-->

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Bloqueando java, flash, javascript, etc. no Firefox

Flashblock

Eu estava pesquisando sobre meu problema com o Firefox quando esbarrei no artigo Firefox CPU usage e na referência à extensão Flashblock. Eu ainda não sabia que poderia bloquear apenas flash no browser e decidi instalar para ver como funciona e se faz diferença.

Eu não sou paranóico por segurança e não é apenas por causa das travadas do Firefox. Como eu uso conexão discada e a maioria das animações em flash ou tem funcionalidade zero ou tem um substituto em HTML na mesma página, blockear flash pode me poupar vários segundos de espera para a página carregar.

Eu gostei do funcionamento da extensão. A animação nem sequer começa a carregar e é substituída por um ícone correspondente que vira um ícone de "play" quando você move o mouse sobre ela. Parte do caminho para a animação também é exibido.



Se você desejar ver a animação basta clicar nele que a animação correspondente (e somente ela) é carregada, sem que a página precise ser carregada novamente (o que seria um comportamento irritante).

Clicando com o botão direito nós temos inclusive a (às vezes bem útil) opção de obter o endereço da animação, entre outras coisas.




A página do IG, com as animações bloqueadas pelo Flashblock.

Note que o Flashblock deixa passar algumas coisas. Para mim existe uma animação flash onde se vê a imagem do casal, mas a animação ocorre de qualquer forma.

A animação da página inicial de Nero.com, por exemplo, leva 10 segundos para carregar na minha conexão discada e não acrescenta nada que eu não possa fazer sem ela.

Noscript

Na mesma página sobre CPU Usage, encontrei referência à extensão Noscript. Eu já tinha ouvido falar desta, mas pela descrição me pareceu mais uma coisa para paranóicos por segurança e eu não queria um programa filtrando as páginas que visito "capando" a funcionalidade delas. Mas acabei me interessando pelo fato de que Noscript também bloqueia flash e java! Supostamente de uma forma seletiva. Às vezes o Java me pega de surpresa. Depois de ter trocentas abas abertas eu descubro que alguma delas carregou o plugin java e agora o FF está lento. Muitas vezes por causa de uma bobagem, como é o caso da front page de Experts-Exchange, que neste momento usa Java em uma animação que seria igualmente (ou melhor) apresentada em flash.

Nota: Testei a animação de Experts-Exchange no IE e não passa 30 segundos sem dar uma "travadinha" (não é 100% fluida). Nunca vi isso acontecer em flash.

Instalei Noscript para testar a funcionalidade, já contando com a possibilidade de desinstalar e ficar apenas com flashblock. Como eu já sabia pela leitura de Extensões Problemáticas que Flashblock não funciona com Noscript ativo, desativei Flashblock antes.

Como eu esperava, Noscript é bem mais "chato" que Flashblock, por causa da onipresença do javascript e do fato que Noscript diferencia o javascript não apenas pelo site onde está a página mas também pelo site de onde o javascript vem.

Por exemplo, meu blog contém javascript vindo de blogger.com, statcounter.com e google-analytics.com. Noscript requer permissão individual para cada um dos domínios.

Quando Noscript barra alguma coisa, aparece uma barra no fundo da janela/aba, com status do lado esquerdo...




... e opções do lado direito:




A mesma página do IG, com os bloqueios default do noscript



O problema de Noscript é que se você visita muitos sites novos diariamente (isso é inevitável quando se faz pesquisas com o Google) ele acaba enchendo o saco com os bloqueios, principalmente se cada página exigir múltiplas permissões. E me preocupa a possibilidade de deixar de ver informação (um texto ou link importante) se eu não desbloquear todos os scripts, como o exemplo do IG acima mostra. No caso do IG ainda fica evidente que está faltando algo, mas e em outras situações, onde a ausência for mais discreta?

Detalhe da página inicial de Experts-Exchange, com as animações bloqueadas. O retângulo de cima é uma animação flash e o de baixo é um applet java. Noscript nem sempre demarca e coloca seu ícone, como pode ser visto no exemplo do IG.



Eu ainda não sei se vou continuar usando Noscript (se eu fosse um adolescente no Orkut eu usaria) ou se vou voltar para o menos inconveniente Flashblock. Vou passar mais algum tempo usando o primeiro para ver se me acostumo.

Editado: um extra para quem acessa por linha discada é que Noscript bloqueia também, embora de forma um tanto deselegante, a execução automática de vídeos do Youtube.

3 comentários:

  1. Eu ainda sou mais fã do Adblock Plus, que bloqueia flash, java, imagens e frames que você julgue desnecessário. Assim, ao entrar em sites você não morre afogado diante da inundação de banners e propagandas. Se você tem um filho ou vai mostrar alguma coisa pra sua bisavô ou é professora no exterior é melhor ainda, não é necessário passar constrangimento com banners porno

    ResponderExcluir
  2. o ideal é ter as três instaladas juntas... é melhor perder tempo uma vez ou outra permitindo um java da vida (que vc pode permitir temporariamente) do que ter sua tela inundada de propagandas e outras coisinhas mais...

    ResponderExcluir
  3. O Opera permite desabilitar há várias versões se já não o faz desde sempre o seguinte: imagem, gif/svg animation, som, java, plugins (flash...), JavaScript, cookies, referrer logging sem contar alguns outros elementos estruturais da página.

    Acredito que ele não bloqueie individualmente scripts em uma página por exemplo, mas já vem com um ótimo arsenal a disposição sem contar que é muito rápido.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.