-->

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Certificação XviD

Desde a primeira menção a isto em um aparelho europeu, que parecia malandragem chinesa, não havia motivo para acreditar que realmente existisse uma "Certificação XviD", por pura falta de informação oficial.

Mas uma dica que encontrei na página alemã citada no meu post anterior me levou à página da XviD Solutions que, para minha surpresa, é uma empresa montada pelos programadores por trás do projeto XviD e que, entre outras coisas, oferece certificação XviD livre de royalties. Eu não sei quando isso se tornou oficial, mas certamente não era localizável pelo Google na última vez que procurei (janeiro).


"Home" oferece um suporte parcial (?) a GMC de 3 pontos. "HighDef" oferece suporte total.

Portanto, quando você se deparar com um aparelho que diz ser "XviD Certified", não ria. Verifique em que profile o aparelho é certificado!

O problema é que nem existe uma lista ainda...

2 comentários:

  1. Pois é. Talvez esteja faltando propaganda. Levou mais de seis meses para que eu esbarrasse na informação, porque eu quase nunca visito XviD.org.

    ResponderExcluir
  2. VR5,

    O codec XviD só é realmente necessário se você quiser *fazer* um XviD. Uma vez feito, desde que siga os profiles padrão, um XviD é um MPEG4 indistinguível de um DivX, do ponto de vista da decodificação.

    É parecido com o caso do MP3. Existem diversos encoders por aí, uns produzindo resultados melhores que outros. Porém os arquivos sempre são reproduzidos por qualquer MP3 player, não importando o algoritmo usado na compressão.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.