-->

terça-feira, 29 de maio de 2007

Identificando o disco removível

Note que eu prefiro usar o termo "flash drive" como termo genérico para o que a maioria dos brasileiros chama de "pen drive". E vou usar o termo "disco removível" porque engloba tanto flash drives quanto drives IDE conectados a adaptadores USB-IDE, entre outras coisas.

Para a maioria das pessoas, identificar rapidamente um disco removível no Windows Explorer não deve ser problema: um HDD, um drive óptico e o disco removível. Mas meu PC mais carregado, sem nenhum disco removível inserido, já tem hoje 10 unidades. Já foi pior: até o mês passado o meu PC mais carregado era o outro e eu não tinha mais letras no alfabeto disponíveis, pois só um dos seus seis HDDs já tinha 8 partições.

E mais:
  • Meu gravador de DVD é USB e nem sempre está conectado.
  • Eu tenho mais de um flash drive;
  • A maior parte do tempo eu uso 4 HDDs nas IDEs, mas às vezes eu tiro um ou mais deles;
  • O Windows XP tem um comportamento confuso ao atribuir letras de unidade aos flash drives,

Responda rápido: onde está meu flash drive?



Como meio de proteção contra vírus, o Windows não permite o autorun de discos removíveis (pendrive, flashdrive, adaptador USB-IDE, leitores de cartão, etc), mas você ainda pode usar a técnica de Autorun para dar um ícone ao seu disco removível. Isso o Windows permite.

Na imagem abaixo, à direita, dá para identificar imediatamente o meu flash drive de 1GB no meio das outras unidades, por causa do ícone vermelho.



Eu tenho uma série de artigos sobre Autorun, que você pode precisar ler para entender como a coisa funciona. Eu vou colocar aqui apenas um resumo do que é necessário para da um ícone ao seu disco removível.

Você pode usar o mesmo ícone que eu usei. Ele se chama AGENDA.ICO e você pode baixá-lo aqui.


Coloque na raiz do seu flash drive AGENDA.ICO e um arquivo de nome "autorun.inf" com o seguinte conteúdo:

[AUTORUN]
icon=AGENDA.ICO

Retire o flash drive e insira novamente. Ele já deverá aparecer com o ícone. Se não aparecer, você fez algo errado, meus textos sobre autorun podem ajudá-lo a descobrir o quê.

Existem algumas variações que você pode explorar, como colocar o ícone em uma pasta. Para conhecê-las, estude como funciona o AUTORUN.INF.

Note que o ícone vai aparecer mesmo que você use o flash drive em outro computador, porque é uma configuração que é guardada no próprio flash drive. E tenha em mente que se apagar um dos arquivos, o ícone vai sumir!

Dando um nome para o disco removível.

Infelizmente, Autorun.inf não suporta a configuração de um label (nome) para a unidade. Você pode dar um nome para o seu disco removível, mas este vai ser exibido apenas na máquina onde você o configurar.



Basta clicar em cima da unidade, teclar F2 e dar um nome de até 11 caracteres.

O nome será preservado mesmo que a unidade mude de letra sozinha, que é algo que o XP faz com freqüência.

Editado: como eu tenho o hábito de sempre checar o que eu digo, acabo de descobrir que autorun.inf suporta, sim, um nome para a unidade. Basta acrescentar uma linha "LABEL="

No nosso exemplo, autorun.inf fica assim:

[AUTORUN]
icon=AGENDA.ICO
label=PENDRIVE1GB

Uma vantagem adicional desse método é que o nome pode ter até 32 caracteres!

Meus artigos sobre autorun foram escritos quando eu ainda usava Windows 98 e tenho certeza que "LABEL=" não existia na época. Isso deve ter sido introduzido com o Windows 2000 ou com o XP. Vou checar se isso funciona no Windows 9X, mas já testei no XP.

6 comentários:

  1. Tive um USB Flash Drive de 256 MB da LG que oferecia a possibilidade de criar uma partição escondida e protegida por senha, funcionalidade que não foi disponibilizada (só soube depois de comprado) na versão de 1 GB que utilizo agora. Procurando uma solução para o problema, encontrei na Internet o programa Cryptainer LE que implementa um arquivo encriptado e simula uma partição protegida como no antigo LG de 256. O programa para dar acesso ao conteúdo encriptado, fica dentro da partição não encriptada do flash drive. Para aciona-lo automaticamente ao inserir o flash drive no conector USB, investiguei a funcionalidade autorun do XP e fiz o seguinte script (autorun.inf) colocando-o na raiz do flash drive:

    ----------------------------

    [AUTORUN]
    action=Acessar arquivos protegidos
    open=cryptainerlemobile.exe
    icon=LG.ICO

    -----------------------------


    Desta forma, o acionamento da funcionalidade é opcional, pois aparece uma janela de diálogo com a opção de executar ou não o programinha

    OBS: o arquivo de icone pode ser qualquer um. No meu caso, para relacionar a letra da unidade remoovível ao dispositivo, usei um logo da LG que também fica na raiz da partição visivel.

    Experimentem.

    ResponderExcluir
  2. psr530fan,

    Eu estava lendo hoje de manhã mesmo sobre a linha "action=" e ela vai ser assunto de uma futura revisão dos meus textos sobre autorun.

    Esse Cryptainer LE parece muito interessante. Eu tenho nesse momento um texto em rascunho sobre o transporte de dados desprotegidos em flash drives e um programa desses vai complementar o texto muito bem. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/6/07 06:07

    Cara, eu sempre troco o label dos meus Pendrives pelo WinXP e onde plugo eles o label mantem.
    Testa novamente por ai.

    ResponderExcluir
  4. kueyke,

    Eu não sei onde estava minha cabeça para isso passar na minha checagem :(

    Obrigado pela correção!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a dica Jefferson.
    A propósito, o esquema do ícone tbem vale para o HD, como eu tenho varios HDs com diversas partições, foi uma mão na roda incluir um ícone a eles. Lembrando q só funciona após o boot.

    Valeu...
    LioZ

    ResponderExcluir
  6. Legal Jefferson, conheci teu blog (à 1 tempo atrás) por causa do Autorun e agora estou usando essa tua dica no meu mp3 player (flash drive) e na minha câmera, com ícones e nomes distintos, valeu e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.