-->

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Palm Desktop Application - não roda

Após instalar o Palm Desktop com o XP "limpo" e fazer o Hotsync, o programa logo após abrir deu uma mensagem de erro e ficou inutilizado. Os detalhes ("assinatura") do erro:

AppName: palm.exe
AppVer: 4.1.4.0
ModName: mfc42.dll
ModVer: 6.2.4131.0
Offset: 00004973

Pesquisando com o Google, descobri que Intruder_A6 teve o mesmo problema há dois anos e seu relato me deu a pista de que precisava para localizar a causa. Bastou renomear a pasta "address" dentro do meu perfil para o Palm Desktop conseguir entrar normalmente. O problema era de corrupção no meu address book (contatos) em address.dat. É claro que ao renomear a pasta o Palm Desktop abriu sem nenhum contato e quando refiz o Hotsync o problema voltou, porque a cópia no telefone também estava corrompida.

Como o Palm Desktop estava tentando exibir os contatos logo ao abrir, não era possível rodar o "Verificar e Corrigir registros corrompidos" sugerido por Intruder_A6.

Para consertar o problema definitivamente:
  • Renomeie sua pasta address para address1;
  • Execute o Palm Desktop e escolha "Tasks" no painel para que o programa não tente abrir address.dat logo ao iniciar;
  • Feche o Palm Desktop;
  • Copie address.dat e address.bak da pasta address1 por cima dos arquivos que o Palm Desktop criou automaticamente (1K cada) na nova pasta address;
  • Abra o Palm Desktop. Não deve dar erro, porque ele vai lembrar que você fechou da última vez exibindo "Tasks". Não clique em nada que não esteja nestas instruções;
  • Imediatamente, execute Tools - Options - Tools - Check Now. Espere, porque pode demorar um pouco. Ignore a mensagem "Welcome to the Media Desktop", se aparecer;
  • Faça um novo Hotsync;
Problema resolvido.


Como essa solução funciona

Address.dat está corrompido e pode ser consertado, mas você não consegue rodar a ferramenta necessária porque o Palm Desktop dá uma erro irrecuperável logo de cara. Mas ele dá erro porque está abrindo automaticamente nos Contatos. Se ele abrir em Tasks, não vai dar erro algum a não ser que você vá clicar em Contatos. Então o método acima simplesmente explica como fazer para que o Palm Desktop abra em Tasks com o address.dat corrompido.

Possíveis causas
  • Eu estava testando o Agendus, e arranquei-o na marra porque estava atrapalhando mais que ajudando;
  • Bem antes disso, há uns dois meses, eu percebi uma grande doideira ao adicionar um contato pelo próprio Treo. A mesma pessoa tinha dois registros idênticos, mas eu só havia criado um. Apagar e fazer de novo criava novamente uma duplicata; O banco de dados já devia estar corrompido nesse momento e como fazia tempo que eu não usava o Palm Desktop, não havia notado

6 comentários:

  1. O Palm Desktop ( e o Palm OS ) sempre me dá dor de cabeça, a última que tive foi com um problema com o recurso de criptografar os dados ( dos programas que eu seleciono ), corrompi o meu banco de dados e tive que fazer uma gambiarra para recuperar o Adress e outros bancos de dados do Palm, mas tive algumas perdas ( maldito PalmOS Bugado ).

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jefferson! Funcionou e resolveu!!!!
    Que alívio, já q o Palm Desktop é o software q mais uso depois do Outlook.
    Obrigado por postar como resolver esse problema. Tinha buscado em vários lugares e nada funcionava, nem no site oficial da Palm se encontra solução.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Maravilha de dica Jefferson...depois de muito ralar achei a sua dica permitindo recuperar minha agenda.

    O planeta agradece pela sua iluminação !

    29 de Agosto de 2009

    ResponderExcluir
  4. não consigo localizar a pasta address, como faço?

    ResponderExcluir
  5. A pasta "address" fica dentro da pasta do seu perfil. Se você encontra a pasta do seu perfil e não acha "address" você tem um problema maior do que o apresentado neste post.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh... eu me refiro ao seu perfil do PALM DESKTOP. Não ao seu perfil no Windows.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.