-->

sábado, 13 de outubro de 2007

Comparando velocidades de CPUs com o WinAVI

Para entender por que estou fazendo isto, é preciso ler meu post anterior.

Para os testes eu usei o software WinAVI Video Converter para converter um XviD de 349MB (41 minutos) em DVD, usando as opções padrão do programa. Eu escolhi o WinAVI por ser rápido, ter um resultado de boa qualidade e não requerer instalação, o que era muito importante já que eu pretendia fazer esse teste em várias máquinas minhas, de amigos e de outros clientes (após finalizar o meu atendimento e com permissão, é claro).

Nota: O WinAVI tem um instalador, mas o "truque" para não precisar instalá-lo é levar com você apenas a pasta instalada pelo programa. O WinAVI.exe apenas vai pedir o número de série ao ser executado pela primeira vez, onde quer que você o copie. Eu óbviamente não iria instalar uma monstruosidade como o Studio no PC de quem não tem nada a ver com isso.

Resultados até agora:

  • Sempron 2300+ 26 minutos <- Meu PC principal (o pior de todos)
  • HDD IDE 160GB-7200RPM SP1604N
  • 1GB de RAM MSI MS-7021
  • Windows XP SP2
  • Sempron 2400+ 23 minutos
  • HDD IDE 40GB-7200RPM SP0411N
  • 512MB de RAM
  • MECER XP-K7VM333-MB
  • Windows XP SP2
  • Athlon XP 2200+ 20 minutos <- este é o PC do cliente
  • HDD IDE 160GB-7200RPM SP1604N
  • 756MB de RAM
  • ASROCK K7S8XE
  • Windows XP SP2
  • P4 2.4 20 minutos <- Meu PC auxiliar
  • HDD IDE 80GB-7200RPM SP0802N
  • 512MB de RAM
  • ASUS P4B533-E
  • Windows XP SP2
  • Pentium D 925 12 minutos
  • Pavilion A6030BR
  • 1GB DDR2
  • HDD SATA 250GB
  • Windows Vista Home Basic
  • Celeron D 356 12 minutos
  • Pavilion A6015BR
  • 512MB DDR2
  • HDD IDE 40GB
  • Windows XP SP2

Nota: Nesses testes eu usei o WinAVI versão 7.6. A versão 8.0 é supostamente mais rápida.

Conclusões

  • Basta comprar um kit de motherboard e CPU Celeron D356, que no mercado de Recife custa a partir de R$270 (depende da motherboard), para reduzir o tempo de renderização para perto da metade;
  • Comprar um Pentium D, apesar de ser Dual Core, seria um desperdício de dinheiro e energia elétrica.

Importante: Os tempos variam de acordo com o codec usado no AVI. Se vai fazer sua própria comparação e quer evitar enganos, use sempre o mesmo vídeo. Se o AVI foi criado com o codec MJPEG e bitrate de 16Mbps, por exemplo, o tempo de conversão é cinco vezes maior que o de um episódio de série em XviD.

7 comentários:

  1. E qualquer overclockzinho de poucos megahertz dá diferença.
    Uso um P4 Willamete de 1.6GHz, dando na bios um over de 15%, que aumenta a velocidade da ram já que atuo no FSB base (De 100 pra 115MHz) o tempo de encodagem no Easy Real Producer (Prefiro RMVB) cai uns 30%!!! Levo 4 minuto pra reiniciar e alterar isso, e ganho, dependendo do filme, 30 minutos na conversão.

    O multiplos cores realmente não ajudam nessa hora, digo, um P4 monocore de 3.6GHz vai beeeem melhor que um core2duo de 2x 2GHz (Exceto se usar o PC enquanto encoda... o Easy Real permite isso sem problemas).

