-->

terça-feira, 15 de maio de 2007

HDDs lentos

Quando alguém se depara com um PC lerdo, a primeira coisa que vem à mente é colocar mais memória. Mas se o PC é velho ou recebeu um upgrade de um PC velho, a culpa da lentidão pode muito bem ser do HDD.

O primeiro registro que fiz da diferença que faz um upgrade de HDD para o desempenho da máquina foi em 2001, quando recebi a máquina de um cliente que estava lentíssima. Um K6-2 350 com 64MB de RAM, rodando uma instalação carregada do Windows 95.

Eu não me lembro de como cheguei à conclusão de que o problema era o HDD, mas me parece óbvio que eu devo ter colocado mais RAM e não surtiu efeito. Os números que anotei foram os seguintes:
  • Com o HDD Seagate velho (não registrei o modelo) : 2m30s para concluir o boot;
  • Com um HDD Quantum Fireball lct20 novo: 1m35s;
Um ganho de 1 minuto, apenas trocando o HDD.

E, não, o problema não era de fragmentação no HDD velho. Isso foi testado.

Neste fim de semana, aproveitei a necessidade de substituir um HDD da máquina de minha irmã mais nova para fazer um teste mais detalhado.

Configuração original:
  • Duron 950;
  • 128MB de RAM;
  • Motherboard Fastfame 8VTAA
  • HDD 80GB Samsung Sp0802N - 7200RPM, 2MB, ATA-100, 03/2005;
  • Windows XP;
  • Tempo de boot: 42s.
Minha "missão" era retomar esse HDD, que instalei na máquina apesar de ser um exagero para as necessidades de minha irmã, porque não tinha um menor funcionando. O "novo" HDD:
  • Fujitsu 17GB MPE3170AT - 5400RPM, 512KB, ATA-66, 03/2000.
Meu método para medir o tempo de boot varia de acordo com a necessidade do meu experimento. Neste caso, eu cronometrei do momento em que seleciono "Windows XP" no menu de inicialização até o momento em que o último ícone aparece na barra de tarefas, parando brevemente a contagem enquanto digito a senha do usuário. Não é um método preciso, mas serve para o meu propósito.

Notas:
  • É preciso esperar até o último ícone aparecer, e não por um ícone específico, porque a ordem de carga dos programas pode mudar de boot para boot;
  • Não se deve demorar para colocar a senha, porque o Windows XP executa alguns tipos de tarefas enquanto aguarda a senha. E se você demorar a contagem de tempo vai ficar furada;
  • É preciso entrar sempre como o mesmo usuário;
  • Pode ser necessário entrar algumas vezes com o mesmo usuário para o tempo de boot estabilizar. Pode ser necessário dar boot umas cinco vezes antes de começar a cronometrar;

A partição original de 8GB (apesar do HDD ser de 80GB eu sempre "confino" o Windows a partições com entre 8 e 15GB) foi clonada para o outro HDD com o Symantec Drive Image.

O tempo de boot de 42s aumentou para 77s.

Fiz nova experiência, repetindo o teste depois de acrescentar um pente de 256MB de RAM.

Resultado:
  • Com HDD Fujitsu: 60s - o tempo de boot caiu 17s, mas ainda assim está bem mais lento do que com um HDD novo e menos RAM (42s);
  • Com HDD Samsung: 36s - o tempo de boot caiu apenas 6s. Mais memória não faz tanta diferença se seu HDD é rápido;

Note que eu estou falando de tempo de boot. Quando você começar a carregar outros programas na máquina, ter mais RAM fará uma grande diferença, principalmente se você puder reduzir com isso o uso do arquivo de swap.

Para certas tarefas, essa lentidão é desprezível. Em um PC reservado para atividade de P2P, por exemplo, mesmo o HDD mais lento ainda não afetará a velocidade dos downloads. Mas quando você está sentado à frente da máquina e acostumado com máquinas mais modernas, um HDD lento pode desafiar sua paciência.

E ainda há um outro problema: o barulho. O HDD Samsung é quase inaudível. Faz menos ruído que a fonte do PC, mesmo com o gabinete aberto. Já o Fujitsu é tão barulhento que chama a atenção mesmo com o PC fechado e com outras fontes de ruído no recinto.

Eu vou tornar a mencionar esses problemas em textos futuros.

5 comentários:

  1. Prezado Ryan, estou com um micro aqui, que acabei de trocar o HD, coloquei um de 80Gb Seagate IDE. Formatei o micro, instalei o XP Home original desse micro, e o estranho foi que o micro ficou super lento. Antes de trocar esse HD, esse micro não era lento assim, por isso suspeito do HD. Vou fazer alguns testes, e depois posto aqui os resultados. Abraços,
    Marcio Bruno (marcio_bruno@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  2. O cache desses HD's velhos é uma coisa importante a olhar.

    Digamos um com 512KB, o normal de uns de 4GB a 13GB, mesmo que 5400RPM, no boot do windows XP, são umas lesmas!

    Experimenta medir a velocidade de leitura/escrita num 4.3GB 5400RPM 512KB Cache no HDTach. Será normal. Aí você mede a velocidade num 10GB 5400RPM 1MB Cache. A velocidade será a mesma. Aí você instala o XP em ambos (O XP parece que faz mais mal uso do cache do HD, solicita mais arquivos bem mais 10 vezes), esse de 512KB vai ter boot umas 3 vezes mais lerdo!!!!

    Já tive a ingrata tarefa de instalar XP em HD de 4GB 5400RPM 256KB Cache. Umas horas pra instalar, depois uns 4 minutos pro boot... Não tem jeito, só 95/98/Me pra esses HD's...
    (Até procurei forma de carregar essas coisas pra ram no boot, mas não tem nada disso, a MS prefere que você compre HD mais novo mesmo)

    (Coitado de quem tem HD de notebook daqueles de 10GB 4500RPM 512KB cache. O XP fica visivelmente lerdo com quase tudo nesses HD's!)

    ResponderExcluir
  3. Não imagino qual HD que era antes do LCT20 na outra máquina que vc mencionou... Ser mais lerdo q ele é apelação, já q o LCT20 é uma das coisas mais lerdas que já vi na minha vida hehehe 4200RPM

    ResponderExcluir
  4. Só pra constar, estou usando um HDD de 8GB da Western Digital (que tirei de um XBOX), até que tá dando pro gasto, enquanto meu Seagate de 250GB não volta do RMA. O tempo de boot é onde fica mais perceptível a lentidão, mas de resto dá pra usar, embora não esteja nada pesado instalado, pela falta de espaço.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vários drives piores que o LCT20, incluindo um Quantum bigfoot, que nunca foi construído para ser rápido, mesmo.

    Lembre-se de que isso ocorreu em 2001. O drive substituído provavelmente já tinha uns 3 anos de idade e não tinha mais que uns 4GB.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.