-->

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Um upgrade maior que o software inteiro. De novo!

Há pouco mais de um ano eu reclamei a mesma coisa. Hoje o Firefox me disse que uma atualização para a versão 2.0.0.10 estava disponível e quando coloquei para baixar me disse que eram 7MB. Editado: eu estava usando a versão 2.0.0.7



Fui checar o tamanho do software inteiro para download: 5.7MB

É óbvio que cancelei o download da atualização e baixei o software inteiro. A atualização só serve para esta máquina e o inteiro eu instalo onde quiser.

Alguém consegue explicar como um patch pode ser maior que o software inteiro? Igual ao software inteiro eu até admito, quando o programador não tem o conhecimento, a habilidade ou a necessidade de criar um programa que aplique apenas o que foi mudado (a definição de "patch").

Mas maior?!

Na falta de uma boa explicação e somando com o que vem ocorrendo nas últimas semanas (incluindo o FF3), acho que o dinheiro pago pelo Google à Mozilla Corporation não está sendo suficiente para contratar bons programadores.


Editado:
Baseado nos relatos de Bhuda e Daniel eu fui confirmar meu resultado em minhas outras máquinas. O PC da sala está com o FF 2.0.0.3 e o resultado foi o mesmo: 7.0MB

Mas o resultado no meu PC secundário conseguiu ser pior. Ele ainda está com o FF 1.5.0.12 e quando eu mandei checar atualizações ele me disse que a atualização seria para a versão 2.0.0.6

Então eu tenho que fazer duas atualizações seguidas para ter a versão mais recente, quando posso ter tudo de uma vez só baixando diretamente a 2.0.0.10? Muito inteligente esse "update automático" do FF.

Mas o pior não foi isso. Eu decidi deixar que ele fizesse o update, imaginando que deveria haver um bom motivo para esse passo intermediário (um download menor seria uma boa razão), mas vejam o resultado:



É mole? Por que só acontece na minha rede?

9 comentários:

  1. Realmente não sei o que aconteceu com você, eu acabei de atualizar o meu FF, foram baixar em torno de 450kb...

    ResponderExcluir
  2. Estranho, acabei de baixar esta mesma atualização e me pareceu que foram só 472K.

    ResponderExcluir
  3. Bhuda e Daniel,

    Não sei por que só acontece comigo. Vejam o que adicionei ao post.

    ResponderExcluir
  4. O meu aqui no trabalho tb foi em torno de 450Kb. Vou efetuar no micro de casa e tirar um printscreen da tela.

    ResponderExcluir
  5. É só uma teoria, mas talvez a atualização mais curta só esteja disponível para quem estava com a versão imediatamente anterior.

    No diretório de instalação tem um subdiretório updates onde tem um arquivo last-update.log que diz o que ele fez. Talvez dê uma dica.

    ResponderExcluir
  6. Tanto a instalação quanto o update de 7MB são o mesmo código. A diferença é que o EXE é compactado com 7-zip e o update com zip (daí o maior tamanho).

    Mais informações:
    http://wiki.mozilla.org/Software_Update

    ResponderExcluir
  7. Realmente, estava usando o 2.0.0.9 e o update não foi nem de 500KB...

    ResponderExcluir
  8. No meu (atualizei a pouco) foram +- 7 mb para a versão 2.0.0.7 e mais 7 mb para a versão 2.0.0.10 (que esta em download no momento).

    ResponderExcluir
  9. Aqui na faculdade tinha a versão 2.0.0.3 instalada, para colocar a 2.0.0.10 foram exatos 7.0 Mb.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.