-->

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Enooorme burrada!

Há 10 dias, um erro de interpretação do funcionamento do Symantec Ghost me fez perder 40GB e vários meses de trabalho.

Eu precisei copiar o conteúdo do meu HDD principal para um outro HDD para fazer uma experiência:
  • HDD fonte: Samsung IDE 40GB com duas partições
  • HDD destino: Seagate IDE 40GB com uma partição

O HDD fonte estava ligado como master na controladora primária e liguei o destino como master na secundária. Como precaução costumeira eu removi todos os outros HDDs da máquina para evitar identificação incorreta.

Ao iniciar o Ghost via DOS, não dava para saber quem era quem porque ambos apareciam como HDDs de 40GB, por isso escolhi o HDD 1 como fonte e o HDD 2 como destino. Mas ao exibir as informações do destino, antes de iniciar a cópia, o Ghost me mostrou duas partições. Até então, por pura falta de atenção e por ter usado o Ghost muito pouco e apenas para copiar partições únicas, eu supunha que a janela "HDD Destino" mostrava a situação corrente do HDD, para que você tivesse certeza de que não estava apagando o HDD errado. Como descobri depois ao investigar o que havia dado errado, a janela "HDD Destino" mostra como o HDD vai ficar, depois da operação.

Eu assumi que o Ghost estava apenas numerando os HDDs ao contrário e me baseei na informação de particionamento para determinar qual era a ordem correta. Inverti a seleção e iniciei a cópia.

Lá pela metade do processo, uns 8 minutos depois, percebi que havia algo errado porque o Ghost me mostrava arquivos que não deveriam estar no meu HDD fonte, mas estavam no HDD que deveria ser o destino. Mas achei que já era tarde para fazer qualquer coisa. Deixei o processo terminar e testei: O Ghost fez a cópia no sentido inverso do que eu desejava.

Eu rodei o GetDataback e ainda foi possível recuperar algumas coisas importantes, porque o conteúdo do HDD errado era menor que o do meu HDD, mas muito trabalho foi definitivamente perdido. Se eu tivesse cancelado o processo no momento que notei o problema, poderia ter recuperado mais.

O que estava no HDD sobreescrito (em vermelho, o que vai fazer mais falta):
  • Minha instalação principal do XP, que já refiz quase completamente;
  • Todas as personalizações do Google Earth (tinha backup total);
  • Todas as informações do meu Treo650 (backup total no próprio Treo);
  • Duas ou três semanas de downloads;
  • Um ano de bookmarks do Firefox (recuperado com o GetDataback);
  • Três meses de trabalho no Delphi (eu tinha backup até 12/09);
  • Seis meses de fotografias, incluindo todas as fotos de modems ADSL (uns quatro) não publicadas, fotos internas do DivX player Stracta SE120, fotos do harware de minha conexão wireless, incluindo fotos das antenas do meu provedor (sem backup);
  • Vários meses de anotações (recuperei algumas coisas com o GetDataback);
  • Algumas páginas do site que estavam em rascunho, com as respectivas imagens (eu tinha backup até 10/11 e recuperei algumas coisas com o GetDataback);
  • Cerca de 10GB de software arquivado. Downloads, cópias de CDs de revistas, etc;
  • 1GB de ThinExes (eu tinha backup de quase todos);

Com a perda da minha pasta Delphi, perdi os seguintes códigos-fonte:
  • DictSync;
  • Um software de mudança do MAC address que eu estava preparando, incluindo o "macete" para se resetar uma conexão de rede automaticamente;
  • Um software para download de trailers da Apple que estava em teste;
  • Todo o trabalho que eu vinha fazendo nos últimos dias para a nova versão corrigida do GetClip (lamento, 1N73RC3P70R, mas agora vai demorar mesmo...)
Eu ainda não confirmei se minhas últimas mudanças no MTK Patcher estavam no backup. Pela data, sim. Eu estou torcendo, porque chegar ao ponto onde eu estava novamente pode custar semanas de dedicação exclusiva;

Mesmo que o problema com o Ghost não tivesse ocorrido, diversos outros problemas poderiam ter me feito perder esses dados todos. O mais incômodo foi perceber que meu último backup de fotos tinha sido feito há seis meses e que eu tive várias oportunidades de fazer backup de meus bookmarks mas não fiz. Certamente meu procedimento de backup tem diversas falhas sérias que precisam ser corrigidas.

Mas ainda bem, ainda bem, que não foi o HDD de um cliente.

06/06/09: Seguindo recomendações feitas pelos leitores eu passei a usar o Acronis True Image e estou satisfeito com ele. Não uso mais o Norton Ghost há muito tempo.

17 comentários:

  1. Quanto a bookmarks, fica uma dica, existe um extensão para firefox chamada foxmarks, ela faz backup online de todas as bookmarks para um servidor, com isso se um problema dessa espécie ocorre novamente vc pode ficar tranquilo

    ResponderExcluir
  2. Depois de um problema que eu quase tive alguns meses atrás, nunca mais deixei de fazer backup das minhas fotos e dos meus arquivos de trabalho. Pelo menos uma vez por semana, vai tudo dos HDs para o meu HD SATA externo numa case USB. Santos backups :D
    Músicas entram, mas vídeos não: qualquer coisa que eu perca, é só pegar de novo. Se for alguma gravação minha, tudo bem, espero passar de novo na TV e grava novamente :D

    ResponderExcluir
  3. Eu sei como você se sente. Também já perdi um hd uma vez... Só que eu não consegui recuperar nada!

