-->

sábado, 20 de outubro de 2007

Como extrair o disquete de boot de um CD/DVD de boot

Existem basicamente dois tipos de boot por CD/DVD:
  • "Floppy Emulation" - O mais comum, por ser mais fácil de ser criado. É o tipo criado pelo Nero 6 e usado em CDs como o Hiren´s bootCD;
  • "no emulation" - usado no boot do CD do Windows 2000/XP e no DVD do Vista;

No primeiro caso, que é o único que vou abordar neste post, uma imagem de um disquete normal de boot é armazenada no CD/DVD e durante o boot ela é extraída e montada em um drive de disquete virtual de forma transparente para o usuário. O processo de boot é então passado para o disquete virtual.

Para que seja possível acessar o conteúdo do CD/DVD, o disquete virtual precisa então instalar os drivers necessários. A imagem do disquete pode ter até 2.88MB (um padrão de disquete que nunca chegou a ser popular), mas até mesmo uma imagem padrão de 1.44MB costuma ser bem mais do que o necessário para isso. Depois do driver ser instalado, você pode acessar todo o conteúdo do disco (700MB ou 4.7GB).

O problema é que esta imagem costuma ser gravada de forma invisível para o SO. Não é um arquivo que você possa abrir ou copiar para outro lugar facilmente. Daí o problema: como fazer se você quer fazer uma modificação no boot de um CD ou copiá-lo para um DVD? Até onde sei, não é possível transformar a imagem ISO de um CD em um DVD.

A solução é um programinha minúsculo (21KB) para DOS: O Bart´s Boot Image Extractor (BBIE)

A sintaxe é simples:

BBIE [letra do drive]

por exemplo, se seu CD/DVD de boot está no drive K:

C:\Downloads\bbie10>bbie k:

BBIE - Bart's Boot Image Extractor v1.0, (c) 2001, Bart Lagerweij
http://www.nu2.nu
Reading boot record from sector 17 (0x11)
Reading boot catalog from sector 20 (0x14)
1) mode "Floppy drive emulation 1.44MB". Sector is 39 (0x27)
Writing 720 block(s) to "image1.bin"


Isso irá criar um arquivo image.bin na mesma pasta que o bbie.exe, com o conteúdo do disquete de boot.

Funciona mesmo que o drive K: seja um drive virtual criado com o Daemon Tools. BBIE também extrai diretamente de um arquivo ISO. Basta colocar o nome do ISO no lugar da letra do drive.

[22/10] O método acima é o único usando um programa freeware. Mas existem vários programas pagos que fazem o mesmo, com uma interface mais amigável:

O UltraISO e o Magic ISO Maker salvam como *.bif, mas basta renomear para *.img





O WinISO salva como *.wbt, mas também basta renomear.



Eu testei o resultado dos três programas acima e todos salvam arquivos que são byte por byte idênticos ao salvo pelo BBIE. O único incoveniente (além de não serem freeware) é que os três requerem que você tenha uma imagem ISO do CD inteiro.

Pronto, a extração está feita. Em outro post eu explicarei como usar essa imagem do disquete.

2 comentários:

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.