-->

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Mais falso que isso, impossível

Meu amigo Davidson mandou isso hoje, repassado de terceiros. Supostamente é a foto do interior de um flashdrive de 2GB comprado no camelô por R$49.



Eu estou publicando isso aqui mais pela "curiosidade" do que por achar que o ocorrido é motivo para alarme. Se você compra um troço qualquer a um camelô sem qualquer garantia (por exemplo, alguém que você não sabe se vai encontrar no dia seguinte) e sem sequer um teste no local, o objeto tanto pode estar oco, como no caso acima, ou defeituoso, ou mesmo não ter a capacidade anunciada. E nem precisa ser um item de Informática.

O malfeitor só se daria ao trabalho de remover o circuito se ele tivesse um jeito de também vender o circuito, sem o exterior original, ou se fosse ficar com ele. Esse cenário me parece mais provável no caso do comprador pilantra, que compra o produto, abre cuidadosamente e substitui o conteúdo, para devolver no dia seguinte alegando defeito. Um camelô ou outro tipo de comerciante que troca na hora está sujeito a esse tipo de golpe.

Prestando atenção à figura, está claro que é D-Link (não conheço flashdrive D-Link) mas não deu para discernir exatamente o modelo. Só que mais abaixo é possível ver que há um endereço MAC e o símbolo da FCC.

A caixa nem sequer é de um flashdrive. É de um adaptador wireless USB .

Editado: A estória da compra no camelô é falsa. Seguindo a dica dada no primeiro comentário, localizei a mesma foto, mais nítida e datada de 25/01/2006 em um fórum português. Lá ela é atribuída a "compras online de Hong Kong". A primeira foto da página é ainda mais interessante, porque é típica malandragem chinesa. Falo mais disso aqui.

6 comentários:

  1. Não sei se a foto é deles ou não mas... foi lá que eu vi antes:

    http://www.papotech.com.br/blog/?p=192

    ResponderExcluir
  2. Eliéser,

    Obrigado!

    Seguindo os comentários na página indicada por você, encontrei uma publicação um ano mais antiga:

    http://wireless.com.pt/forum/viewtopic.php?t=10729

    ResponderExcluir
  3. Eu ia passar esse mesmo link português, mas cheguei tarde :D

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/9/07 18:58

    Ryan a foto é de um Adaptador USB 802.11g/2.4 GHz Wireless DWL-G122 da D-Link.

    ResponderExcluir
  5. Caso recente: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/hd-externo-baratinho-passa-longe-de-ter-500gb/

    ResponderExcluir
  6. http://9gag.com/gag/3910477

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.