-->

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Alternando rapidamente as propriedades TCP/IP

Eu ainda não cancelei meu acesso discado ilimitado, nem desmontei meu roteador coyote, por isso o acesso ainda está disponível na minha rede mas não dá para usar ambos ao mesmo tempo (não com a organização atual do hardware). Para evitar que minhas irmãs acabem com meu prazer de usar banda larga usando uma combinação de Orkut, Youtube, videoconferência, Skype e rádio online, já que elas não contribuíram e nem querem contribuir com meus gastos (a mais velha até pode, mas é pirangueira/sovina/avarenta/morta-fome/encostada demais para isso) , eu deixei o acesso discado para elas, por enquanto.

Nota: Eu estou testando soluções que controlam o quanto de banda cada usuário da rede pode usar, mas até agora os resultados foram ruins e vou deixar para falar sobre isso depois.

Essa solução temporária (e muito inconveniente) está dividindo minha rede em duas sub-redes com endereçamentos diferentes (lógico). Cada vez que preciso acessar os PCs de minhas irmãs ou acessar o roteador coyote, preciso mudar manualmente endereço IP e gateway do meu PC. Como isso já estava enchendo o saco, parti para procurar um software que fizesse isso por mim.

Existem vários, mas eu parei de procurar quando testei o freeware coreano Shock IP Changer.

Editado: acabei de perceber um recurso do XP que pode tornar isso tudo desnecessário, pelo menos no meu caso. Vou testar mais e comentarei depois.

Como o programa você pode criar facilmente quantos perfis quiser, cada um com sua interface, IP, gateway, máscara, servidores DNS e até a impressora padrão.

Já que não tenho múltiplas impressoras compartilhadas na minha rede, o principal diferencial desse software para mim, comparado com os softwares que testei antes dele, é que você amarra o perfil a uma interface (e não a uma conexão) escolhendo em um menu. Eu cheguei a testar softwares que não funcionavam por assumir que a conexão de rede se chamava "Local Area Connection" (só funciona no Windows XP em inglês) ou que exigiam que você digitasse cuidadosamente o nome da conexão (basta usar uma minúscula no lugar errado para não funcionar), provavelmente porque o autor não sabe como procurar os nomes no Registro.

É importante salientar que o XP já tem um recurso chamado "configuração alternativa" que permite que você tenha até duas configurações diferentes, mas desde que a principal seja por DHCP e a outra com IP fixo selecionada automaticamente se o servidor DHCP não responder. Ou seja: não te dá nenhum controle sobre em que sub-rede entrar num dado momento, nem dá para usar se você tiver um IP fixo diferente para cada rede.

O software é especialmente interessante para quem tem notebook e acessa múltiplas redes sem DHCP.

5 comentários:

  1. Eu já tentei usar o Mobile Net Switcher para fazer isso, mas era trial e não achava serial para ele. Então, larguei tudo de lado e fiz tudo NA UNHA: criei vários arquivos .BAT (na verdade, um só, o resto é copy & paste + ajustes) para configurar minhas interfaces de rede do meu note de acordo com com o local onde me encontrava. A única coisa que não consegui fazer foi habilitar/desabilitar as interfaces por linha de comando (em casa é Wi-Fi, mas no escritório é cabeado normal). Mas eu resolvi criando vários "profiles" de hardware, e desativando as interfaces correspondentes em cada profile. Uma gambiarra, mas me serviu durante os mais de 6 meses que fiquei usando o note entre casa/trabalho, até deixar de levá-lo para o trabalho (usava como desktop replacemente, por ele ser beeem melhor que os desktops que eu tinha à mão no escritório, até receber uma máquina realmente decente para o que faço)

    ResponderExcluir
  2. Kenshin,

    Realmente o XP não tem suporte a desativar/ativar interfaces por linha de comando ou scripts. Se ainda for de seu interesse, eu posso fazer um programa de linha de comando que faz o reset de uma interface pelo nome da conexão. A linha de comando seria algo como:

    ResetNIC "Conexão Local"

    Eu aprendi a fazer isso em Delphi na semana passada e ainda estou testando.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    Não sei se você conhece mas o Xp e w2k permitem que você atribua mais de um IP Fixo para a mesma placa de rede é só você ir lá na janela de propriedades do protocolo tcp/IP você clica em avançado e lá você consegue adicionar quantos endereços IP você quiser(eu acho pois só usei este recurso com dois IP diferentes).

    Outra coisa este recurso não funciona com o DHCP ativo.

    ResponderExcluir
  4. Fernando,

    É exatamente a isso que estou me referindo no parágrafo: "acabei de perceber um recurso do XP..."

    O problema com DHCP não é o único. Estou testando mais antes de falar sobre isso.

    ResponderExcluir
  5. Este assunto é muito interessante!

    Navegando pelo YouTube descobri o netsh, um programa "command line" que vem com o XP e faz essas coisas via linha de comando.

    Um cara chamado hotline postou no YouTube um vídeo onde ele mostra como trocar o IP que o modem da NET VIRTUA dá ao computador via DHCP. Para isso ele rodava um bat com esses comandos:

    (começo)

    ipconfig /release

    netsh interface ip set address name="Conexao local" static 111.111.111.111 255.000.000.000

    netsh interface ip set dns "Conexao local" static 111.111.111.111

    netsh interface ip set address "Conexao local" dhcp

    netsh interface ip set dns name="Conexao local" source=dhcp

    ipconfig /renew

    (fim)

    Achei muito interessante. O uso do netsh com certeza terá muita utilidade para mim. Deve seri disso que o Kenshin Battousai falava no seu comentário.

    Quanto ao recurso do XP deixar o cara configurar a rede para ter mais de um IP... Eu já vi isso lá, mas não tenho idéia de como funciona.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.