-->

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Opções ausentes no menu de contexto do XP

A opção "editar" desapareceu do menu de contexto (aquele do botão direito) dos arquivos .bat em meu PC principal. Isso já fazia trempo mas por causa de umas experiências freqüentes com arquivos .bat que estou fazendo esta semana, isso estava incomodando bastante, então decidi parar tudo hoje para investigar o problema.

A melhor página que encontrei sobre o problema foi esta aqui, que me lembrou inclusive que outras opções também estavam ausentes (eu não sentira a falta delas) mas nenhuma das soluções apontadas fez qualquer diferença no meu caso. Quando desisti de pesquisar e comecei a fuçar no registro do Windows, acabei descobrindo por comparação que o problema não era só nos arquivos .bat. Todos os tipos de arquivo classificados como "plain text" estavam sendo afetados. Entre eles:

.INF .REG .TXT .BAT .INI .CMD

Mais um pouco de testes e percebi que a coisa era ainda mais séria. Até as opções "abrir" e "abrir com" do menu de contexto dos arquivos .EXE tinham sumido. Em resumo, todas as opções "default" do Windows estavam ausentes e o menu já começava apresentando as opções inseridas por programas de terceiros.

Como deveria ser:



E como estava aparecendo:



Voltei a pesquisar no Google e a dica do usuário pygmalion nesta página me levou a encontrar o culpado e resolver o problema.

Primeiro, vá até a chave HKEY_CLASSES_ROOT\*\shellex



E renomeie para outro nome qualquer, como "bakshellex". A alteração tem efeito imediato, por isso clique com o botão direito novamente em um arquivo afetado. Se as opções ausentes voltaram, prossiga. Se não voltaram seu problema é diferente do meu e o resto da minha explicação não vai lhe ajudar em nada.

Renomeie de volta a chave para "shellex" (o problema vai voltar imediatamente) e expanda a chave ContextMenuHandlers


  • Clique com o botão direito em ContextMenuHandlers e use "Exportar" para salvar o conteúdo em um arquivo .reg. Digamos que seu nome seja "restaurar.reg";
  • Apague um a um todos os items presentes (no meu exemplo, de 7-zip a WinUHA) sempre parando para testar se o problema foi resolvido. Quando você deletar o item que está criando o problema, as opções desaparecidas voltarão para o menu;
  • Restaure todos os items clicando duas vezes no arquivo restaurar.reg;
  • Delete agora apenas o item responsável pelo problema.
No meu caso era o item MagicISO (que não aparece na imagem porque eu já havia removido) que causava o problema.

[23/06/2008] Eu tive o mesmo problema hoje e desta vez foi provocado por um item instalado pelo Teracopy.

3 comentários:

  1. Anônimo4/5/08 19:32

    Sua dica foi muito valiosa. Estava com esse problema há um bom tempo, ele inclusive não mostrava as opções do winrar também, apagando o MagicISO do registro até que funcionou nos arquivos, mas quando eu abria o Windows Explorer e clicava com o direito em um CD ele não mostrava a opção explorar, resolvi desinstalar o MagicISO. Sem a sua dica não teria identificado o problema, valeu !

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica, tbm estava com esse problema, mas o meu era com as opções do winrar. A opção q eu exclui foi o item view.DWG

    ResponderExcluir
  3. Pow amigão, olha a quanto tempo vc postou isso, e hoje me ajudou d+.
    ja tinha pesquisado em td quanto é lugar.
    as opções do winrar havia sumido, copiei a chave de um pc normal e voltou a funcionar. vlw msm.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.