que você já tinha encontrado :)

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/1/08 12:58

    Em relação a controle de banda, eu gastei muitos dias atrás de uma solução e não encontrei. Tudo que eu precisava era limitar o acesso por IP, como você disse. Exemplo: 3 computadores dividindo um link de 3 megas. Assim, se os 3 estiverem usando toda a banda ao mesmo tempo, cada um ficaria limitado em 1 mega. Se apenas dois estivessem, seria 1,5 mega. Se apenas um, ele usaria os 3. E isso seria dinâmico, de modo que se alguém não estivesse usando tudo, o outro usaria, por exemplo: PC1 navegando na web, pouco consumo, digamos uns 0,5 mega. O PC2 fazendo um download usaria 2,5 mega. Se o PC1 iniciasse um download, automaticamente o PC2 iria perder a banda que o o PC1 fosse usar, até o cenário onde os dois estão no talo com 1,5 cada.

    Só que não encontrei nada, li muito sobre QoS, mas quase tudo é pra limitar sobre os protocolos. Até meu roteador tem QoS mas não serve pra o que eu quero. O mais perto que cheguei seria fazer o QoS por VLan, colocando cada máquina dentro de uma VLan e limitando o tráfego delas dentro e uma maior que teria o acesso a internet.

    Desisti de procurar isso, mas acho que eu não encontrei os termos certos. Porque tenho certeza que muito mais gente precisa fazer isso, e TÊM de haver uma aplicação simples em que você simplesmente informa os IPs e diga a quanto você quer limitar eles e pronto.

    ResponderExcluir
  9. David,

    Bandwidth Controller teoricamente faz o que você quer. O difícil é fazer o troço funcionar.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.