-->

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

"Saturação" do Windows ao usar P2P?

Eu pensei que isso estava acontecendo apenas comigo, mas comentários deixados por Intruder_A6 e Henzo em outro post sugerem que não. Como é off topic discutir isso lá, estou criando este post.

No momento (isso pode mudar) eu estou usando como gateway um PC rodando Windows XP professional e ICS ativado para compartilhar meu acesso à internet com minha rede inteira. Como de qualquer maneira eu estou colocando um PC com Windows ligado 24H na rede, aproveitei para testar programas de P2P nesta máquina.

O problema é que, não importa que aplicação P2P seja usada, depois de um período incerto de tempo (horas ou dias) a navegação (Firefox, IE, etc) nas outras máquinas fica muito lenta, mesmo que a aplicação P2P não esteja usando toda a banda disponível. E curiosamente o problema é mais grave com qualquer site que use o protocolo HTTPS, como o blooger/blogspot, gmail, Orkut, bancos, etc.

A solução do problema só vem mesmo reiniciando o gateway XP. Encerrar a aplicação P2P não adianta.

Eu estou suspeitando que isso seja algum tipo de saturação das tabelas NAT do ICS, por isso estou me preparando para testar soluções mais "robustas" como o Wingate.

Editado: Não faz muito sentido ser uma saturação das tabelas NAT porque pelo que eu entendo uma aplicação rodando no gateway não está sujeita a NAT. A não ser que o uso do Firefox e não o P2P é que esteja saturando as tabelas. No momento eu tenho 114 abas do Firefox abertas e eu imagino que cada uma abra uma porta. De qualquer forma, 114 entradas não deveria ser muito. No momento, só posso especular...

16 comentários:

  1. Cuidado o XP professional, tem algumas travas, segundo a MS para "segurança", para quantidade de conexões simultâneas...

    Mas existe um ótimo path, use Linux...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Esse não é um problema do XP Professional, é uma limitação do XP SP2 para reduzir a velocidade de propagação de vírus como o Blaster.

    O driver TCPIP.SYS do meu gateway ICS já foi devidamente "consertado" para resolver esse problema.

    Se eu pudesse montar um gateway Linux com a mesma velocidade com que monto um gateway Windows, eu o faria.

    ResponderExcluir
  3. Em torrent (não sei se existe tal opção nos demais p2ps), é só diminuir o numero global de conexões. Deixe em torno de 100 que geralmente ajuda.
    Limitar um pouco seu upload é uma boa.

    O cFosSpeed que eu recomendei no comentário do outro post também ajuda. Ele se tornou popular nos trackers e muita gente com o mesmo problema reportou que esse programa ajudou. Ele gerencia tão bem que dá pra fazer download e upload ao mesmo tempo no limite da sua conexão.
    Nele você pode dar prioridades a programas e protocolos. Eu por exemplo deixo bittorrent no low e aumento a prioridade de http. Mas se bem que a configuração padrão dele ja é ótima. Mas não espere que ele resolva seus problemas logo de primeira, pois ele precisa de um período pra se acostumar com seu tipo de conexão.

    Mesmo não precisando tanto (eu uso Azureus e por algum motivo ele não "pesa" tanto na conexão quanto o uTorrent), eu uso ele aqui porque acho melhor que o driver do Windows.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo,

    O patch já está aplicado nesta máquina há muito tempo, mas obrigado pelo link, porque eu não lembrava de onde baixar. No meu caso, estava liberado para 1000 conexões, mas eu baixei para 100 agora para fazer um teste.

    ResponderExcluir
  5. Qual conexão que você usa? Se é ADSL, qual o modem?
    Com base nisso acho que sei qual o problema.

    ResponderExcluir
  6. Henzo,

    Eu sei que você não estava falando disso. Eu estou fazendo outro tipo de experiência (provavelmente inútil).

    ResponderExcluir
  7. Peh de Pano,

    Meu tipo de conexão está explicado vários posts atrás. É por rádio.

    ResponderExcluir
  8. Comigo realmente, como você comentou, satura a conexão ( acontece com o Firefox, mas também afeta o IE ) mesmo eu limitando o upload em 3K com P2P ( o meu link é de 32K ), mas quando eu fecho o microtorrent melhorar muito.

    ResponderExcluir
  9. Eu instalei o patch ( aumentei para 50 conexões simultâneas ), e depois vou ver no que é que dá.

