-->

sábado, 10 de novembro de 2007

Firefox congelando periódicamente (e outros problemas)

O meu FF está com um problema irritante. De vez em quando ele congela por uns cinco segundos. Eu pensei que fosse por causa do conteúdo de alguma das mais de 50 abas abertas, mas depois de fechar as mais suspeitas o problema continuou. Fechar o Firefox, reiniciar o computador e reabrir as mesmas abas deu no mesmo, por isso usei o recurso de salvar todas as abas do FF e recomecei do zero.

Eu ainda não reabri nenhuma das abas salvas, mas no meu processo normal de trabalho já estou com novas 20 abas abertas e o problema voltou.

Isso começou a acontecer mais ou menos depois que atualizei para a versão 2.0.0.8.

E quando atualizei para a versão 2.0.0.9 a coisa só piorou. O congelamento continua e o FF apagou todos os meus favoritos e todas as minhas senhas armazenadas. Isso também pode ter acontecido porque pedi para aumentar o cache dele para 100MB, mas não tenho certeza, porque fiz as duas coisas mais ou menos ao mesmo tempo.

Editado: eu encontrei um backup dos meus Favoritos, feita pelo próprio FF, em:
C:\Documents and Settings\[usuário]\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\[perfil]\bookmarkbackups

Sem solução para o congelamento, por enquanto.

[30/11] Depois que voltei para a versão 2.0.0.7 (veja comentários) os travamentos pararam. Eu estou usando a versão 2.0.0.10 há três dias e o FF também não congelou desde então.

19 comentários:

  1. Também tive este problema, especialmente com várias abas abertas. Não achei ainda solução. Passei a usar o Opera.

    ResponderExcluir
  2. Adao,

    Eu tentei usar o Opera e o achei mais inteligente e rápido que o FF em alguns aspectos. Mas a interface tem uns problemas que me dão nos nervos, por isso ainda uso o FF.

    ResponderExcluir
  3. Aqui o problema não apereceu mais depois que exclui os arquivos da pasta cache em
    C:\Documents and Settings\"usuario"\Configurações locais\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles\zi16cje9.default\Cache
    , que estava com 58 MB, mas para naum perder as senhas e os favoritos uso os complements Foxmarks para os favoritos e Password exporter para as senhas e tah tudo blz, espero ter ajudado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Estava no 1.5 ainda, por rodar mais esperto em hardware lerdo por eu não aceitar aquele botão de fechar em CADA aba, mas começaram problemas assim, ou o firefox fechava logo de uma vez sem avisar.
    Os travamentos aqui pareciam de conteúdo em flash, tendo flash e tendo mais de 5 abas até hoje só muda de aba no alt+tab pois o mouse não opera nessa hora.
    Bom, imaginando que o 1.5 teria algum dificuldade com 'novos códigos', migrei pro 2.0.0.7, nas 2 maquinas logo. Que burrice que fiz, o problema continua o mesmo (No fechamento excluo cache, historico, tudo, ao fechar tudo está limpo, tentei até instalação do zero, mas depois de 2 ou 3 dias de uso fica igual... só que agora vivo fechando aba por engano ao clicar na aba e por azar ir justo em cima do fechar (Maldito botão, ali não é o lugar dele!), e tudo está menos esperto (Interface mais colorida/arredondada causa isso)

    Faz o teste de abrir 200 abas de pagina em html 4.0, não vai dar problema, aí abre 1 ou 2 com flash, java, muito javascript, aí começam os problemas... diminuir ou aumentar cache não resolve, nem mesmo melhorar a qualidade da memoria (Já que o firefox desperdiça Ram ao montes ele é o primeiro afetado por problema nos pentes).

    ResponderExcluir
  5. Rubem,

    No início, o botão de fechar em cada aba me criou problemas, porque eu vivia fechando a aba mais à direita por engano. Mas agora já estou 100% acostumado.

    Não sei se você percebeu, mas no FF as abas fechadas acidentalmente podem ser reabertas em Histórico-Reabrir Aba.

    Eu uso o FF 2.x há meses. Abandonei o FF 1.x por causa do vazamento de memória (que os fanboys da Mozilla insistiam em chamar de "feature"), que foi perceptivelmente reduzido nas versões 2.x.

    Só esta semana começaram os congelamentos periódicos. Eu trabalho constantemente com dezenas de abas abertas (entre 40 e 60, normalmente) com todo tipo de conteúdo (exceto java, porque quando aquele ícone maligno da xícara aparece na barra de tarefas eu trato de fazer o shutdown do browser) e o FF nunca congelara desse jeito. É o tipo de coisa que aocntece comigo apenas quando estou usando o IE7.

    ResponderExcluir
  6. Ainda estou na versão 1.5 justamente por problemas como o seu Ryan

    o FF é um ótimo navegador, mas é muito problematico.

    ResponderExcluir
  7. Eu uso o FF 2.*** há um bom tempo, e estes travamentos aborrecem. Observei muitos travamentos ( às vezes duram bem mais que estes 5 segundos ), onde vi com mais freqüência foram em páginas com pdf, estas sim são terríveis ( acho que tem mais a ver com o Acrobat Reader 6.*** instalado no trabalho ). No mais os travamentos não são tão chatos ( ou será que eu já me acostumei ??? ).


    Mesmo assim eu não uso o IEca nem obrigado ( a não ser no trabalho em páginas da Intranet que não funcionam no FF ).

