-->

terça-feira, 15 de maio de 2007

Drives ópticos que "estão contigo mas não abrem"...

Se você tem um leitor/gravador de CD/DVD com mecanismo de carga do disco baseado em bandeja (quase todos) que se recusa a abrir quando você aperta o botão EJECT, as causas são geralmente duas:
  • Mau contato no conector de energia;
  • Falha na lubrificação do mecanismo de abertura;
Um drive óptico tem geralmente três mecanismos motorizados:
  • O de rotação do disco (spindle);
  • O de movimentação do pickup (sled);
  • O de abertura/fechamento da bandeja;
Esse último mecanismo é o mais suscetível a falhas e mais dependente de uma boa lubrificação por ter um número bem maior de partes móveis. O fechamento ocorre em dois passos:
  1. Trazer a bandeja inteiramente para dentro
  2. Travar o disco no mecanismo spindle.
Ao abrir, a sequência se inverte e é preciso destravar primeiro o disco, antes de ejetar a bandeja. É aí que a coisa complica e é por isso que não é possível abrir um drive óptico "na marra", puxando a bandeja.

Quando a bandeja está totamente inserida, o mecanismo da bandeja levanta o mecanismo do spindle, que ergue o disco mais ou menos um milímetro acima da bandeja. Essa pequena elevação é suficiente para evitar que o disco seja arranhado por baixo e engatar o disco na segunda parte do mecanismo spindle, que fica no topo do drive e é magnética.

Quando não há um disco dentro do drive, as duas partes magnéticas se tocam diretamente e fica mais difícil descolá-las. Com um disco inserido, elas são atraídas através do plástico, daí em alguns casos você pode notar que é mais fácil a bandeja do drive problemático abrir quando há um disco dentro do drive. O problema pode até começar assim para depois piorar e não abrir de jeito nenhum.

Tracionar a bandeja é facílimo para o motor. O que requer a maior parte do esforço é a abertura do spindle para soltar o disco. Com o tempo e o acúmulo de pó dentro do drive, essa parte da tarefa pode ir ficando mais e mais difícil, até o ponto que o motor não consegue mais abrir o spindle. O drive espera por alguns segundos e se não detectar que a bandeja abriu, desiste.

Sem mensagens de erro. Sem nenhuma explicação.

Para resolver o problema, você precisa lubrificar o mecanismo do spindle ou, pelo menos, tirar a sujeira. Isso requer paciência, atenção para não perder peças, saber lidar com "flat cables" e que você não tenha "mãos pesadas", senão vai destruir alguma coisa. Se você tiver uma filmadora, colocá-la filmando enquanto você desmonta o drive pode ser uma boa idéia, porque a filmagem pode ajudar a lembrá-lo onde (e como) danado se encaixa aquela mola que está "sobrando".

19/05/07: Quando estiver testando, coloque o drive na posição normal de operação. Se ele estiver "de cabeça para baixo", a gravidade agirá contra ele e poderá não abrir a bandeja, mesmo com todo o mecanismo corretamente lubrificado. Além disso, se você abrir um drive de cabeça para baixo com um disco dentro, o disco vai se enganchar em algum lugar.

04/05/08: Mais dicas
  • Cuidado com o que você lubrifica. Correias e os sulcos onde elas são presas são um bom exemplo de onde NÃO lubrificar. Evite pegar nas correias com os dedos sujos de lubrificante.
  • O teste precisa ser feito com a tampa do drive no lugar. Qualquer drive vai abrir se não estiver sujeito à trava magnética na tampa.
  • Concentre sua atenção no pequeno trecho do movimento do mecanismo que ocorre quando o spindle está descolando. De nada adianta fazer uma lubrificação perfeita de 90% do curso do mecanismo se os 10% do desengate ainda estiverem pesados.

Na semana passada eu arrumei ânimo para desmontar o meu gravador de DVDs LG 4163B, que desenvolveu esse problema. Inicialmente eu lambuzei o mecanismo de abertura com graxa de silicone, mas isso só pareceu piorar a situação, porque girar as engrenagens com os dedos pareceu mais pesado e nada mudou quando remontei o drive. Daí resolvi limpar tudo com papel higiênico, tirando inclusive a graxa que já existia. Dava para sentir com os dedos que as peças plásticas estavam ainda com uma finíssima camada escorregadia e na montagem as engrenagens giravam mais facilmente. Decidi remontar assim mesmo e voilá: o drive está abrindo normalmente agora, com ou sem disco.

5 comentários:

  1. Mais uma vez obrigado pela dica. Assim que eu puder desligar meu server vou fazer a revisão no velho LG que está com este sintoma.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica. Este post vai me ajudar a resolver o problema no meu velho gravador de CD BenQ...

    Quando tem um disco dentro ele abre bem, mas quando não tem disco eu tenho que ficar apertando o "eject" varias vezes ate ele abrir.

    Acho que eu sou um de esses caras com "mãos pesadas", mas mesmo assim vou tentar consertar o meu drive.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9/4/08 14:45

    caralho q site bom da porra!!!!!! Não arredo mais o pé daqui.

    ResponderExcluir
  4. Uma outra dica util neste caso dos gravadores que não ejetam, seria a troca da correia pequena que fica na parte frontal do drive, ela com o tempo se estica ficando levemente solta, fazendo patinar o tracionador da bandeija justamente na hora que precisa de mais força e descolar a parte superior do motor de spindle

    1 retirar toda a lubrificação velha
    2 lubrificar com a nova somente o necessario
    3 revisar borracha se necessario trocar

    seguindo estes passos não existe LG e outros com negativa de eject

    ResponderExcluir
  5. Batata!

    Bastou trocar a correia de transmissão de meu Marantz DV6001, que ele voltou a funcionar como novo...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.