-->

sábado, 20 de outubro de 2007

Drive de disquete virtual

Eu imagino que a maioria dos leitores deste blog já use (ou pelo menos tenha tomado conhecimento da existência de) drives de CD/DVD virtuais. Os emuladores de CD existem desde o DOS, quando eram usados popularmente para contornar a proteção de muitos jogos, e hoje existem aos montes tanto no Windows quanto no Linux para as mais diversas finalidades. Eu acho que o mais popular deles hoje para Windows deve ser o Daemon Tools (bom, pelo menos é esse que eu uso).

Mas eu nunca tinha ouvido falar de drives de disquete virtuais. Talvez porque não tivesse precisado de um até agora.

O Ken Kato´s Virtual Floppy Drive (VFD) não pode susbstituir um drive de disquete real para dar boot no PC (somente um emulador embutido no BIOS poderia fazer isso), mas pode ajudar em diversas outras coisas. Como ele você pode, por exemplo, "montar" a imagem de disquete criada no meu post anterior de forma que outros programas pensem que é um disquete de verdade.

O VFD pode ser associado às seguintes extensões de imagens de disco:
  • .bin
  • .dat
  • .fdd
  • .flp
  • .ima
  • .img
  • .vfd
A instalação é simples para qualquer um que saiba o básico do inglês. Basta rodar vfdwin.exe e clicar em install para criar o drive virtual e start para iniciá-lo. Depois usar Open e Close para montar a imagem no drive, como se fosse colocar e tirar o disquete de um drive real. A minha única recomendação é que você reinicie o Windows depois de ter instalado o drive virtual, porque antes isso o acesso ao disco virtual comigo não funcionou direito.

Existem outras opções no software, mas ficam por sua conta, porque só o básico é necessário para o que vou explicar no meu próximo post.

7 comentários:

  1. Interessante!
    Justamente o que eu precisava =]

    ResponderExcluir
  2. mano orbigado eu precisva montar um disco do windows 98 e nem tenho drive de disquete rs

    ResponderExcluir
  3. Valeu, ajudou muito tenho alunos que tem que aprender sobre isso, como não possuimos driver de disquete aqui, vai ajudar muito...
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. No meu windows XP, o dito cujo sempre que reiniciava perdia a conexão com a unidade A:\ apesar de mostrar que o driver estava instalado.
    a solução depois de muito sofrer para forçar o mesmo com a inicialização do windows..executei normalmente o programa ativei o driver da unidade(deixando em automatico), em seguida criei um Bat com as seguintes informações

    cd\
    cd floppy
    vfd.exe open "y"

    edite o mesmo no bloco de notas e salva com extensão *.bat e coloque-o na inicialização do windows.
    (Obs: criei uma pasta com o nome floppy e colei todos os arquivos dentro dela sem subdiretorios)

    ResponderExcluir
  6. Oi, sou Edilson, angolano de Luanda e te agradeço pelas suas dicas. Valeu! Deus te abençoe e te guarde.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo4/1/16 11:30

    Resolveu meu problema. muito obrigado!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.