-->

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Upgrade não-oficial para câmeras Canon

Seguindo a dica dada por Antônio (obrigado!) no meu post anterior sobre a Canon A630, instalei na minha câmera o CHDK, um programa que apesar de se instalar como se fosse um firmware é apenas uma extensão de funcionalidade para a câmera, que não substitui o firmware original (garantindo a segurança do processo). A instalação é muito simples e tudo funcionou na primeira tentativa, mas é preciso consultar o manual para saber o que a extensão é capaz de fazer e como é feito.

É importante notar que existe uma inconsistência na documentação do programa. Em diversos pontos ele é seguidamente chamado de "firmware" (inclusive no próprio programa), mas o FAQ faz questão de dizer que ele não é um firmware. Eu concordo (por definição, não é mesmo) e por isso não vou chamá-lo assim.

De cara eu já estou aproveitando o indicador de capacidade da bateria que não existe por default nas câmeras Canon da série A (você só é avisado quando a bateria está baixa demais), mas a extensão tem outros recursos interessantes que vale a pena explorar:
  • Histograma em tempo real - Aperte o disparador para focalizar e o histograma aparece sobreposto à imagem, atualizado em tempo real;
  • Suporte a scripts - Com uma versão simples de BASIC você consegue fazer algumas automações na câmera;
  • Leitura de arquivos texto - Abre arquivos TXT facilmente;
  • Gravação de fotos RAW - sem a compressão JPEG;
  • Jogos simples - sokoban e reversi;

O que tem maior potencial é o suporte a scripts.

Não faça perguntas sobre o programa. O FAQ e o Manual sabem mais do que eu. E o Digiforum já tem um tópico sobre o assunto. À medida que o meu tempo e o meu interesse permitirem, irei contando as minhas impressões

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.