-->

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Graaande burrada...

Horas atrás eu tive uma desagradável surpresa ao encontrar um dos meus HDDs de 120GB de meu PC auxiliar completamente limpo, aparentemente formatado. Eu realmente formatei HDDs nessa máquina nas últimas 24H por causa de um serviço que estou fazendo para um cliente, mas não conseguia entender que tipo de erro eu poderia ter cometido para apagar o HDD errado (e três vezes maior que o do cliente), sem sequer ter notado.

Após muita avaliação, lembrei de uma caca que eu fizera horas antes.

Eu copiei o DVD de recuperação de um notebook Positivo SIM+ para arquivo. Pro caso de algum cliente precisar, pois já tive problemas antes para recuperar notebooks cujos discos de recuperação haviam sido extraviados. Curioso para saber se o programa no DVD só permitiria a recuperação em um notebook positivo específico, dei boot no meu PC com esse DVD para ver o que ele dizia (atenção: esse foi o meu grande erro).

Eu esperava que o disco me desse uma meia dúzia de alertas quanto ao seu propósito e que esse teste fosse perfeitamente seguro, porque o DVD de recuperação da Toshiba, por exemplo, pede tantas confirmações que aborrece. Mas ao dar boot pelo disco apareceu logo uma tela de inicialização do Windows Vista e depois de um minuto ou mais uma mensagem de "copiando arquivos". Preocupado, abortei o processo e dei boot pelo HDD. Tudo pareceu normal, por isso guardei o DVD pensando em testar em um PC menos importante um outro dia.

O que eu não notei por causa dos cinco HDDs e várias partições nessa máquina é que o programa apagou o segundo HDD inteiro.

Neste momento eu estou preparando um segundo HDD IDE de 120GB (estou movendo os dados para um HDD SATA que tenho livre aqui) para tentar a recuperação do meu HDD formatado usando o Lost&Found, GetDataBack, etc.

Eu admito que não foi nem um pouco esperto da minha parte ter feito o que fiz, mas se foi realmente o DVD de recuperação da Positivo que apagou meu HDD (eu vou refazer essa experiência depois em outro PC), fique esperto: Se você tem algum desses, guarde muito bem guardado e com um aviso do que pode acontecer se por acaso você der boot com ele.

15 comentários:

  1. é,infelizmente ratiadas acontecem,meu carma é ligar fontes na voltagem errada,ja queimei 3 nessas ratiadas,que raiva que da.
    Davi

    ResponderExcluir
  2. Já percebi que os produtos da Positivo tem esses problemas. Os discos de intalação são feitos para funcionarem 100% pare os leigos, o processo é todo automático (até aí muito bom, o leigo não quer e nem precisa de uma porção de perguntas que ele não tem a mínima noção do que se trata), mas nesse processo não há nenhuma preocupação com usuários avançados. Instalei o Windows Vista Started Edition em uma máquina em que havia instalado previamente o WinXP Professional (claro criei 2 partições) e para minha surpresa o Vista foi instalado formatando o HDD novamente, matando a instalação do XP (não há a opção do Vista Home Premium: "shrink volume"). Lamentável perda de tempo !!!

    ResponderExcluir
  3. GetDataBack nele !

    ResponderExcluir
  4. Dá uma olhada no site http://www.positivoinformatica.com.br/site/hardware/sup_drivers.asp lá tu coloca o número de série do equipamento e seleciona a categoria modem vai aparecer o driver para download.
    Abraço!

    Daniel Krauze

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente os DVD's de recuperação do Windows Vista, que vêm com os equipamentos da Positivo têm esse problema. É só dar o boot que ele apaga tudo e instala o sistema. Na verdade foi feito para os usuários leigos, para que não tenham que fazer aquela sequencia de formatção, como o do recovery do XP. =P

    ResponderExcluir
  6. Tenho um PC Megaware, não sou usuária avançada, mas nunca imaginei que o cd de recuperação apagasse td...achei que era culpa do Vista e vim pesquisar...então é o CD...quase 160 GB de arquivos e programas perdidos...músicas, fotos, filmes...:o(
    minha intenção era reinstalar o windows pra acabar com uma msg de erro que aparecia com frequencia...formatar seria minha ultima opção, e isso depois de fazer back up, claro...

    ResponderExcluir
  7. Tambem fiz a besteira de colocar esse disco de recuperacao do positivo no meu vaio. Pior que foi so por curiosidade. Agora estou aqui procurando em foruns gente que ja passou por isso.

    ResponderExcluir
  8. Cara, também caí nessa besteira de disco de recuperação - devia chamar "disco de destruição", mas não era positivo não, era uma outra marca que nao me lembro agora. Não teve nem a grandeza de avisar que os dados seriam destruídos. Mesmo que seja para leigos, os dados dos leigos não tem valor? Um leigo não poderia ver o PC com um lugar seguro pra manter sua única cópia do TCC, album da família, etc.? Ufa! Pelo menos nao é o meu caso ...

    ResponderExcluir
  9. O meu foi com uma maquina de uma cliente!!Eu iria usa o cd da Positivo só para reparar o sistema dela...
    Pra corrigir uns erros no windows.
    eu dei boot e sai do pc pra atender o telefone quando voltei ja estava terminando de instalar o Windows Vista,quando coloquei ele em outro pc o cd formato excluiu uma partição e instalo o vista..
    cd do capeta!!e agora pra explicar pra cliente q ela perdeu tudo!

    ResponderExcluir
  10. Também caí nessa hauahau...,o pior é que já tinha lido estas observações, porém em alguns blogs diziam que iria dar a opção de reparar e eu só estavam testando se consegueria realizar o boot por este cd que após varias tentativas consegui para minha infelicidade.atenção leiammmm

    ResponderExcluir
  11. cara issso é chato heim ...
    o negócio é deixar uma máquina só pra trabalho ...
    com fonte placa mãe processador só pra ela ...
    eu tbm já fiz cada caca qdo comecei ...
    agora só tenho uma máquina pra trabalho ...
    e outra pra uso da casa ...
    fora q se vc precisar fazer algo e a maquina de trabalho tá morta vc se vira com a outra ...

    vlw o alerta ... abração ...

    ResponderExcluir
  12. Aconteceu exatamente comigo com meu notbook positivo...
    Coloquei o DVD inocentemente SÓ PARA VER as opções e 30 segundos depois... APAGOU TUDO!
    Me deu uma raiva tremenda! Lá se foram meus 120GB de arquivos desde fevereiro desse ano, isso me aconteceu em setembro. E o foda é que o bendito DVD apaga até as partições que no meu caso eram 3.

    ResponderExcluir
  13. Regina Reis23/2/10 06:01

    Muito obrigada pelas informações!

    Faz mais de uma semana que tento encontrar um meio de acordar um Vista Starter da Megaware. Sorte minha não ter o cd de recuperação, veio com defeito, pedi outro: defeito, pedi um terceiro: defeito também. Desisti.

    Continuarei a saga... Tem tanta coisa lá!
    Se alguém souber de um jeito, me avise, por favor!

    Regina

    ResponderExcluir
  14. O cd de "recuperação" (ou melhor, destruição, como bem lembrou um colega aí nos comentários) da Bluesky (marca do Carrefour) também faz isso. Pelo menos o do modelo blk-0207n. Por sorte, testei o cd de "recuperação" (que instala o Vista Starter) com uma instalação nova do XP nesse notebook, então o único prejuízo que tive foi ter que instalar o XP de novo.

    ResponderExcluir
  15. Amigo, isso já aconteceu com uma cliente. Queria ver o que tinha dentro e já era! kkk

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.