    O cache do HD e a temporização da Ram em tese influenciariam, mas não consigo 'provar' isso na prática. De vez em quando uso um HD de 4GB, 3400RPM 128KB cache, e a velocidade pra converter é a mesma, e a memoria a 2-3-3-5 ou 3-5-5-8 também não muda nada aqui. De vez em quando prefiro meu Duron 950MHz com 160MB PC100 porque gasta e aquece bem menos, mas leva meros 15% a mais de tempo... bem que nos reviews do tomshardware ( http://www23.tomshardware.com/cpu_2007.html ) o clock não é fator determinante, nem entre proc. da mesma familia há uma logica no ganho de tempo conforme aumenta o clock.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ryan,
    Não vejo muitas vantagens em fazer um upgrade para Celeron D ou Pentium D. Evidente que se pensarmos somente na questão financeira, o custo será menor; Entretanto, razão de se fazer um upgrade é atualizar seu computador para suas necessidade de hoje e deixar uma "folga" para o futuro. Ou seja, se hoje eu uso o XP pode ser necessária uma migração para o Vista.
    O Pentium D e Celeron D são baseados no núcleo do Pentium 4 que mostrou-se pouco eficiente para multiprocessamento (dual core),então, a Intel viu que o Pentium 3 tinha uma ótima estrutura e então lançou o Pentium Dual Core e o Core 2 Duo baseados no Pentium 3.
    Essas duas plataformas são as mais eficientes para o vista e a maioria dos programas (como o winavi) estão sendo estruturados para esse tipo de processador.
    Em termos de preço o Dual Core está em torno de 350 reais o Kit com a placa mãe e o Core 2 Duo 450 reais o kit.
    Portanto, por menos de 100 reais de diferença (se comparado com o Celeron D), acho que o Dual Core é a melhor plataforma para um upgrade de baixo custo levando-se em conta a relação custo-beneficio.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    Esta sua mensagem no seu Blog sobre o WinAvi me deixou curioso, acho que vou atrás de uma copia de avaliação da versão 8.0 para ver o que ele é capaz de fazer no meu dual core AMD64 ( Opteron 165 Overclockado para 2 x 2700Mhz com 2GB de memória ). Tenho vontade de experimentá-lo para fazer edição de uns vídeos que eu estou capturando com o RJTech, e ver como é que fica o desempenho.

    ResponderExcluir
  4. Dependendo do Codec usado, um dual core, tipo um X2 3200 será mais rápido. Mas o Codec TEM que suportar vários threads (acho que é isso). O XVID tira proveito de CPUs dual core.

    E sobre o consumo de energia, um X2 dual core gasta menos energia do que todas as CPUs que você citou no artigo, pois ele diminui sua velocidade quando ocioso.

    Aqui no RJ, uma gigabyte com tudo onboard modelo GA-M61PM-S2 (garantia de 1 ano), mais um X2 3600+ Box (garantia de 3 anos) e 1Gb DDR2 800Mhz (3 meses / 6 meses de garantia) sai por apenas 420 reais. E a placa-mãe é ótima. Meu irmão tem uma e não tem problemas de estabilidade nem aquecimento, e está usando o cooler box.

    O único porém é a fonte, que tem que ser 24 pinos. Mas tem adaptador 20 pinos para 24 pinos, se vc quiser economizar.

    ResponderExcluir
  5. Lucas,

    Sim, a aplicação tem que poder dividir o trabalho em múltiplos processos (as "threads") para que o programa possa tirar proveito de múltiplos cores. Isso também requer que o SO tenha suporte a múltiplos cores (XP, Vista, versões recentes do Linux). O SO compatível automaticamente distribui as threads entre os cores.

    O problema é que a programação com múltiplas threads não é nada trivial. É difícil de fazer e ainda mais difícil de resolver problemas (bugs). O WinAVi não é compatível em nenhuma de suas versões.

    Eu já tentei programar assim e desisti por ser complicado demais, mas isso foi quando processadores com múltiplos cores não eram tão populares e então a utilidade de programar em múltiplas threads era menor.

    Se a aplicação do cliente não suporta múltiplas threads e o cliente não precisa trabalhar durante o processamento principal (é o caso de meu cliente citado nesse post), comprar um dual core continua sendo desperdício de dinheiro, porque não faz diferença nenhuma. Se a diferença para um processador monocore de mesmo desempenho for de apenas R$50 eu até tento convencer o cliente, mas se for maior que isso eu vou preferir recomendar a compra de coisas de "vantagem imediata".

    ResponderExcluir
  6. Será que algum dia teremos muitos softwares com suporte a multitrend ? ( dentro da minha vida )

    ResponderExcluir
  7. Realmente nao sei de pequenas quantidades.. mas o ConvertXtoDVD aki no meu pc.. leva 1 hora pra converter 2 filmes de aprox 2h cada pra um dvd. GA-M61PM-S2, com x2 4400 (brisbane) 1gb kingston 667 e hd 320 sata2 seagate com 16 mb cache.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.