-->

terça-feira, 15 de maio de 2007

Um esperto registrou foston.com.br

Alguém desatento pode acabar achando que a marca Foston tem site, quando se depara com www.foston.com.br, mas uma olhada atenta mostra que o site é fruto de "esperteza".
  • Na seção de drivers e manuais, por exemplo, estes são vendidos com "frete grátis" (provavelmente você recebe um link para baixar;
  • O site é praticamente uma loja virtual. Não tem absolutamente nenhum conteúdo informativo e/ou institucional;
  • Apenas uma parcela dos produtos Foston está disponível no site. Não existe nenhum DivX player portátil, por exemplo;
  • O site deixa claro aqui, que só honra a garantia de produtos comprados no site;
  • Você encontra produtos de outras marcas à venda, como esse aparelho Plasmon;
Se não é ilegal, no mínimo é imoral. Sem contar que provavelmente é uma violação das normas impostas pelo Comitê Gestor.

30/04/2008 : Este post continua aqui

13 comentários:

  1. Quase caí na do site da foston...
    comecei procurando um firmware, um manual dum mp4 que eu tinha comprado, blá,bláblá...dae só voltando na loja por causa de um pequeno defeito fui saber que não tinha nenhum foston.com.br...
    ainda paguei mico...

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que tem este site e que tem alguma coisa pra se baixar, os mané invejosos que se mordam e procuram o driver da cam foston pra ver se acha em outro site ? é uma loja é citado na parte empresa.DER

    ResponderExcluir
  3. Anonimo,

    Eu conferi agora e realmente o site agora tem algo para download "gratuito". Não era assim quando o site foi aberto.

    ResponderExcluir
  4. Não é Agora que este site tem downloads , desde a abertura eu acompanho tenho alguns produtos foston e ja no inicio eu fiz download de driver de mp3, agora com a webcam, verifiquei o dominio do site e não existe nenhuma ilegalidade ou coisa do tipo , no site diz que é um site de comercio não site de fabricante, , realmente não enganaram ninguem, nem o fabricante , pois s Foston nunca se mostrou presente ou interessada em tem autorizadas no Brasil ou colocar um site , nem mesmo site internacional tipo .com , o negocio é ficar esperto de onde compramos e a garantia se cumprem o que falam .

    ResponderExcluir
  5. Antes de colocarem o nome de uma loja no paredão veja com cuidado , examinem entrem realmente no site no setor onde falam que é loja, por não serem fabricante ou representante , eles até explicam demais , veja em outros site de venda , nada de falar que usam o nome foston isso é nome fantasia e qualquer um pode usar desde que a marca não exija a retirada.
    Bem explicado
    Abraços , na duvida pesquisem e postem comentarios.

    ResponderExcluir
  6. Vander,

    Ou você tem conexões com o site ou está muito mal informado.

    A tal Foston Informatica copiou até a logomarca da Foston. Está evidente a tentativa de enganar o consumidor para qualquer um que tenha pelo menos visto uma caixa de produto Foston. E isso certamente não é legal no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Quando publiquei meu post os drivers eram vendidos. Se é possível baixar de graça hoje, ótimo.

    ResponderExcluir
  8. A todos:

    Eu só vou aceitar novas "defesas" de foston.com.br por indivíduos que não sejam usuários regulares deste blog quando no mínimo foston.com.br tiver passado a usar uma logomarca completamente diferente. De agora em diante, defesas feitas por anônimos e quase-anônimos não serão publicadas, a não ser que seja citada jurisprudência de fácil consulta (dêem o link) mostrando que a prática é legal.

    ResponderExcluir
  9. Ps, ver item 1.11 do faq do site de registro
    http://registro.br/faq/index.html#1

    ResponderExcluir
  10. Eu não afirmei que era ilegal. Eu disse "Se não é ilegal, no mínimo é imoral. Sem contar que provavelmente é uma violação das normas impostas pelo Comitê Gestor"

    O registro.br não atesta a legalidade da escolha do nome ao liberar esse nome para um requerente, conforme está explicado aqui:

    http://www.cgi.br/regulamentacao/resolucao2005-02.htm

    Art. 6º - É da inteira responsabilidade do titular do domínio:

    I. O nome escolhido para registro, sua utilização e eventual conteúdo existente em páginas referidas por esse domínio, eximindo expressamente o CGI.br e o órgão executor do registro de quaisquer responsabilidades por danos decorrentes desses atos e passando o titular a responder pelas ações judiciais ou extrajudiciais decorrentes de violação de direitos ou de prejuízos causados a outrem;


    E conforme podemos ver pelo contrato:

    http://registro.br/contrato/contrato.html

    CLÁUSULA QUARTA: DAS OBRIGAÇÕES DO REQUERENTE

    O REQUERENTE do registro de domínio e usuário da base de dados do REGISTRO se obriga a:

    I. Escolher adequadamente o nome do domínio a ser registrado, ciente de que não poderá ser registrado nome que desrespeite a legislação em vigor, que induza terceiros a erro, que viole direitos de terceiros, que represente conceitos predefinidos na rede Internet, que conceitue palavras de baixo calão ou abusivas, que simbolize siglas de Estados,
    Ministérios, dentre outras vedações;


    E não, uma notinha de rodapé em uma das páginas não basta para se livrar de "induzir terceiros a erro". E para mim está claro que usar a logomarca da Foston "viola direitos de terceiros".

    O uso de foston.com.br do jeito que é feito hoje é uma clara violação do contrato com registro.br, além de ser imoral e anti-ético.

    E se não é ilegal, deveria ser.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo,

    Você aparentemente só está vendo o que quer ver. Eu não vou perder meu tempo com anônimos, quase-anônimos e falsos-conhecidos (gente que cria um perfil só para dar a impressão de que não é um anônimo), por isso continuo me reservando o direito de ignorar (e não publicar) defesas sem substância alguma, como essa sua última.

    ResponderExcluir
  12. Eu sei que comprei duas baterias ,um carregador e uma capa e enviaram para o endereço errado,sendo devolvido para eles e até hoje nao me foi reenviado e nem o dinheiro devolvido. Já passei vários e-mails e nao respondem. no pedido aparece como entrege. PEDIDO716481

    ResponderExcluir
  13. Sobre a foston acho uma pena o "abandono" da marca no mundo virtual por parte dos fabricantes. Tenho um tablet e é excelente, pena estar desatualizado (M806G). Tive um celular bem gambá, e ao contrário dos produtos da Multilaser, durou muito e só estragou mesmo por causa de um acidente que comprometeu o visor e este demorou quase um ano para ficar completamente inutilizado (embora o telefone continuasse funcionando). Tá dificil atualizar o Android do Tablet, é uma pena. .

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.