-->

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Por que Thinstall exige que o Windows esteja limpo?

Se você já testou o Thinstall já viu a recomendação de que você sempre trabalhe em uma instalação "limpa" do XP (uma instalação recente, sem nenhum acréscimo). Isso pode parecer frescura, mas é absolutamente essencial para o correto funcionamento do programa.

Para poder criar corretamente o ThinEXE, Thinstall precisa saber precisamente o que muda no sistema com a instalação do programa. Ele consegue isso fazendo um snapshot anterior e outro posterior à instalação que permite a ele saber exatamente cada arquivo acrescentado ou modificado pela instalação, em qualquer lugar do HDD.

Se você instalar um programa que requer uma versão mais recente de uma DLL qualquer do que a originalmente instalada pelo Windows, mas você já tiver essa DLL instalada, o instalador vai notar isso e não vai mexer em nada. Conseqüentemente Thinstall ao comparar os snapshots não vai perceber a necessidade da DLL e não vai incluí-la no ThinEXE. Ao rodar o arquivo em um Windows com a DLL certa, vai funcionar, mas em um Windows sem a atualização o programa vai espernear. Muitas vezes sem dar uma pista muito clara do motivo.

O mesmo ocorre com o Registro. Não há nenhuma garantia de que um programa ao ser desinstalado remova todos os seus arquivos e/ou tudo o que fez no Registro. Assim desinstalar um programa e depois monitorar sua reinstalação com o Thinstall pode não ter o efeito desejado.

Então, para aumentar suas chances de sucesso sem ter que formatar o HDD e reinstalar o Windows entre cada operação, use a facilidade de snapshot do VmWare/VirtualPC ou mesmo o Ghost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.