-->

terça-feira, 8 de maio de 2007

Periféricos HP: famintos por RAM

Caso 1: Um amigo meu tem uma pequena empresa, com apenas um funcionário administrativo e seu respectivo PC, que até bem pouco tempo atrás era um Pentium II com 64MB de RAM, rodando Windows 98. Ele até chegou a me perguntar se precisava fazer um upgrade e eu disse que não, porque para o que ele fazia com o PC, não precisava de nada melhor. Ele vinha usando esse mesmo PC há anos.

Mas aí ele comprou uma multifuncional HP OJ4355.



O PC ficou terrivelmente lerdo. Como eu já sabia que as porcarias que a HP instala no Windows provocam isso, comprei mais 256MB de RAM (PC133) para ele. Mas dei azar porque não serviu. Acabei emprestando um pente meu de 128MB, totalizando 192MB de RAM.

Mesmo assim o PC continou lerdo. Ele acabou perdendo a paciência e comprou um Dell Dimension com Windows XP e 256MB de RAM. Colocamos por fora mais 512MB (sai muito mais barato que na Dell) e finalmente ele ficou satisfeito.

Tudo culpa da multifuncional.

Editado: Não houve tempo para testar se 256MB seriam suficientes. Meu amigo queria "porque queria", colocar mais RAM.

Caso 2: Meses atrás um outro amigo me chamou para verificar por que a máquina do sogro dele, um Duron com Windows XP e 128MB de RAM, estava tão lenta. Ele suspeitava que fosse vírus. Quando eu vi a multifuncional HP sobre a mesa foi a primeira coisa que eu perguntei: "Ficou lento mais ou menos depois que você comprou a impressora?".

Como eu já esperava, ele confirmou.

Eu tenho um Duron com a mesma configuração, que é usado por minha irmã mais nova. E eu sei que é muito mais rápido que aquilo. Dava impaciência esperar o XP carregar.

Caso 3: Ainda na semana passada eu estava comentando algo desse tipo com um amigo que também tem uma multifuncional HP C3180 (parece que todo mundo que eu conheço comprou um monstrinho da HP)




Ele me contou que enquanto teve 256MB de RAM a impressora imprimia algumas linhas e depois ficava bem lenta. Muitas vezes travava antes de terminar a impressão. Bastou ele colocar mais um pente de 512MB para a impressora trabalhar normalmente.

Minha cisma com a HP por isso é antiga. Até a época do enorme (para os padrões de hoje) scanner HP scanjet 4C, o software da HP cabia em até 5 disquetes (menos de 10MB), assim como os softwares de todos os concorrentes. Poucos anos depois, qualquer driver de scanner que você precisasse baixar da HP tinha algo em torno de 100MB. E parece que só vem piorando.

Resumo: Se vai comprar um periférico da HP e seu PC tem pouca RAM (menos de 512MB), some ao preço do produto o preço do upgrade de RAM que você vai ser obrigado a fazer.


9 comentários:

  1. Anônimo8/5/07 21:56

    Chegou a usar o ProcessExplorer para ver o consumo de memória?

    ResponderExcluir
  2. O PC da minha esposa é um Infoway Pentium 4 1.5GHz com 256Mb Rambus e XP e temos conectado nele uma Multifuncional F380 da HP e não notamos nada em relação à lentidão. Claro que essa configuração não se compara com os exemplos do post mas pela quantidade de RAM e a velocidade do processador é de se estranhar que aqui a velocidade seja normal. O diretório de instalação dos softwares da HP ocupa 133Mb.

    ResponderExcluir
  3. Marcos,

    Não cheguei a fazer isso. Eu sei que é culpa do software da HP e não tive a curiosidade de procurar ver que módulos específicos provocam o problema. Da próxima vez que eu estiver na casa de um amigo que tem multifuncional, com tempo sobrando, vou verificar isso.

    ResponderExcluir
  4. Juliano,

    É possível que o consumo de RAM varie entre modelos, mas também é possível que seja porque o PC de sua esposa tem menos serviços rodando em background. Eu vou apurar quais os modelos envolvidos em cada caso acima e editarei o post.

    ResponderExcluir
  5. Marcos,

    Não é possível verificar quanto de RAM cada aplicação usa sob Windows 9x. Isso só é possível do 2000 em diante.

    ResponderExcluir
  6. Além do consumo excessivo de RAM dos softwares que vêm com os periféricos HP, deve-se levar em conta também o sistema operacional. Creio que os programadores quando fazem esses softwares, se preocupam com a compatibilidade e esquecem de estruturar seus programas para as limitações de desempenho de OS antigos como Win98. Tanto é que uma impressora HP mais antiga em um OS antigo não costuma apresentar problemas. Mas, pelo menos com meus clientes, que com um Pentium II e rodando win98 que tentam instalar periféricos recentes como câmera digital (HP ou não) costumam ter dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma amiga que tem um PC Positivo (Negativo hehe:(, que tem 256mb e uma Multi da HP. O Pc parece uma carroça e a impressora vive dando pau. Interessante esse relato. Quando for lá de novo, verei quanto de memória essa multitôsca consome.

    ResponderExcluir
  8. eu comprei uma multifuncional desta, fui instalar no notebook d meu irmao o drive q vem no cd, nao sei o pq, demorou muito pra ser de cd, apos instalar pediu para checar update, tinha, fiz, e demorou mais alguns absurdos minutos, final do tempo contado no relogio, 1h pra instalar do cd baixar e instalar a atualizacao, (minha conexao é 1Mb, sem motivos para agarrar no download) ate hoje nao descobrir pq, no meu pc nao demorou tanto assim. Vai saber, HP é cheio de loucuras, tenho uma DeskJet 680, ate hoje eu nao sei pq ela para no meio da impressao e tem q desligar pra voltar a funcionar.

    ResponderExcluir
  9. Sai correndo depois de ler, esse seu tópico desistalar a impressora, que era uma velha DESKJET 840C, e tinha também um Scaner 3970... Ficou muito mais rápido meu pc, inclusive o copiar e colar no Corel Draw, que antes era uma carroça. E o PC é um P4 651, 3.2, 1GB de memória com 320GB de HDD.. então, acho que isso serve pra quase tudo HP.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.