-->

domingo, 20 de maio de 2007

A maioria mostra pacotes, mas alguns mostram bytes.

Quando você exibe uma janela de Status de Rede no XP, na maioria das vezes vai ver algo assim:



Note que a atividade é medida em "pacotes".

Mas no meu PC principal, o que se vê é isto:



Note que desta vez a atividade é exibida em "bytes". As duas figuras acima são dos meus dois desktops logo depois da transferência de um arquivo de 1.7GB de um para o outro. Note como a segunda imagem mostra um número mais "útil" que a primeira (ambas mostram a mesma atividade, de formas diferentes).

nota: o número de bytes reportado é bem maior que número de bytes dos dados transferidos, mas isso é assunto para outro post.

Eu gostaria que todos os meus PCs mostrassem essa atividade em bytes, mas segundo este artigo da Microsoft, o que aparece no frame "atividade" é decidido exclusivamente pelo adaptador de rede usado. O Windows não tem nenhum controle sobre os números dentro desse frame.

A propósito, meu adaptador de rede que exibe em bytes é da VIA, driver fetnd5.sys versão 2.66, embutido na minha motherboard MSI MS7021 (KT6V). Os outros quatro computadores da casa usam SIS900, RTL8139 (duas) e Intel PRO/100 VE.

3 comentários:

  1. Olha, não sei se é verdade.
    Eu lembro de ter usado meu micro mostrando já pacotes e as vezes dados. E a única diferença era um windows xp pro ingles (pacotes) e o outro windows xp HOME portugues (bytes).

    Nao sei se usei drivers diferentes, mas eu acreditava que o negócio era o sistema operacional.

    ResponderExcluir
  2. Spam,

    Não vejo motivo para não acreditar no que diz a MS a esse respeito.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1/7/07 02:56

    eu vejo motivo, já usei um aplicativo que tinha umas gambiarras pra windows e eu podia configurar como seria exibido, eu não lembro qual foi o app, mas algo como o System Mechanics(não lembro se foi exatamente ele, pode ter sido um outro tudo em um)...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.