-->

sábado, 19 de janeiro de 2008

Enorme demora para logar no Windows 2003 server

Eu não vou entrar em detalhes (até mesmo porque não me lembro deles), mas se toda vez que você tenta logar em um domínio Windows 2003 server demora muuuuito depois de digitar o usuário e senha até aparecer o desktop (edit: algo como passar dois minutos apenas exibindo a mensagem "Aplicando as Configurações Pessoais") e/ou dá uma mensagem de erro de que não conseguiu encontrar o domínio, vá nas propriedades TCP/IP da conexão de rede e coloque como servidor DNS o IP do servidor do domínio.

Eu tive esse problema de novo hoje com um cliente e já esqueci a explicação, mas se não me engano é porque desde o Windows 2003 a MS deixou de usar o protocolo NETBEUI NetBIOS para fazer resolução de nomes e agora usa DNS mesmo na rede local. Até o Windows 2000 server ainda era usado o NETBEUI NetBIOS.

É claro que se o servidor de domínio da rede for também o gateway, isso não é necessário, porque o gateway costuma se apresentar automaticamente como servidor DNS. Mas no caso desse cliente o gateway é outro dispositivo, daí a necessidade de configurar o servidor DNS manualmente.

4 comentários:

  1. Esse servidor não estava configurado com nenhum servidor DNS?
    Lá na empresa o DC (Domain Controller) já é o próprio servidor de DNS. Mas lá também ainda se usa o serviço WINS (para compatibilidade com máquinas mais antigas). Para redes baseadas em Windows, esse serviço WINS é essencial tendo em vista a rapidez na resposta através da resolução de nomes Netbios.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    Eu não me lembro se há um servidor DNS configurado. Eu me lembro de ter desligado o servidor DHCP, porque há outro na rede.

    Quanto ao Wins, só olhando da próxima vez que eu voltar lá. A primeira vez que me deparei com esse problema foi há um ano e na minha pesquisa encontrei outras pessoas arrancando os cabelos com o mesmo problema. Lembro de ter tentado habilitar WINS nos clientes (todos Windows XP professional), mas não adiantou nada. Não me lembro se fiz alguma coisa no servidor. Tentei muita coisa, mas só o que funcionou foi o explicado no post.

    ResponderExcluir
  3. Esse servidor estava com "IP Fixo", ou seja, setado manualmente no próprio servidor ou o estava recebendo por DHCP?
    No caso do WINS, você precisa que exista na rede algum servidor configurado provendo esse serviço. Após isso, você pode configurar o serviço DHCP (caso o mesmo esteja sendo provido por servidor Windows) para fornecer a informação de WINS junto com o IP para as máquinas.

    Me desculpe se eu tenha "chovido no molhado".

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Daniel,

    O servidor é o único PC na rede que tem IP fixo. A solução indicada no post nem funcionaria se não tivesse.

    Neste momento, o servidor DHCP da rede é um modem ADSL.

    Honestamente, tem algumas coisas nessa rede que ou eu não entendo o motivo (porque foi implantado antes de eu assumir o serviço e nem o cliente sabe a razão) ou não me lembro.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.