-->

sábado, 10 de novembro de 2007

Windows XP não hiberna com mais de 1GB de RAM

[22/11] O título deste post é uma descrição sucinta do problema e não uma afirmação.

Quem acompanha atentamente meus posts está ciente de que raramente fecho ou reinicio o Windows em meus desktops, porque uso a hibernação. Só desligo mesmo quando preciso trocar alguma peça crítica de hardware ou reiniciar o Windows após a instalação de um novo software que requeira isso.

Eu estava com 1GB de RAM no meu PC principal, mas por causa de minhas experiências recentes com o VMware acrescentei mais 512MB, totalizando 1,5GB, e aí os problemas começaram. Primeiro o Windows não tinha espaço suficiente em C: para aumentar o arquivo hyberfil.sys em 512MB (minha partição C: é propositalmente pequena e geralmente eu trabalho com menos que isso de espaço livre). Resolvi isso movendo arquivos não-críticos para outras partições.

Mas aí veio o problema pior. Após a mensagem "Preparando para hibernar..." e antes de exibir a barra de progresso, o processo era abortado com a inédita mensagem:


Recursos de sistema insuficientes para completar a API
Insufficient System Resources Exist to Complete the API

Há pelo menos três anos, desde que migrei totalmente para o XP, eu não via uma mensagem de "recursos insuficientes" no Windows.

Isso foi um tremendo aborrecimento. Ter que fechar o Firefox com todas as suas abas (eu normalmente passo das 50 abas abertas) e reabri-las depois em uma conexão discada, sem falar em ter que salvar os vários scraps de texto que saio fazendo em várias cópias do Notepad é um chute no...

Pesquisando no Google encontrei várias pessoas com o mesmo problema, desde antes do XP SP2. Existe um patch pré-SP2 e outro pós-SP2 (A MS conseguiu a proeza de reintroduzir o bug no último Service Pack). O artigo pós-SP2 da MS diz que você precisa contatar o Atendimento para obter o "hotfix", mas eu descobri que ele pode ser baixado do próprio site.

Eu não sei se o problema afeta usuários que estejam com o XP 100% atualizado porque eu, como alguns aqui sabem, desligo a atualização automática em todos os meus PCs. Eu acho essas atualizações freqüentes um aborrecimento desnecessário tanto no Windows quanto no Linux (chega a ser mais inconveniente), principalmente (mas não apenas por isso) em um acesso discado como o meu.

O fato é que instalar o patch da MS aparentemente resolveu o problema. Meu desktop com 1,5GB de RAM agora está hibernando normalmente.

[16/12] Eu precisei reinstalar o XP do zero nesse mesmo PC e desta vez a hibernação funcionou com 1,5GB de RAM mesmo sem aplicar o patch antes. Talvez o problema esteja relacionado com o aumento da memória ou outros softwares instalados.

[18/12] Falei cedo demais. O problema apareceu e tive que instalar o patch.

7 comentários:

  1. Seu problema nao seria falta de espaço em disco?... Eu nao uso hibernacao (na verdade nao uso nem memoria virtual), mas minha esposa ja usou e ja tem algum tempo que os notebooks dela têm 2 GB de RAM. Nao posso garantir ou ter certeza, mas acho que ela ja usou a hibernacao desde entao e funcionou direitinho.

    [ ] Rubens

    ResponderExcluir
  2. Rubens,

    Se meu problema fosse espaço em disco...

    ... não haveria um patch da MS para resolver exatamente o mesmo problema

    e

    ... o problema não teria deixado de ocorrer após a aplicação do patch.

    Falta de espaço em disco não impede hibernação, desde que hyberfil.sys já esteja do tamanho correto. Eu tratei disso logo no início, conforme explicado no post.

    ResponderExcluir
  3. Complementando...

    Já se passaram 9 dias e eu venho hibernando normalmente todos os dias, desde a aplicação do patch.

    ResponderExcluir
  4. E aí, Jefferson!

    Duas dúvidas a respeito do assunto:

    1. Não tem como baixar esse patch em um Windows que não seja genuíno, certo?

    2. Toda vez que meu computador volta da hibernação (ou do modo 'em espera') ele volta não na tela onde estava antes, mas sim na tela de boas vindas do XP. E o meu usuário não tem senha. É só pra eu ter que ir ali clicar no meu nome. Isso acontece com você também? Será que tem uma forma de fazer com que ele pule a tela de boas vindas ao retornar? Já tentei desabilitar a opção "os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador" no 'control userpasswords2', mas nada mudou.

    ResponderExcluir
  5. 1)Não sei porque não testei. Mas na pior das hipóteses você pode baixar em um Windows que seja genuíno. A validade do seu Windows só é checada no download e não na instalação.

    2)Propriedades de Vídeo > Proteção de Tela > Energia > Avançado > Solicitar senha quando...

    ResponderExcluir
  6. 1) Pois é.

    2) Valeu! Era isso mesmo! :)

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela dica, bençao da mãe

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.