-->

sábado, 13 de outubro de 2007

HP Pavilion a6015br e a6030br - diferenças

Dois de meus clientes compraram esses PCs, por isso pude fazer uma comparação detalhada.

Ambos usam exatamente a mesma motherboard: RC415ST-HM. A HP tem uma página sobre a placa, onde sugere que o fabricante seja a ECS , mas como já era de se esperar a placa não existe no site da ECS. Nos dois modelos tudo é integrado na motherboard, exceto o modem. Daí não existem diferenças de vídeo/rede/áudio entre os dois.

As fontes são diferentes. Ambas são fabricadas pela HIPRO, mas o 6015 usa o modelo HP-D2537F3R e o 6030 usa o modelo HP-D3057F3R. Eu suponho que o consumo mais elevado do Pentium D tenha algo a ver com isso.

O gabinete é essencialmente o mesmo. Os dois modelos vem com um lacre que dá a impressão que este não pode ser aberto, mas basta ler o que está escrito para ver que não é o caso:

Pode abrir seu PC HP que você não perde a garantia dos itens originais de fábrica! Esta etiqueta apenas garante que ninguém abriu seu PC antes de você!

Demais diferenças:

  • Celeron D 356 / Pentium D 925
  • drive de disquete / leitor de cartões.
  • HDD SATA de 160GB / HDD SATA 250GB.
  • 512MB DDR2 / 1GB DDR2
  • Windows Vista Starter / Windows Vista Home Basic


Desempenho:

Para as coisas que eu faço e que meus clientes fazem não existe diferença de desempenho entre o Celeron e o Pentium D, apesar deste ser Dual Core. Por exemplo, no meu teste de conversão de AVI para DVD usando o WinAVI (falarei sobre isso depois), ambos levaram cerca de 12 minutos para converter um AVI de 350MB. Talvez haja alguma diferença na responsividade do PC durante o processo, mas não verifiquei isso porque deixei ambos em paz durante a conversão.

6 comentários:

  1. Ah, se não me engano os gabinetes que são montados aqui no brasil usam placa montada pela FIC (É sob encomenda, não é placa oficial), porque importar sai bem mais caro se não entrar como "PC Popular".
    Os notes usam umas placas que a Proview monta, e umas importadas (Ou o note é 90% montado fora) inclusive da Foxconn, os problemas a algum tempo eram atribuídos sempre as placas da foxconn, sei lá se ele usa placas Compal ou Quanta, que são craques nisso, depois de tanto anos fazendo placa pra quase toda marca!

    E já que você viu que o modem é da digitron, porque a placa não pode ser também? A FIC e a Proview estão na bahia, já a Digitron está em manaus, e produz placas nos moldes da gigabyte e acho que mais uma marca (MSI?), se a montagem da HP for em manaus tem altas chances de ser MB da Digitron (Pra evitar o translado... ter o fornecedor por perto deve ser melhor).

    ResponderExcluir
  2. Rubem,

    As placas tem o selo da Phitronics de Manaus.

    Um amigo meu tem um HP cuja placa é Gigabyte, logo eu imagino que a placa do modelo dele seja fornecida pela Digitron.

    ResponderExcluir
  3. Hum, faz sentido, a Phitronics está montando projetos ECS/PCChips, ela deve ser a homologada no brasil pra produzir tudo da ECS, até as de notes. Menos mal, porque das ECS/PCChips de taiwan (Placas avulsas, atx) dizem que a mortalidade das placas é de 30% na garantia, e da Phitronics consta ser o mesmo que as outras marcas, coisa de 1 em 400.

    A gigabyte tem fabrica dela mesma aqui no brasil pelo que lembro, pode ser da digitron ou da gigabyte mesmo.
    A algum tempo peguei varios desktops populares com placas CAPADAS (Sem um slot AGP, sem um slot de memoria, dava pra ver a previsão pra varios componentes na placa mas eles estavam faltando, até nos reguladores do VCC do processador (Ao invez de 3 tinha 2 fases, pra Celeron D vai bem, mas se colocasse proc. de maior consumo podia dar alguma instabilidade)), e era tudo da Digitron, tenho um certo receio dela por isso :)

    ResponderExcluir
  4. Vito,

    Eu não creio que exista base legal para que eles invalidem a garantia do hardware com a mudança do SO. Eles terão todo o direito, naturalmente, de invalidarem *o suporte*.

    Dizem que os computadores que eram subsidiados pelo governo e saíam com Linux perdiam totalmente a garantia caso o Windows fosse instalado. Eu acho questionável, mas possível, já que no caso a venda faz parte de um programa de incentivo ao uso de software livre e tem um contrato específico. Se você quer ser "esperto" e adquirir uma máquina subsidiada quando você não está no grupo a que se destina o subsídio, abdicou dos seus direitos.

    Mas o caso das máquinas que não são vendidas com subsídio é diferente. Eu acredito que mesmo que o contrato diga que a garantia é invalidada, isso não tem valor se for ilegal perante o Código de Defesa do Consumidor.

    ResponderExcluir
  5. Perde a garantia do sistema operacional, como dizem... se refere ao suporte gratuíto pro sistema original. Trocar pode, só não tem mais suporte gratuíto pro sistema operacional, se tirar o Insigne Linux por exemplo, a Insigne não mais dará suporte gratuíto pro sistema operacional, já que não é o sistema dela.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, estou p.. da vida com a HP, com 3 (três!) semanas de uso queimou o slot PCI-Express d'uma placa dessas (ECS RC415ST-HM)que alem de tudo só apresenta 2USB's atrás e não tem LPT1.
    Imagina, se resolvo taskar uma webcam, impressora USB e as caixas de som, falta uma USB.
    Não compensa levar o PC à Goiânia, troquei a placa-mãe, a desgraça é que não encontro a pinaagem para conectar o som frontal (colocando o socket do gabinete HP no encaixe da placa-mãe nova (padrão) uma das caixas não funciona, o frontal blz, o conector atrás é que não "passa" o "left").
    Tô caçando o manual dessa bosta de placa, não tô com saco de desmontar tudo e testar "na pilha" onde cada fio pega.
    De boa, desculpe o desabafo, gostei do blog, também sou Técnico.

    :-)

    proftel.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.