    ResponderExcluir
  8. Eu reverti para a versão 2.0.0.7. Estou agora com 41 abas e 146MB de uso de memória e há horas não sinto nenhum congelamento. Na dúvida, vou ficar com esta versão.

    ResponderExcluir
  9. Eu tb estava com o msm problema, mas consegui resolver, aqui foi porque eu uso o Firebug, e toda vez que a pagina tivesse um erro de javascript acontecia essa travada, foi soh desabilitar e pronto!

    ResponderExcluir
  10. O Firefox ferrou a boa reputação dele no 2.0.0.8 e não melhorou nada no 2.0.0.9. Eu o utilizo no trabalho e em casa, mas depois que eu instalei o 2.0.0.8 eu comecei a enfrentar não somente este problema, como problemas em websites quando estou digitando em text-area, text-field ou até mesmo no campo de endereço. Freqüentemente não consigo utilizar as setas direcionais para navegar no que eu estou digitando e também não consigo COLAR conteúdo copiado. O engraçado é que eu consigo COPIAR.

    O engraçado é que não é preciso reiniciar o firefox, basta abrir uma nova janela (uma nova janela, e não uma aba).

    Eu testei removendo todos os complementos instalados, mas o problema persistiu.

    Acho que vou fazer o mesmo, voltar para a 2.0.0.7 mesmo com os problemas de segurança que já foram resolvidos. Melhor do que trocar pro IE ao menos...

    ResponderExcluir
  11. Acho que o problema do congelamento e os travamentos do Firefox estão relacionados a muitas páginas sendo carregados ao mesmo tempo e alguns aplets javascript que pega o endereço do download depois de alguns momentos , ex: sendspace. Ele carrega normalmente a página mas na hora de pegar o endereço do download ele faz outra requisição ao servidor deles e como essa requisição é feita pelo aplet o firefox congela e fica esperando a resposta. Isso só acontece se você tiver abrindo muitas abas ao mesmo tempo. Se as abas estiverem abertas isso não irá ocorrer!

    ResponderExcluir
  12. Pablo,

    É comum eu abrir 40 ou mais abas de uma vez (quando reinicio o Firefox) e não me lembro de nenhum congelamento nessas circunstâncias. As travadinhas de que reclamo acontecem com o Firefox aparentemente em "idle".

    Ou aconteciam. Desde que voltei para a versão 2.0.0.7 não acontecem mais. Mas pode ser também porque instalei o noscript.

    ResponderExcluir
  13. mas, no meio desse "meio mundo" de abas, alguma tem algum javascript que execute depois de um tempo?
    no Sendspace o link só aparece depois de algum tempo e é nesse instante que o firefox congela!

    ResponderExcluir
  14. Complementando... a página em sí está em "idle". Só o javascript que faz a requisição.

    ResponderExcluir
  15. Entreguei os pontos, instalei o FF 2.0.0.8 no lugar do 2.0.0.9 . A diferença de funcionamento foi brutal, antes até parecia que estava conectado com conexão discada de provedor gratuito, agora ficou bem melhor.

    Como é que pode a fundação Mozilla fazer uma cagada assim tão grande numa atualização ??? Será que eles estão querendo matar o Firefox ???

    Assim até o IEca é melhor ( vade retro ).

    ResponderExcluir
  16. Pablo,

    Eu não tenho como saber. Ou existe um complemento do Firefox que faça um log da atividade das abas? Se existir, eu vou poder determinar o culpado.

    Meu hábito de navegação não mudou. Eu saio abrindo links em abas indiscriminadamente. Já tive problemas outras vezes com o Firefox consumido 100% da CPU por causa de uma das abas, mas nunca esses pequenos congelamentos do nada.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tente alterar essas configurações e veja se surte efeito:

    1. Digite "about:config" na linha de endereços.
    2. Ajuste o valor de network.http.pipelining para "true".
    3. Ajuste o valor de network.http.pipelining.maxrequests para "200".
    4. Ajuste o valor de network.http.proxy.pipelining para "true"
    5. Ajuste o valor de browser.turbo.enabled para "true"
    6. Ajuste o valor de nglayout.initialpaint.delay para "0"

    ResponderExcluir
  18. Eu estou usando o FF 2.0.0.10 hoje em dia, sei que o seu post é um pouco antigo pro dia de hoje, mas eu gosto de teu site e leio sempre que posso (domínios blogspot.com e blogger.com são bloqueados lá no trabalho, daí só consigo acessar aqui de noite quando dá tempo, em casa).

    Mas enfim, vamos ao que interessa, sobre os favoritos, eu tenho uma dica quentíssima e acho o supra-sumo dos bookmarks, tanto que nem uso mais os bookmarks do Firefox.

    www.chipmark.com

    Ele armazena todos os teus bookmarks ali, de forma que dá para acessar de qualquer lugar e pra que tem o Firefox, se instalar o plugin deles, o chipmark.com vira um menu de bookmarks como qualquer outro, só que atualizado em tempo real diretamente do site e dá para fazer como um bookmark local, editando, deletando, adicionando... muito bom. :)

    ResponderExcluir
  19. não abro mais que cinco abas e ai já sabe congela tudo. o ff causa muitos congelamentos sem nenhuma duvida mas não gosto IE,estou à procura de um outro.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.