    Aliás, lembrar disso é a única coisa que me motiva a levar o backup a sério!

    Bom ano novo... Abraço...

    ResponderExcluir
  4. Fotos, vídeos e afins: DVD! E múltiplas cópias periodicamente.

    Código e documentos: software de controle de versões. Hospede em algum lugar. Acredite, é barato! E backups periódicos em DVD.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jefferson. Em primeiro lugar, parabéns pelo blog e pelo fórum, venho acompanhando ambos à algum tempo e realmente seu trabalho é muito bom.
    Quanto à perda do hd, me permita uma sugestão. Já passei por isso e a muitos anos adotei o recurso de dois (ou mais) hd's na máquina, em um deles - atualmente um Raptor de 40G - apenas sistema e aplicativos, e no outro - um samsung de 250G - todos os meus arquivos, inclusive backups de bookmarks e personalizações de programas. Sem esquecer é claro dos backups periódicos em DVD.
    Em todo caso, todo mundo está sujeito a passar por isso, por mais cuidados que tome. O que mais me impressionou, e de forma positiva, foi alguém com a sua experiència vir a público assumir isso. Mais uma vez, parabéns, pelo bom trabalho e pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive alguns problemas com o norton ghost. Após copiar um disco, o clonado ficava apresentava falhas. Passei a usar o Acronis. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Usei hoje o getdataback.. quebrou um galhão!

    Ja fiz uma dessas e me confundi com uma partição (tenho 8 no meu micro). Felizmente não perdi nada importante.

    ResponderExcluir
  8. Ryan, vc ainda tem intenção de tentar recuperar os dados ? existem outras ferramentas pra esse fim, o get data é ótimo, mas as vezes algo mais simples e funcional resolve problemas que softwares mais conhecidos não conseguem, no caso de fotos tem alguns freeewares que ajudam bastante.
    Se ainda quiser tentar me avise que de alguma forma te dou auxilio, ainda que via msn ou sei la... fica ai meu abraço e um excelente 2008

    ResponderExcluir
  9. Bruno,

    Eu já faço backups em DVD. Eu tenho dezenas de DVDs com backup de documentos desde que meu programa de e-mail era o Pegasus Mail. Mas eu demoro muito tempo para fazê-los. Esse é o problema.

    ResponderExcluir
  10. Oxysucker,

    Eu já tenho múltiplos HDs, e múltiplas partições por motivo de otimização de espaço e organização, mas isso não ajuda nada quando você só tem uma cópia das suas coisas :(

    O problema foi a falta de uma metodologia de backup que seja independente do meu "saco" para fazê-lo. Mas já estou tomando providências para que isso não aconteça de novo.

    Quanto ao fato de eu tornar pública a minha besteira, não é a primeira vez, infelizmente :(

    ResponderExcluir
  11. socio,

    Não creio que haja mais nada para ser recuperado. Minhas fotos foram simplesmente sobreescritas pelos mais de 10GB de dados que estsvam no outro HDD.

    Esse tipo de "milagre" da recuperação de dados só acontece mesmo na série 24H :)

    ResponderExcluir
  12. Cientista politico,

    Eu estou satisfeito com os resultados do Ghost até agora, embora tenha usado pouco.

    ResponderExcluir
  13. rs... Engraçado vc ter citado a série 24 Horas, pensei na mesma coisa (sou fã da série).

    Mas lamento pelo ocorrido. Também já perdi dados importantes quando uma vez um HDD de 20 GB resolveu morrer. Nem trocar a placa lógica adiantou, o HDD foi pro saco mesmo. Sei o quão duro é perder os dados sem uma possível recuperação.

    E também demoro pra fazer backups, infelizmente pelo mesmo motivo: paciência! Tenho que agilizar isso.

    Mas é bom que torne público esse tipo de acontecimento: pelo menos fica o alerta pro pessoal que frequenta aqui.

    ResponderExcluir
  14. Jeferson

    Eu tenho uma Lan House e sei o que vc passou com o ghost...ja conteceu comigo....como tenho 16 maquinas iguais, na primeira vez estava clonando 5 maquinas....boas...pra substituir as ruins....o que aconteceu foi o mesmo...que vc....fiquei com 10 maquinas ruins....mas...e pra aprendermos....
    Agora uso o Acronis....digo a vc...use e vc vai gostar....
    Um abraço ...continue escrevendo....

    ResponderExcluir
  15. Buenas! Já usou o Easy Recovery Professional, da Ontrack? E o Norton Ghost 10 ou 11? Todos em espanhol, baixados no torrent. Poderia ter evitado usando o Ghost 10. Mas tbm testei SO de CD boot que tem estas ferramentas para cópia de HD e Partições : um Windows Vista CE, encontrado em blogs, feito pelo site chip, alemão se não me engano. Entro com ele e uso o Recovery por pendrive.

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo eu tbem ja tive o mesmo problema por isso que nao uso mais o GHOST, a interface dele alem de antiga tipow "dos" e sistemas em "clipper" acaba por confundir, lhe aconselho a partir de agora usar o acronis migrate easy 7, pode procurar ele no "4shared" é muito melhor ele mostra o serial do hd, unidades tamnhos e outras informações que não tem como errar, testa ai e me avisa, t+

    eugeniosp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. regra que uso nos clones com ghost , acronis quando os discos teem mesma capacidade e fica dificil de os identificar
    ligar 1º disco de destino sozinho e limpar as partições assim fica impossivel depois errar a origem e destino programas não aceitam como origem um disco vazio

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.