-->

sábado, 26 de maio de 2007

Problemas com WMV na ATI Radeon

Eu comecei a testar minha nova Radeon 9550 (mais sobre isso depois) e de cara já encontrei um problema. A imagem fica assim todas as vezes que rodo um filme Windows Media Video:



Procurando por "wrong colors wmv radeon" encontrei várias pessoas com o mesmo problema e algumas soluções. Esse problema não afeta apenas a ATI e em pelo menos um caso essas cores estranhas assombraram um proprietário de Nvidia, que resolveu o problema atualizando o driver.

O driver que veio com minha placa foi a versão 6.14. Como baixar o ATI Catalyst mais recente (7.74, driver 8.36) ia levar um tempo considerável ocupando toda a minha conexão discada (umas duas horas), fiz um "downgrade" com um driver antigo que eu tinha aqui, mas nada mudou.

Continuei procurando e encontrei outras soluções:
  • No Windows Media Player (WMP): Ferramentas - Opções - Desempenho: reduzir a aceleração de hardware. Funcionou, mas só vale para o WMP. Certamente deveria funcionar se eu fizesse uma redução global da aceleração no driver, mas qual é a vantagem de se comprar uma placa de vídeo melhor e usar sem aceleração? E por que eu faria algo que afetaria todo o vídeo quando o problema é so com WMV?
  • No Catalyst Control Center (CCC): desmarcar a opção "Windows Media Video Acceleration" - Me pareceu uma solução muito melhor, mas não consegui encontrar essa opção em nenhuma das duas versões do CCC que eu havia instalado.
Então eu encontrei um usuário que disse: "use a barra de rolagem para encontrar a opção...". Mas que barra de rolagem?

E não é que havia uma mesmo?



Eu não vira essa barra de jeito nenhum, mas perceba que ela é muito parecida com os elementos decorativos.

Desmarcar a opção "oculta" realmente consertou a exibição dos WMV:



Eu não fui o único a não ver a barra. Um outro usuário no mesmo fórum também disse que não havia achado a opção por conta disso e aparentemente a ATI notou o problema, porque a versão mais recente do CCC adotou um visual mais "claro".



Essa barra de rolagem eu vi imediatamente, mas eu já estava procurando por ela, mesmo :)

A propósito, a imagem acima é do CCC do Catalyst 7.74, que já baixei e instalei. Mas nada mudou e foi preciso manter a opção desmarcada. Na verdade houve uma única diferença: dessa vez eu precisei reiniciar o PC para que desmarcar a opção fizesse efeito.

O engraçado é que esse problema está sendo reportado desde 2005 e é estranho que não tenha sido corrigido ainda. Pode ser uma combinação de fatores no meu PC, já que eu não atualizo software "por atualizar" e meu WMP ainda é o 9 (que vem no XP).

13 comentários:

  1. CARA!!!! EU TE AMO!!! Eu pensei que tinha que trocar minha placa. Comprei uma ATIx1950 PRO e instalei um monte, tipo uns 10 programas de codec para videos e esse problema nao tinha sumido, achei ate que a placa estava estragada e quando eu ia trocar vi seu blog e agora funciona!! CARA valeu mesmo, obrigadao. Fiquei quase 1 mes com esse problema estava muito chateado

    ResponderExcluir
  2. Bom demais cara! Resolveu meu problema tb.

    ResponderExcluir
  3. meu cara, valeu por essa, pensei que tinha detonado alguma parte do codec ou algo assim, ate mesmo porque isso so aconteceu depois de eu desinstalar o quicktime, coincidencia ou nao reinstalei o CCCP umas 3x vezes e de nada resolveu, depois com essa dica funcionou perfeitamente ^^

    ResponderExcluir
  4. Cara....vc é ninja véio.....salvou minha vida....comprei uma HD 3870, baixei o ultimo drive e tava com pau....agora ta supimpa...hahahah;;;valeu....vc vai pro ceu cara

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2/8/08 23:52

    Deu certo numa S3 ProSavage DRR.
    procurei um par de driver, codec, e os kri de bico.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Meu, a sua dica me ajudou também a resolver um problema que eu estava tendo na minha 9600XT... acontecia que quando eu assistindo um WMV adiantava o vídeo, ou usando o "fast foward" ou clicando sobre a barra de progresso para pular pra frente (ou pra trás) o PC reiniciava, ao executar tal configuração, o mesmo parou de ocorrer!!!

    ResponderExcluir
  7. Beleza amigão... aqui tambem deu certo!!!! Procurava essa solucao ha tempos... Valeu!

    ResponderExcluir
  8. xD

    adiantou meu lado.

    ResponderExcluir
  9. so pra dizer que tu pode trocar o estilo de cores no catalyst, talvez por isso a barra de rolagem nao fique tao visivel aos olhos.

    ResponderExcluir
  10. Cara, vc é primo do Chuck Norris???
    Rsrsrs... vlw a dica.... muito boa!!! :D

    ResponderExcluir
  11. Aqui de NY agradeço sua colaboração. Com sua dica zerei os problemas de 03 máquinas locais e uma remota no Brasil. - Máquina Biagi

    ResponderExcluir
  12. VLW!!! SALVA VIDAS!!! eu já ia levar minha X1650 na loja!. vlw cara. boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Aeeeeeeeeeee vo baixa porno d novo iupiiii

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.