-->

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

DivX player automotivo X-TECH XT-8280


21/01/09: A X-TECH "sumiu" do mercado faz tempo. Pelo menos o site deles não existe mais há meses, por isso os links abaixo não funcionam mais.

  • Site do "fabricante" - Note que é paraguaio, por isso não dá para saber se é uma marca realmente japonesa, como afirma o site, ou um produto chinês com uma marca inventada por um distribuidor, como é o caso da GOTEC. [26/09/08] - A marca é tão vagabunda que o site foi desativado há vários meses.
  • Página do produto - Tirando o design, eu consigo fazer muuuuito melhor.
  • Mercado Livre

Um amigo meu me pediu ajuda ontem depois de ter comprado um aparelho desses. Ele não estava conseguindo de jeito nenhum colocar DivX para rodar. Os arquivos nem apareciam no menu. Eu passei uns 30 minutos na frente do aparelho e descobri umas coisas interessantes sobre ele que não aparecem na propaganda, e por isso vou relatar aqui.

Eu não consegui diagnosticar o problema do meu amigo por telefone, mas quando botei os olhos no browser do aparelho entendi imediatamente. A etapa "player" do XT-8280 é baseada em chipset Sunplus e por isso é necessário entrar no modo "video" para que qualquer filme apareça no menu. Por default, um Sunplus sempre entra no modo "áudio" e por isso só exibe MP3, WMA, etc.

Abaixo, o browser Sunplus. Este especificamente é de outro aparelho, mas não há diferença.


Resolvido o problema, fiz um teste bem breve de 30 minutos:

Em azul, o que é típico de aparelhos baseados em Sunplus

  • Todo o conteúdo do disco é indexado antes do browser ser exibido. Isso pode levar um loongo tempo, dependendo do conteúdo do disco;
  • O chipset desrespeita completamente toda a organização de pastas que você tiver na mídia. Todas as pastas com conteúdo válido são jogadas na raiz. Vira uma bagunça.
  • Não suporta DTS, nem em DVD-Video, nem em AVI;
  • Só seleciona a primeira faixa de áudio em um AVI com múltiplas faixas, mesmo que seja DMF;
  • Suporta legendas DMF;
  • Suporta o container MP4, mas não testei o suporte a codecs comuns do container, como o áudio AAC;
  • Não suporta áudio WAV - É difícil encontrar um aparelho que suporte;
  • Suporte a DVD+RW;
  • Apesar de ter uma tela touchscreen, certas coisas parecem impossíveis de se fazer sem o controle remoto;
  • Apesar do aparelho ter bluetooth, o controle remoto é infravermelho.

Bluetooth

O suporte a bluetooth do aparelho permite coisas interessantes se você tiver um celular também com suporte. Depois de ter feito o "pairing", sempre que você estiver no carro pode fazer ou receber ligações pelo autorádio. O volume baixa automaticamente quando chega uma ligação, você fala por um microfone externo que você pode posicionar onde for mais conveniente e ouve pelos alto-falantes do carro. Como um viva-voz.

A tela touchscreen

A qualidade da imagem é ótima. Eu não pude ver de dia, por isso não dá para saber como fica o contraste, mas à noite fica ótimo. Apesar de ter apenas 4.2", pelo menos para o motorista e o carona já fica muito bom, principalmente se o objetivo for ver clipes e shows. Saber se seria confortável para assistir a um filme iria requerer um teste bem mais prolongado.

Não há dúvida que ter uma tela sensível ao toque contribui para o efeito "que legal" do aparelho, mas não espere muito. Escolher um arquivo no browser Sunplus, por exemplo, é impossível. Você pode discar pela tela touchscreen, mas o projeto é grosseiro e apesar de haver bastante espaço na tela para botões grandes, os botões virtuais são desnecessariamente pequenos. Entretanto o teclado virtual não é feio, assim como não é feia a tela que aparece quando você está no modo rádio. Do ponto de vista visual, só é grosseiro mesmo o browser da Sunplus (sempre é).

O aparelho já vem com suporte a uma conexão com o freio do mão do carro, para que a tela ligue apenas se o freio estiver puxado. Uma exigência da legislação brasileira. Meu amigo disse que ia fazer essa ligação, mas ia esconder uma chave em algum lugar para fazer o "by-pass", permitindo o uso da tela em movimento. Pessoalmente eu acho a multa salgada e não gosto de bater-boca com autoridades, principalmente quando eu estou errado ;)

A tela é destacável, motorizada e tem ajuste de inclinação, que é importante nos casos onde o autorádio fica numa posição bem inconveniente para uma tela, como é o caso do Uno Mille. Para inserir o disco, a tela sai do caminho e volta sozinha depois que o disco é puxado.

Mais problemas

Durante meu breve teste de 30 minutos o aparelho travou umas três vezes exibindo os arquivos no browser ou tentando executar arquivos não suportados. Isso não é surpresa em um aparelho baseado em Sunplus.

Meu amigo recebeu uma ligação no celular enquanto estávamos testando e ficou tentando entender por que o autorádio não se comportou como deveria. É possível ouvir claramente a pessoa que está do outro lado, mas é preciso de mais testes para saber se a pessoa do outro lado ouve bem, porque meu amigo teve que repeitir o que estava dizendo várias vezes durante a conversa. Isso pode ser devido ao efeito "one way" que muitos aparelhos viva-voz tem, que acaba cortando um pedaço da primeira palavra que você diz.


Não é muita coisa, mas é só o que pude apurar em meia hora.

[20/01] Meu amigo comentou, mas não pude ver funcionando, que o aparelho tem suporte a uma conexão para ao engatar a ré a tela passar a exibir a imagem de uma câmera.

5 comentários:

  1. Gostaria de saber se você já teve oportunidade de ver um DVD automotivo marca MIDI Japan MD-7001. Eu tenho um e o touchscreen simplesmente não tem função de volume nem de navegação nos menus do DVD, mais notei que em um modelo MD-7007 mais recente ele tem as funções de navegação no touchscreen o volume sinceramente não sei informar e continuo na duvida, daí fica a pergunta no ar um aparelho desse tem como ter seu firmware atualizado para incluir novas funções?

    ResponderExcluir
  2. Excelente post! Ia comprar....desisti! Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Pois é... Eu tb estava a beira de comprar e desisti

    ResponderExcluir
  4. Pois é... tenho um deste a mais ou menos 1 ano. E estou muito intrigado com a função RDS. Estou em Belo Horizonte e meu antigo som funcionava em RDS numa boa. Esse não, e mais, tem a tecla RDS no painel touch screen, entretanto, ela parece não funcionar, será por que?
    Outra coisa, recentemente o aparelho custa aceitar qualquer mídia introduzida, seja um CD, MP3, ou DVD. Também não saberia dizer do que se trata.
    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, meu Display estragou, tem alguma chance de comprar outra frente ou arrumar esta?
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.