    ResponderExcluir
  10. Intruder_A6,

    É importante ter em mente que o que o patch aumenta é o número de "half open" connections. O Windows não impõe nenhum limite ao número de conexões TCP já abertas.

    ResponderExcluir
  11. Uma coisa que eu percebi é que cada cliente pesa de um jeito na sua conexão. Dos que eu ja usei: Emule é o que mais pesa, uTorrent pesa um pouquinho e o Azureus chega a ser o melhor porque não pesa quase nada (pesa na tua memória só, ocupando cerca de 70mb).

    ResponderExcluir
  12. "Se eu pudesse montar um gateway Linux com a mesma velocidade com que monto um gateway Windows, eu o faria"

    Dá uma googleada sobre "IPCOP", "pfSense", "comixwall"

    Não sou muito fâ do linux, mas essas mini-distro são bem fáceis de instalar e configurar.

    ResponderExcluir
  13. Aqui já aconteceu do XP dar tela azul após alguns dias com o micro ligado direto e rodando utorrent.

    O erro era no tcp****.sys

    Provavelmente, quando o XP abre muitas conexões, deve acontecer alguma memory leak. A velocidade começa a cair, cair e depois de muito tempo, trava o XP.

    Resumindo, acho que é um problema parecido com o antigo problema de gerenciamento de memória que as versões antigas do windows tinham (95-98-Me).

    Há também outra possível causa, que você mesmo já citou: excesso de conexões. Quando eu usava um 3COM OfficeConnect, o roteador não suportava mais do que 700 conexões simultâneas. Parece muito, mas o emule com a rede Kad e o utorrent com DHT ativados, fazem o número de conexões subir sem limites, principalmente as UDP. E no caso do 3COM, ele não conseguia finalizar a conexão, causando lentidão, timeout e resets no modem.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jefferson,
    Novamente apareço por aqui para dar meu comentário. Eu tenho um modem/roteador em ADSL utilizando speedy 1 mega, e quando uso bitorrent por muito tempo (10 horas ou mais), a conexão ou fica tão lenta que não consigo nem navegar ou então morre de vez, tendo que reiniciar o modem.
    Um dos problemas que acontecem é o aumento do número de pedidos de conexão, deixando a rede lenta para responder seus http requests. O outro é congestionamento do roteador, no seu caso, pode ter congestionado o seu servidor.

    São poucos os roteadores que aguentam muitas conexões simultâneas, mais os D-link e ponta de linha. o meu speedtouch 5100 não aguenta muito.
    Não sei de solução para o seu caso, talvez linux mesmo.
    abraço

    ResponderExcluir
  15. Spam,

    Meu problema foi resolvido quando coloquei Windows 2000 no gateway, mas pode ter sido coincidência. Isso está explicado em outro post.

    ResponderExcluir
  16. Acredito que o problema possa ser por dois motivos: número de tentativas de conexão e o número de conexões abertas. O primeiro pelo limite que o S.O. (Win XP SP2 no caso) possui, resolvido com um path; o segundo pelo equipamento (Modem ADSL no caso) que conecta fisicamente o usuário à internet, já que boa parte dos modens possui um número máximo (mas não tão grande para um usuário que usa programas P2P como o eMule e uTorrent) de conexões abertas que suporta ao mesmo tempo.

    "Conheço" uma máquina que é um servidor, que ainda roda duas máquinas virtuais (uma Linux como servidor de arquivos [VMWare]; e outra com XP SP2 com path, rodando eMule e uTorrent [VirtualPC]). Essas 3 máquinas rodam 24h por dia.

    A máquina real só é reiniciada quando o XP apresenta problemas ou lentidão, mas recentemente essa máquina ficou 35 dias no ar, até que apresentou lentidão e teve de ser reiniciada.

    A máquina virtual Linux nunca é reiniciada, exceto, claro, quando a máquina real é reiniciada.

    A máquina virtual que roda XP com o eMule e uTorrent, raramente apresenta tela azul, mas creio que seja problema do Windows (ainda não parei pra ver, pois o problema é raramente).

    O controle de banda da MV XP é feito com o NetLimiter, usando agendamentos. Quando se desativa a moderação de banda pelo NetLimiter, o eMule e uTorrent vão ao máximo, e a internet mais parece uma carroça, e os usuários da rede reclamam. Mas, limitando a conexão desses sanguessugas (eMule e uTorrent), a navegação na internet fica normal, mesmo a máquina estando ligada a dias.

    PS: a conexão é Velox de 1Mbps.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.