-->

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Cópias descaradas

Até o final de 2004, meus textos tinham pouquíssimas imagens e as que existiam nunca ganhavam uma marca d'água, como as que uso hoje. Isso mudou completamente no dia em que descobri que alguns textos meus tinham sido copiados de tal forma que só as cópias estavam aparecendo e meus originais estavam sendo suprimidos como "páginas semelhantes" pelo Google!

Ficou tão sério que havia gente honesta publicando cópias, mas dando crédito a quem havia me copiado.

Para tentar reduzir essas ocorrências, eu passei a incluir mais imagens nos meus textos e todas as imagens, claro, tiveram que ganhar marca d'agua evidente, porque senão até isso copiariam. É mais ou menos como o caso do carro com alarme: não impede o ladrão determinado de roubá-lo, mas este geralmente vai procurar um carro mais fácil.

Basicamente, isso foi culpa de um único indivíduo, que criou diversos sites e copiou meus textos para todos eles. Mandei e-mail para os webmasters de cada um dos sites (que eu sabia serem o(s) mesmo(s)), mas quando o e-mail não voltava por erro, era ignorado.

Daí eu escrevi esta página, denunciando as cópias, como nome endereço e telefone dos responsáveis.

Meses depois, aparentemente o webmaster encontrou minha página e enviou um pedido de desculpas que nem sequer li inteiramente, porque estva muito p*to com ele, e notei que alguns textos haviam sido mesmo removidos e que no lugar havia um link para meus originais.

Como estas:

Hoje, eu notei que o cara aparentemente mudou de idéia e várias (mas não todas) páginas voltaram, sem créditos a mim.

Como estas, sobre Autorun:
E estas, sobre o DeCSS:

No caso acima, o indivíduo quer ganhar dinheiro em cima do que eu escrevi (veja os anúncios nas páginas dele), mas há ainda o caso de quem quer simplesmente passar por "expert" copiando o texto dos outros.

A primeira ocorrência que encontrei disso foi de um post de um tal "Vanddame da Favela", publicado no fórumweb em outubro de 2004. Enviei um e-mail para um dos moderadores do fórum explicando o problema e este (o Goku) foi muito solícito e colocou imediatamente um link para meu original (eu não solicitei remoção), acrescentando que o usuário já havia sido advertido por copiar textos sem dar crédito ao autor. Meses depois eu vi que ele foi banido.

Hoje, eu descobri que o mesmo "Vanddame da Favela" publicou o mesmo texto meu, novamente como se fosse dele, em janeiro de 2005 no PCForum. Desse jeito, não é à toa que ele chegou ao status de "Expert PCForum". E não se trata de um adolescente. Ele [texto removido após pedido de desculpas do indivíduo em 15fev2009].

Editado: A administração do PCFórum é séria. Eles responderam minha reclamação em apenas 7 horas e o tópico já foi removido.

Gente, eu não estou querendo dizer com este post que estou numa cruzada contra as cópias, porque isso é perda de tempo, até mesmo porque cópias parciais como esta são difíceis de detectar e impossíveis de impedir. Eu quero apenas deixar claro o motivo de minha aparente obsessão por rotular as imagens que eu publico, com o nome do meu site.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vanddame_Da_Favela,

    O fato de você não saber que o texto era meu é de menor relevância. O fato é que o texto não era seu e nas duas ocorrências você publicou como se fosse seu. Você pode "compartilhar" à vontade, desde que cite a fonte.

    Quanto às informações pessoais: Quais? O site indicado não existe mais e não há como juntar o que estou dizendo aqui à sua pessoa. Além disso, se um dia houve alguma informação pessoal, ela foi colocada na internet por você mesmo. No meu texto, eu apenas falo do "Vanddame_Da_Favela", sem citar seu nome. Nunca citei.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.