-->

segunda-feira, 11 de junho de 2007

O MP3 player de 256MB que só tinha 128MB

Isso aconteceu há mais de um ano. Um colega de trabalho me pediu para checar por que o MP3 player de 256MB que ele havia comprado dava erro quando ele tentava gravar mais de 128MB.

O aparelho realmente veio da loja formatado com 256MB, mas depois que eu apaguei a partição e mandei criar uma nova, só dava 128MB.

Só tem um jeito de saber se isso é defeito ou pilantragem: olhar os chips. Então eu desmontei cuidadosamente o bicho para não deixar marcas e constatei que era pilantragem mesmo. Só havia um chip de memória flash no aparelho e este era de 128MB.


Para ver fotos mais detalhadas do aparelho por dentro, veja minha página sobre o MP3 player Sony falso, que atualizei hoje com fotos internas.

Mostrei para o meu colega, que levou no lojista já remontado e pediu para trocar, sem falar nada sobre a dupla falsificação (afinal, o aparelho foi vendido como um "SONY" de 256MB), apenas informando o problema de só aparecer 128MB no Windows. O lojista trocou na hora, sem questionar.

As ferramentas do Windows não permitem que você faça esse tipo de coisa, seja de propósito ou por acidente. Para formatar uma memória de 128MB com 256MB é preciso fazer de propósito e usar programas de terceiros (não me lembro agora se format.exe faz isso). Essa não é uma ocorrência isolada, porque já vi pelo menos uma queixa na Internet sobre esse tipo de coisa.

Apesar de nós dois morarmos em Recife, ele é paulista e isso ocorreu em uma loja na 25 de Março, em SP.

3 comentários:

  1. Uma amiga da minha cunhada apareceu outro dia desses na casa da minha namorada com um "iPod da Sony". Isso mesmo. Ele tinha jeitão de iPod, mas claramente vagabundo, escrito iPod e Sony nele! Só se eu estiver enganado e a Sony revende iPods originais, mas remarcados (o que duvido muito, pelo preço que o bicho custou).

    ResponderExcluir
  2. Kenshin,

    Ostentando a marca "iPod", só a Apple mesmo.

    A Sony até poderia fabricar, mas o nome a sair no aparelho seria "Apple" assim mesmo. A empresa do Steve Jobs é bem determinada na proteção de suas marcas. Já ameaçou proibir a venda de uma bolsa para notebook chamada "TightPod", imagine...

    O usuário leigo nem nota, mas ver um "iPod da Sony" é motivo para uma crise de riso mesmo :)

    ResponderExcluir
  3. heheh... também já ví desse de 4GB que tinha 974MB de espaço na verdade :-)

    Já tem mais tempo era um 1GB estilo Ipod-nano, que tinha 240MB.
    Só deletar a partição e ver o espaço disponivel...

    Isso tudo sem falar na velocidade de gravação e leitura né! Em placa USB 2.0, sem extensão ou hub que pudesse atrapalhar, medimos a velocidade efetiva de um 1GB Foston que ficou em 700KB/s... meia hora pra mover esses 1GB e mp3!!!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.