-->

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Baixando vídeos do youtube, sem software extra

Eu não sei há quanto tempo, porque só notei na semana passada quando fui instalar meu software GetClip para minha irmã, mas o Youtube mudou a forma como suas páginas são geradas, por isso o GetClip parou de funcionar.

O novo método de "codificação" dos URLs é tão simples quanto o anterior. Eu não sei por que não expliquei o anterior aqui no blog, mas aqui está o novo:
  • Vá para a página do vídeo que você quer baixar;
  • Peça para ver o "código fonte" no seu browser;
  • Procure pela linha que contém a expressão "var swfArgs"
Por exemplo, nesta página do Youtube (um review de três TVs FullHD):
http://www.youtube.com/watch?v=ERuy7Gj7lJE

A linha era assim quando fiz a análise:

var swfArgs = {hl:'en',video_id:'ERuy7Gj7lJE',l:'437'
,t:'OEgsToPDskJu_nc0VzJgiqQOxXVptrEK',sk:'5oAp0qM8iDmnMgcfAU-ofAC'};

E o verdadeiro endereço do filme foi (linha única):

http://youtube.com/get_video?video_id=ERuy7Gj7lJE&t=
OEgsToPDskJu_nc0VzJgiqQOxXVptrEK

A porção em verde (o video_id) nunca muda e faz parte do endereço da página onde você vê o filme, mas a porção em vermelho (uma espécie de senha) minutos ou horas depois já vai ser diferente, por isso precisa ser obtida novamente por análise da página.

Em outras palavras, o endereço é montado assim:

'http://youtube.com/get_video?video_id=' + video_id + '&t=' + senha

Você pode usar qualquer software para baixar, incluindo o próprio browser ou um gerenciador como o Flashget. Salve com a extensão .flv. Para assistir você pode usar, entre outros, o VLC.

Já tenho uma nova versão de GetClip corrigida, mas ainda não fiz o upload.

11 comentários:

  1. Para quem usa Firefox existe uma forma mais simples de baixar um video no Youtube, que é usar o seguinte bookmarket. Eu já testei e funciona. Não é necessário instalar nenhuma extensão.

    http://1024k.de/bookmarklets/video-bookmarklets.html

    ResponderExcluir
  2. Ryan, pelo que eu lembro, já fazem mais de 2 meses que seu GetClip parou de funcionar. Eu ia até te avisar e perguntar se tinha uma versão corrigida, mas acabei me esquecendo completamente já que ao mesmo tempo andei dando um tempo no Youtube (aquilo é terrível, não dá vontade de parar de baixar! :) ).

    E parabéns pelo software! Ele é ótimo, passei a usar apenas ele. O sistema de fila é muito prático e ajuda muito. Se puder upar a nova versão ficaremos grato.

    ResponderExcluir
  3. Também indico como player o "Riva FLV Player". Ele é leve e ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Olá. Seu blog oferece feed rss?

    ResponderExcluir
  5. Não, o blogger/blogspot só oferece feeds ATOM. Mas muitos "feed readers", incluindo o embutido no Firefox, suportam ambos.

    ResponderExcluir
  6. 1N73RC3P70R,

    Eu estou com um problema nó código-fonte do GetClip, por causa de um bug (ou idiossincrasia) do Delphi que nunca consegui entender, modificações antigas que fiz para a versão 0.64 foram feitas inadvertidamente no meu backup da versão 0.63 e agora estou atrapalhado aqui para fazer o merge, porque depois de mais de seis meses é dose saber que versão do arquivo está certa e onde.

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que a intenção é fazer o download sem instalar nada. Achei muito massa o fato de você ter explicado como funciona. Eu não sabia que era assim.

    Mas quero aproveitar o assunto pra dizer que estou muito satisfeito com a levíssima (60K) e veloz extensão do Firefox chamada Fast Video Download. O ícone dela fica na barra de status. Na aba do video que você quer baixar, é só clicar no ícone e abre-se a janela perguntando onde você quer salvar.

    A principal vantagem pra mim é que o nome do arquivo já vem bonitinho como é no YouTube. Ela funciona com outros sites de vídeo e os vídeos inseridos em outras páginas (como em um blog) aparecem com o link "Baixar vídeo" embaixo.

    Eu gostei muito dessa extensão. Tem sido 100% útil e satisfatória.

    E pra assistir os FLVs estou usando o Media Player Classic, que vem junto com o K-Lite Mega Codec Pack. Os outros players que testei não faziam processamento overlay pra exibir o vídeo, não deixavam eu colocar em tela cheia e não deixavam eu voltar ou avançar o vídeo. O Media Player Classic executa FLV da mesma forma que executa um AVI.

    ResponderExcluir
  8. É, Ryan, também já fui programador, sei como é complicado. Era uma tortura voltar ao código fonte meses depois pra mexer em algo. Acho que foi por isso que acabei deixando de lado a programação.
    Mas aviso que se conseguir arrumar o GetClip ele será muito bem vindo! :)

    ResponderExcluir
  9. tem um jeito mais facil é tambem sem instalar nada.

    e so troca a palavra youtube por voobys.

    exemplo:
    http://www.youtube.com/watch?v=ERuy7Gj7lJE original

    trocado.

    http://www.voobys.com/watch?v=ERuy7Gj7lJE

    assim voce pode baixar em mp4 com boa resoluçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que instalar algo, sim: Java.

      Eu, pelo menos, quero distância dele. Só instalo em computador que acessa bancos e só para os bancos que insistem em exigi-lo (BB).

      Excluir
    2. Lembrando que se requer java, então você tem que baixar um applet da Vooby depois. O processo pode ser "transparente", mas ainda assim você está instalando um programa (dois: o java e o applet) no seu computador. Hoje, é muito melhor usar o flashgot no Firefox, que permite escolher que formato você quer baixar direto da página do youtube.

      Excluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.