-->

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Adobe Photoshop Album Starter Edition : só problemas

De uma hora para outra, encontrei esse programa instalado em três ou quatro máquinas de clientes diferentes. Inicialmente pensei que ele vinha nos CDs de webcams, mas pesquisando encontrei pelo menos uma pessoa alegando que ele foi baixado pelo (ou por sugestão do) adobe reader.

[05/11] Um amigo me disse que isso está vindo em CDs de instalação de celulares.

Mesmo ignorando o fato de como ele chegou aos PCs, só vejo problemas. O software instala um programa chamado apdproxy.exe que executa automaticamente com o Windows (ocupando 4.1MB - mais que o VNC server e o Daemon Tools) e é responsável por pelo menos os seguintes problemas/inconvenientes:

1)Ao desligar o computador se você ver uma mensagem dizendo que "Finalizar programa - CardReaderLookupWindow" não está respondendo, é o apdproxy.exe empacado;

2)Quando você insere um flashdrive, o bicho entra em ação imediatamente exibindo as fotos que estão no drive e parece de alguma forma atrasar a exibição da janela padrão do Windows que pergunta o que fazer com o conteúdo do flashdrive. O que há de errado, Adobe, com se inserir na lista da janela padrão do XP em vez de pular na frente e dizer "é prá mim, é prá mim!"? Nota: ele também se insere na lista, só por precaução.

3)Associa para si a extensão .jpg sem pedir permissão (detesto esse comportamento em qualquer software);

4)Aparentemente (não consegui ainda duplicar o problema) ele bagunça as associações de arquivos. Se você desligar o apdproxy.exe usando o MSConfig, várias associações de arquivo param de responder.

Testes feitos com a versão 3.0 PT-BR

Solução: desinstalar o infeliz e procurar um programa menos metido a besta.

4 comentários:

  1. Caro Jefferson, uso o Fox-it Reader, software livre, mais leve que o Adobe Reader e bem mais rápido. O conheci através do software PDF-REDIRECT, que é livre e instala uma impressora de PDF.

    Sugiro sempre procurar alternativas em software livre porque, em determinados casos, são até melhores do que os proprietários.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Carlos,

    Você é a segunda pessoa a recomendar o Foxit Reader (eu já uso e já falei sobre ele aqui no blog)em resposta a este post. O primeiro comentário eu apaguei.

    Eu só deixei o seu para perguntar uma coisa que está me deixando com uma pulga atrás da orelha: O que está fazendo vocês recomendarem o Foxit reader em um post que nada tem a ver com arquivos PDF? Eu li e reli meu texto e não encontrei a conexão.

    Outra coisa: O Foxit não é "livre". É apenas "gratuito". "Software Livre" é software acompanhado de fontes e com licença específica.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, eu desinstalei o Adobe Photoshop Album Starter Edition 3.2 e, agora, quando insiro um pendrive, a janela do windows que pergunta o que desejo fazer vem com apenas 2 opções. Todas as outras foram removidas. Você sabe como posso recuperar as opções originais? Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Antônio,

    Duas opções é o "normal". É difícil saber que problema você tem exatamente sem estar na frente do computador, mas você pode ter uma idéia do que fazer clicando com o botão direito sobre o drive - Propriedades - Execução Automática.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.