-->

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Novidades da minha conexão via rádio

Este post continua a narrativa iniciada neste

Aproveitando uma parada para manutenção do meu provedor no domingo, eu mudei o SO do meu gateway ICS para Windows 2000 SP4 Professional (era o XP SP2 Professional), na esperança de que fizesse alguma diferença quanto ao meu problema de "saturação". Minha experiência ficou comprometida porque a parada que o provedor fez foi justamente para fazer mudanças. O software de gerenciamento dos usuários agora é o VigoProvider e, mais importante, o HTTP Proxy agora é da Mikrotik.

Editado: Eles também estão usando um servidor rodando Linux Kurumin e squid 2.6STABLE5. Isso pode ser visto nos logs do Flashget ao baixar um arquivo.

O que mudou para melhor:
  • Desde o domingo às 8 da manhã, quando voltei ao ar, não experimentei mais nenhum problema de "saturação";
  • Eu não havia comentado isso ainda, mas qualquer operação com o blogger/blogspot exceto Visualizar (postar, editar, comentar, etc.) era estranhamente lerda (mais do que por linha discada) e às vezes nem se concretizava. Mas agora está rápido como deveria ser;
  • Estou conseguindo baixar do Rapidshare (pouco, mas consigo);
Como o provedor também fez mudanças do lado dele, fica difícil afirmar categoricamente que o meu problema (a saturação) era no Windows XP. Eu vou esperar um tempo (dias ou semanas) e restaurar a instalação XP (eu não a apaguei) para ver se o problema volta.

Eu também não havia comentado aqui porque estava investigando, mas pela conexão via rádio eu não conseguia usar o Bradesco Internet Banking, porque antes de chegar ao saldo eu recebia uma mensagem do banco do tipo "foi detectada alteração do seu endereço IP" e a sessão era encerrada. No dia da mudança o acesso ao banco passou a funcionar e me animei, mas hoje fui testar novamente e deu o mesmo erro.

Liguei para o suporte e o responsável entendeu imediatamente qual era o problema. O software deles faz balanceamento automático de carga entre as várias conexões com a Internet que eles possuem, por isso durante um mesmo acesso ao Bradesco o meu IP poderia mudar (e estava mudando) de repente. Ele mudou a configuração para que toda comunicação por protocolo HTTPS ficasse restrita a uma única conexão e isso aparentemente resolveu meu problema.

Eu acho que é também devido a esse balanceamento de carga que o Rapidshare aqui sempre dava erro. Seria de se esperar que o erro fosse do tipo "seu IP já está baixando um arquivo" ou "você tem que esperar xxx minutos...", mas era sempre "download session invalid" após digitar o captcha.

Eu solicitei que abrissem uma faixa de portas para mim (para usar em P2P, VNC, etc) e o responsável concordou em fazer. Mas isso pode demorar porque pelo visto ele não tinha tentado fazer isso para nenhum cliente ainda.

Algumas coisas mudaram para pior, mas não vou comentar por enquanto.

4 comentários:

  1. Jefferson, muito interessante esta tua experiência com o balanceamento de carga (troca do IP)... aqui na empresa temos uma conexão ADSL e uma conexão por rádio para "contingências" (como o ADSL ficar algum tempo fora do ar - já aconteceu isso). Atualmente estou pensando em colocar o balanceamento de carga para usar os dois ao mesmo tempo e aproveitar o radinho. É bom saber que talvez vou ter que lidar com esse tipo de problema e pesquisar isso junto com o fornecedor do aplicativo.

    ResponderExcluir
  2. Load Balance - Interessante.

    Se não me engano aquela versão linux BrazilProxy algo assim faz isso também.

    Queria fazer algo semelhante, mas não que divida carga, mas que some as cargas, ou seja duplique a velocidade.

    ResponderExcluir
  3. Ygor Almeida, mas você pode fazer o seguinte: no nosso caso, por exemplo,podes fazer com que todas as mensagens de e-mail, por exemplo, usem o rádio e o restante use o ADSL. Como o nosso serviço de e-mail é terceirizado (está hospedado no provedor que TAMBÉM disponibiliza nossa conexão por rádio), a comunicação nessas mensagens chega a ser maior do que se tudo fosse por ADSL.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Estou tendo o mesmo problema com o Internet Banking do Bradesco (detectada alteração de endereço IP). Já tentei várias vezes o suporte técnico deles, mas nada. No provedor também já me garantiram que meu IP é fixo. O que pode estar havendo de errado? Será alguma configuação na minha máquina?
    Por favor, me dê uma luz...
    gilson.medeiros@oi.com.br

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.