-->

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Teste seu monitor CRT


Com o Nokia Monitor Test, você pode checar se seu monitor CRT (o tradicional) está funcionando bem ou o que especificamente está errado quando você nota que tem algo errado, mas não sabe dizer o que é.

Com ele você pode testar facilmente (entre outras coisas):

  • Convergência - A imagem em um monitor CRT é formada por três canhões de elétrons (vermelho, verde e azul) que varrem a tela. Esses canhões precisam estar perfeitamente alinhados, para não comprometer a definição da imagem. O programa exibe padrões de grade que permitem que você note se algum dos canhões está deslocado.
  • Pureza de cor - Em um monitor de boa qualidade, uma tela verde é uma "placa" de um verde continuo, sem variações ou manchas.

O programa é destinado a monitores CRT porque a maioria dos testes (se não todos) não faz sentido em outras tecnologias. Monitores LCD, por exemplo, não podem ter problemas de convergência ou de pureza.

O único problema que tive com o programa é funcionar apenas no monitor principal. Se você estiver no modo multi-monitor e quiser testar o secundário, precisa fazê-lo ser o primário.

Se você testar o programa e não estiver entendendo algum teste, me avise. Eu pretendo fazer um tutorial, mas isso pode demorar. Para você ter uma idéia, este texto estava em rascunho desde setembro do ano passado porque eu pretendia publicar junto com o tutorial, que nunca tive tempo de fazer.

11 comentários:

  1. Ryan,

    Eu ficaria interessado se você tivesse algum tipo de teste semelhante mas gravado em DVD (pode ser até um DivX) mas o dvd é mais interessante.

    Da um certo trabalho carregar um gerador de caracteres (coisa das antigas) para testar uma televisão na casa do cliente.

    Um videozinho com esses testes seria de muita utilidade, se souber algo similar em video ( free ) avise.

    ResponderExcluir
  2. Ygor,

    Posso estar falando bobagem, mas vamos lá:

    Não deve ser difícil criar um. De cabeça, me parece que basta usar o Nokia Monitor Test com o monitor configurado para uma resolução próxima a de uma TV, tirar snapshots de todos os testes e usar um programa de autoração para compor esses snapshots como capítulos de um DVD.

    Problema:

    Você precisa de um monitor "perfeito" ou os snapshots conterão imperfeições que serão exibidas mesmo em uma TV perfeita. Isso pode ser contornando compondo os seus próprios padrões de teste usando um programa gráfico como o Corel Draw. Aliás, essa é uma opção melhor porque não fere o copyright da Nokia e você pode criar padrões perfeitamente ajustados para NTSC e PAL.

    Se quiser ter uma idéia do resultado disso, procure pelo "Peter Finzel Test Disc V2".

    ResponderExcluir
  3. Pelo proprio ScreenShot o verde fica mais escuro no centro. Você falou que ficaria continuo, isso quer dizer no mesmo tom? Porque, no caso, está mais escuro.

    ResponderExcluir
  4. Helio,

    É melhor baixar o programa e usar. A tela do screenshot tem outro objetivo.

    ResponderExcluir
  5. Não, Ryan, você não entendeu.

    Você comentou que para analisar o padrão de qualidade. Por exemplo, deve-se analisar o padrão do verde. E percebi que através do programa o verde fica mais escuro no centro, logo muda de padrão. Porém, na imagem em jpg esse verde deveria estar homogeneo e também está alterado. Se eu por exemplo fizer um verde desse em jpg numa ferramenta de edição de imagem ele ficaria igual, entende?

    ResponderExcluir
  6. Helio,

    Não estou certo de ter entendido.

    Você está dizendo que o padrão verde do teste de pureza do programa aparece mais escuro no centro, mas isso não ocorre com um padrão verde criado por você mesmo?

    ResponderExcluir
  7. Pelo que entendi na sua explicação o verde teria que ser homogeneo, certo? Logo se está mais escuro no centro é porque a uma fuga de tom.

    Foi isso que não ficou muito claro pra mim.

    ResponderExcluir
  8. Em um monitor perfeito tem que ser homogêneo. Mas não espere muito dos monitores CRT baratos que estão no mercado.

    Meu LG Flatron T930B tem manchas desde que comprei. E eu testei dois.

    ResponderExcluir
  9. Humm.. pode ser isso então o meu é um CRT SAMSUNG SyncMaster 794Mb.

    E o centro fica mais escuro, porém, como tinha te dito antes achei estranho o fato de ficar escuro o centro em qualquer posição. Explicando melhor. Dei um shotscreen da tela, e movi ela para os lados. Não sei se faz muito sentido isso. Mas, a mancha escura era sempre no centro. Pode ter sido uma asneira o que fiz, mas pelo que penso os canhões de luz são fixos.

    ResponderExcluir
  10. Helio,

    Agora acho que entendi o teste que você fez.

    O que o teste de pureza de uma determinada cor faz não é diferente de criar um imagem toda daquela cor em um editor gráfico qualquer e exibir em tela cheia. O resultado é o mesmo. A experiência que você fez apenas prova que o problema é no seu monitor e não uma doideira do programa.

    Quando você faz esses testes começa a entender por que um monitor "x" custa R$600 e um monitor "y" de mesmo tamanho custa R$1200. Para o que eu faço, as manchas são geralmente imperceptíveis. Eu só noto algo errado quando existem extensas regiões brancas na tela. E no meu caso não é só no centro.

    Pureza de cor é uma coisa que passa longe do LG T930B.

    ResponderExcluir
  11. Só para registro, eu tenho quatro monitores em uso neste momento.

    Samsung 753V
    Samsung 793V
    LG 710E
    LG T930B

    Os que se saem melhor nos testes de pureza são os Samsumg, mas todos eles apresentam pelo menos um problema em algum teste.

    Todos foram adquiridos pelo critério "o mais barato de marca respeitável com X polegadas" no mercado em suas épocas.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.