-->

segunda-feira, 28 de maio de 2007

eMule não é para essas coisas...

Eu conheço um cara que procura tudo de que precisa no eMule. Pacote de codecs? baixa pelo eMule. Um Media Player? baixa pelo eMule também.

Acho que até driver de impressora HP ele baixa com o eMule.

Eu já avisei para ele que essas coisas (principalmente pelo fato de serem executáveis) ele deveria baixar de fontes conhecidas (até mesmo porque existem fontes oficiais para essas coisas), para não aumentar o risco de se infectar, mas não adianta. Ele diz que é mais fácil achar no eMule.

Não é à toa que de vez em quando ele tem problemas com vírus, mesmo sendo uma pessoa que usa pouquíssimo o computador e sem ter filhos adolescentes.

6 comentários:

  1. Jefferson, na verdade o eMule é muito usado também para se baixar "crakers" (digitei corretamente?) de programas, ou mesmo programas já "desbloqueados"... NA teoria funcionaria, mas na prética mais de 90% deles vem com virus, cavalos de tróia, spywares, etc...

    ResponderExcluir
  2. VR5,

    É "crack".

    A quantidade de software malicioso no eMule é grande mesmo, mas eu não acho que o percentual de programas infectados chegue a 90%.

    E se fosse para pegar esse tipo de programa, eu ficaria calado. Não dá é para entender como é que alguém usa eMule até para baixar freewares.

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço mais de uma pessoa que baixa tudo por sites como baixaki. Sempre pergunto porque elas não entram no site do programa e baixam direto da fonte, mas nem elas sabem. E o pior são alguns que, ao invés de digitar a URL do site que querer acessar, procuram no google e clicam no link. E não são endereços complicados ou longos, mas sim sites como orkut e hotmail. Juro.

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    eu uso p2p des do Napster, e sou heavy user, upload mais de um terabyte a cada 6 meses, e download de uns 50 gigas por mes, sou do tipo q nem me dou o trabalho de entrar em paginas oficiais e pegar o driver q já esta defasado no site e no emule já se encontra mais atual e crakead quando é o caso de upgrade, mp3, iso dvds, iso de games, toneladas de filmes e seriados, literalmente tudo mesmo ! Acho q em todos estes anos, alarme de infecção tive só umas 2 vzs e assim mesmo ja esperava estar infectado, pq o NOD32 (meu antivirus) scaneia e detecta o arquivo enquanto ele vem sendo baixado, mesmo quando existe um virus feito a meia hora atraz na índia, ele descobre, e nem precisa baixar o arquivo todo, por uma serie de motivos o antivirus descobre q nao da para explicar por aqui. Alem dos próprios usuários do emule indicarem q aquele arquivo pode ser fake ou nao , portanto acho super tranqüilo usar emule, para absolutamente tudo, espero q vc um dia se torne um usuário pesado e possa entender melhor oq é o p2p, e nao simplesmente dizer " um monte de arquivos tem virus nao usem" só pq vc ainda nao entendeu o espírito da coisa.
    Freqüentarei mais seu blog agora com RSS bem melhor tinha alguns anos q nao lia seus texto, tentarei ser critico no sentido de somar e nao apenas reclamar .. uma dica nas suas matérias.. seja mais objetivo em alguns temas. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo,

    Um anti-virus só pode detectar vírus que estejam "in the wild" ou que usem técnicas de infecção ou proliferação conhecidas. E a comunidade só vai marcar algo como fake ou suspeito se for o tipo de arquivo que vai atrair a atenção de usuários "conhecedores" e comprometidos com a qualidade do sistema. Se eu fosse criar um cavalo de tróia, poderia até tentar anexá-lo a um driver Catalyst, que é extremamente popular, mas também o anexaria a alvos menos conhecidos, como programas para uso industrial, que teriam uma grande probabilidade de permanecer no sistema sem serem marcados. Se um usuário eventualmente detectar algo de errado com o arquivo mas não tomar uma ação para identificá-lo no sistema como fake ou infectado, o arquivo continuará no sistema sem nenhuma indicação.

    Se você nunca é infectado, isso decorre de uma combinação do seu bom senso, sua experiência e dos arquivos que você procura. Isso não quer dizer que baixar executáveis por P2P é seguro. E qualquer especialista em segurança vai dizer a você para não confiar no anti-virus e testar tudo em uma sandbox antes.

    Em tempo: Eu baixo executáveis por P2P. Mas eu jamais recomendarei isso a um usuário qualquer.

    ResponderExcluir
  6. jefferson, vc mesmo disse "métodos conhecidos" seu método de infecção por cavalo de troia indexado nao daria certo logo de cara, é isso q estou falando, vc teria q inventar um método de infecção totalmente novo e desconhecido coisa q a mais de 5 anos nao vejo acontecer, e rezar para os órgãos nao descobrirem em questão de minutos, e criarem uma vacina e colocar no update do antivirus. Hoje em dia é tao mais facil e com resultados mais práticos vc disseminar malwares por outras vias q nao arquivos no emule. Se for o caso de usar oq já existe é mais fácil vc se contaminar via link no msn ou um spam popup. Esse método é ótimo, indexar um popup (nao bloqueavel) ao seu blog com um malware indexado no popup por exemplo, infectaria centenas de usuários leigos em questão de horas e se for véspera de algum feriado melhor ainda até o dia de vc ver e alguém fazer algo, já infecto milhares, resultados bem melhores q o emule. Tb esqueci de mencionar q existe dezenas de comunidades p2p no qual vc pode pegar arquivos de todo tipo ja testados e indicados pelos usuários, em fim eu acho q as chances de pegar virus no emule é extremamente remota. Abraços

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.