-->

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Quanto o Office 2007 custa em espaço no seu HDD

Para uma instalação completa no Windows XP:
  • 776MB em Arquivos de Programas;
  • 517MB em uma pasta oculta chamada MSOCACHE, para onde o Office copia praticamente todo o programa de instalação (sem pedir sua autorização, é claro);
  • 100MB em outras pastas;
Total de aproximadamente 1.4GB.

Editado:
Esses números são do Office 2007 Enterprise. Eu vou testar o Home & Student assim que puder. Vejam as diferenças entre versões.

Para efeito de comparação, o MS Office 2000 espalha um total de 166MB no seu HDD.

Eu acredito firmemente que espaço no disco e memória RAM são do dono do computador e não do desenvolvedor do software para ele fazer o que bem entender. Por isso eu apago a porcaria da pasta MSOCACHE. Se o Office quiser algum arquivo depois, que peça o CD!

16 comentários:

  1. Muito útil saber que essa pasta pode ser deletada. Ja dei tchau pra minha.

    ResponderExcluir
  2. Creio que no final da instalação do Office, existe uma checkbox para você marcar e não salvar os arquivos de instalação do Office no HD. Creio que essa pasta MSOCACHE, sejam essses arquivos de instalação.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. cientista político19/12/07 08:01

    Acho que quem paga 1200 reais pra comprar uma licença do OFFICE 2007 SMALL BUSINESS FULL, não deve se incomodar em gastar 215 reais num disco de 320GB, que permitirá 225 instalações completas.

    ResponderExcluir
  4. Cientista político,

    Se incomoda sim, e muito.

    ResponderExcluir
  5. E é possível adquirir três licenças da versão Home & Student por apenas R$379.

    Se eu não estivesse satisfeito com o Office 2000, acharia um bom negócio.

    ResponderExcluir
  6. Daniel,

    Eu fiz uma instalação de teste do Office 2007 Enterprise no VmWare e não encontrei nenhuma opção para evitar a pasta MSOCache.

    ResponderExcluir
  7. No Office 2007 eu não sei, mas no Office 2003 com certeza aparece. Essa checkbox aparece no final da instalação.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Jefferson,

    A tela é esta aqui:

    http://wings.buffalo.edu/computing/Documentation/win/officexp%20images/office2003_8a.jpg

    A opção é a segunda checkbox.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Daniel,

    Este documento confirma que essa opção não existe no Office 2007.

    ResponderExcluir
  10. Vou verificar, mas se não me engano na instalação automatizada ( ou semi automatizada ) tem a opção de tirar esse detalhe. Tenho só que rever o modelo aqui.

    Ai você extrai sua versão cria uma resposta de instalação não assistida que lhe pergunte a Key. Pode usar o seu CD pra instalar em qualquer maquina, desde que o cliente tenha a key dele.

    Como não é atrelado o processo Key / CD ( salvo mudança de versão - Corporate, Enterprise, e etc ) isso facilita só uns 300% o setup.

    Eu faço o mesmo com o Windows usando o Nlite ou similar.

    ResponderExcluir
  11. Ygor,

    No meu ponto de vista, não há ganho significativo ao automatizar a instalação do Office.

    No caso do Windows, sim. Porque ele pára vezes demais para fazer perguntas durante o processo.

    ResponderExcluir
  12. Para End-Users não tem muitos ganhos mesmo. O Windows tem mais.

    Agora para um Admin de TI que faz via Deploy. Isso é muito mais pratico, principalmente quando não podemos usar soluções tipo Clone (Ghost e similares).

    Integro chave, servicepack, addons, configurações personalizadas da empresa de uma unica vez ao setup - basta enviar via rede ou mesmo instalar via DVD.

    Meu DVD de Auto-Instalação - que considero 85% funcional, ja faz isso. Instala o Windows XP ou outra versão (selecionavel no booting do CD com um Menuzinho). Todo automatizado e atualizado até o mesmo de novembro, e apos terminar dispara o WPI (Windows PostWizard Install mais info em: http://www.msfn.org/board) - bastando selecionar o kit de aplicativos que desejo ( office 2003 / 2007 - winrar, antivirus e etc ) e deixar rolar. Em 2 Horas tenho um PC baseado no padrão da empresa rodando 100%.

    ResponderExcluir
  13. cientista político20/12/07 07:30

    Jefferson,
    Vc. já viu qual o tamanho do service pack do Office 2007?
    :)

    ResponderExcluir
  14. Eu prefiro deixar esse MSOCACHE do que ter que me deslocar 20KM só pra colar um cd numa máquina em que outlook de uma hora pra outra invoca que precisa do dicionario em espanhol instalado :)

    ResponderExcluir
  15. Não me incomodo com isso. Na era de HD padrão de 250GB.
    Engraçado vc ter mencionado o Office 2000 pois oque achava mais irritante era o contante pedido do CD para atualizar. Mesmo fazendo a instalação completa vivia pedindo o CD. Extremamente irritante.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,

    Eu não tenho grande experiência com as versões do Office do 2000 em diante, porque ainda uso o Office 97. Mas se não me engano o Office fica pedindo o CD apenas quando você entra como um novo usuário no PC.

    Se for assim mesmo e você é o único usuário do seu PC (o meu caso) ou já "inicializou" todos os usuários que vão usar o Office no PC, aquele espaço ocupado no HDD é um desperdício.

    Eu sei que os HDDs estão estúpidamente grandes hoje, mas excesso de arquivos sempre atrapalha operações de manutenção (scandisk, antivirus, backup, recuperação de dados, etc).

    Eu entendo que ter que procurar o disco é irritante (eu mesmo não gosto disso). Mas gosto menos ainda de programas que se acham donos do meu espaço em disco, da minha CPU e da minha RAM.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.