-->

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

XP resetando sem parar após upgrade de hardware

Um amigo meu me telefonou ontem com esse problema. A motherboard P4 de um cliente pifou e ele acabou fazendo o upgrade "PPM" (placa-mãe, processador e memória) para AM2. Depois disso o XP não entrou mais, reiniciando o tempo todo.

Inicialmente achei que fosse o clássico problema de controladora IDE relacionado com o chipset da nova placa, mas meu amigo disse que já havia feito a Recuperação do sistema usando o CD do Windows XP e nada havia mudado. O mesmo HDD colocado no PC dele, Intel P4, iniciava normalmente, mas não na nova máquina do cliente.

Instalar do zero não era opção, porque o cliente tinha diversos programas de automação instalados cuja reinstalação iria levar, segundo o próprio cliente, uns 30 dias de peregrinação pelos setores responsáveis por isso na empresa. E foi por isso que meu amigo me ligou, já que meu negócio é manutenção não-destrutiva.

Por telefone pedi para ele detalhar mais o problema, então fiquei sabendo que o logotipo do XP era exibido e que o reset ocorria quando este era apagado, mais ou menos quando você espera que vá aparecer o ponteiro do mouse. Não parecia mesmo com o clássico problema de controladora IDE.

Eu perguntei se aparecia alguma tela azul de erro antes de reiniciar e ele disse que não.

Já que o HDD iniciava normalmente no P4 dele, sugeri que ele usasse o MSconfig para desligar todos os serviços e programas iniciando automaticamente porque poderia ser um deles. Ele fez isso, mas aproveitou também para desativar a (muito idiota) opção de Reiniciar automaticamente do XP. Eu não pensei em sugerir isso porque ele disse que não via mensagem de erro alguma.



[12/11] Para chegar a esta janela: Win+Pause -> Avançado -> Inicialização e Recuperação -> Configurações

O problema não é essa opção existir. A idiotice da MS é fazer com que ela venha marcada como default ao instalar o XP e uma das primeiras coisas que faço ao instalar o XP em qualquer PC é desligar isso aí. Reiniciar automaticamente é bom para servidores e outros PCs que rodam primariamente sem supervisão, mas em máquinas comuns só atrasa o diagnóstico.

Desativar os serviços não fez efeito algum, mas com o desligamento do reinício automático foi possivel ver que o XP estava acusando um erro antes de reiniciar.

STOP: 0x0000007E

A mensagem provavelmente piscava tão rápido que não dava para ver. De agora em diante, vou passar a sempre sugerir o desligamento do reinicio automático mesmo que não pareça haver mensagem alguma.

A maioria esmagadora dos usuários acha que esses números exibidos pelo Windows não dizem coisa alguma sobre o problema, mas eu sei que eles podem ser úteis. E uma rápida pesquisa no Google me levou a uma página de suporte da MS bastante esclarecedora.

O artigo da MS trata de um problema que pode acontecer caso você tenha preparado o XP SP1 em uma máquina Intel (com o Sysprep) e tenha instalado em uma máquina não-Intel. Também diz que o erro ocorre no momento do upgrade para o XP SP2.

O artigo também deixa claro que o erro 0x0000007E pode ocorrer por diversos outros motivos, mas que nesse caso específico o primeiro número entre parênteses precisava ser 0xC0000005. Meu amigo disse que era, mas também disse que o texto "SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED" não estava lá.

Como as semelhanças para o problema dele eram significativas embora o artigo não tratasse do mesmo cenário, concluí que pelo menos alguma coisa tinha a ver. O artigo não dá nenhuma solução para o problema (a MS diz que o cenário descrito "não é suportado"), mas eu sugeri ao meu amigo que colocasse o HDD como slave em uma máquina e procurasse por qualquer ocorrência do arquivo Intelppm.sys e a apagasse ou renomeasse. Ele encontrou duas, e como estava trabalhando com uma cópia (Ghost) do HDD do cliente, decidiu apagá-las.

Problema resolvido.


---------------------------------------
05/06/2009: Você também pode resolver o problema dando o seguinte comando no Console de Recuperação:

disable intelppm

Se funcionar, o Windows responderá que o serviço estava no estado SERVICE_SYSTEM_START e que agora está no estado SERVICE_DISABLED.

É importante notar que este segundo método embora mais simples requer que você tenha acesso ao console e isso depende de ter a mídia correta e saber a senha do administrador.

2 comentários:

  1. Ótima dica essa de desmarcar a opção de reiniciar automaticamente.

    Só faltou dizer como chego até ela.

    Uma busca no Google me levou lá em menos de 30 segundos, mas seria legal colocar no post também, já que o assunto é esse.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/3/08 22:08

    O computador de um amigo também estava reiniciando automaticamente e, desta forma, não conseguia ver o número do erro.
    Por acaso decidi apertar F8 antes do boot e uma das opções na tela era justamente parar de reiniciar automaticamente.
    Depois de ver o código do erro consegui resolver o problema.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.